Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
...
1 - O parâmetro quantidade da precipitação é muito dificil de quantificar em termos de previsão.
2 - A orografia da ilha tem um papel extraordinário na diferenciação das quantidades da precipitação...numa ilha relativamente pequena as quantidades de precipitação no Pico do Areeiro ou na Bica da Cana não têm nada a ver com os valores da precipitação na Ponta de S. Lourenço ou na ilha do Porto Santo.
3 - Nas condições actuais, a previsão das quantidades de precipitação, posteriormente registadas, era impossível de ser feita.
4 - O I.M. não faz alertas mas sim avisos Meteorológicos...se o fenómeno meteorológico extremo não afectar populações, não deixa de ser um fenómeno relevante. Compete à Protecção Civil, perante determinado aviso e tendo em conta determinados contextos fazer alertas à população.
5 - Dadas as circunstâncias, não acho justas as referências ou insinuações que são feitas ao I.M. ...

E assim se fala em bom Português...

Quanto ao que aí vem, ui, ui :
-se vier o que muitos dizem que vem , será invulgar, extremo, raro , este sábado de temporal de vento, histórico , não?
Ainda queda tempo para a montanha parir um rato .
Mas com tanto consenso para o pouco que já falta,
que horas vibrantes estão já em prespectiva .
Amanhã ( hoje) , novos reajustamentos dos modelos acalmam este frenesim?
Quantas vezes tal sucede ...
Mas aqui? Falta tão pouco...
Fevereiro que continuará louco?
 
E assim se fala em bom Português...

Quanto ao que aí vem, ui, ui :

Sr. nimboestrato Mas que "ui, ui" esta run (gfs)! Voltou a cavar e bastante a depressão para os 970 hpa!


untitled.jpg



untitled1.jpg


Sem alarmismos mas é uma situação que começa a preocupar! Mas ainda estamos a uma distância confortavel! Tudo poderá mudar ainda!
 
As saídas das 00z pioraram as coisas, depressão cavada e novamente mais próxima do continente no GFS, começando a cavar logo na zona da Madeira.
 
Bons dias,

previsão do IM para Sábado:

Previsão para Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados
de queda de granizo e trovoada.

Queda de neve acima dos 1000 metros até ao início da manhã.
Vento forte a muito forte (45 a 70 km/h) de sueste com rajadas da ordem dos 100 km/h no litoral e 130 km/h nas terras altas.
Subida de temperatura em especial da mínima.

METEOROLOGISTAS: Ilda Simões/Madalena Rodrigues

Actualizado a 24 de Fevereiro de 2010 às 6:25 UTC

Fonte: http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/


Esta última run ( GFS) volta a cavar a depressão..a acompanhar..
 
O perigo desta situação é que não se trata de uma depressão mais " normal" de Inverno ,daquelas que cruzam por vezes o nosso território de Oeste para Leste com cavamentos no atlântico norte e que passam mais frequentemente a NW de nós com as respectivas frentes associadas a atravessar Portugal...mas sim uma depressão com origem tropical portanto com elevada carga de humidade e calor...e depois com aquele cavamento à medida que se desloca na nossa direcção...:unsure:
 
O meteorologista que está hoje na RTP1 aconselhou que as pessoas se mantenham atentas aos avisos do IM, pois poderia ocorrer um evento severo no fim de semana.

Não compreendo as críticas feitas recentemente ao IM. O que se passou na Madeira foi absolutamente surpreendente, nenhum de nós aqui previu nada de relevante, e se forem ver o seguimento dessa noite, o clima era de tranquilidade, e até já de desmobilização face ao que parecia um "fiasco". Agora querem que lancem um alerta com quase 100 horas de distância? Nem os furacões têm alertas com tanta antecedência. E já começaram a deixar pistas na televisão, acho que estão a proceder bem.

Quanto à depressão, em relação às saídas de ontem às 12z, tiraram um pouco de cavamento mas aproximaram-na da costa. A precipitação não deverá ser muito relevante, deverá ser mais um evento de vento muito forte. Segundo as últimas runs, o vento médio durante algumas (poucas) horas poderia rondar os 90 km/h (GFS, tabelas Meteopt) ou os 70 km/h (ECM, Foreca) na zona de Lisboa. Acho que nas próximas runs vai continuar a variação: ou afasta e cava mais, ou a aproxima menos cavada. Portanto, na minha opinião, a velocidade dos ventos prevista não deverá ser muito alterada.
Depois na hora h, podemos verificar que os modelos falharam, o que não seria de surpreender, face à sua dificuldade em modelar este tipo de situações. Não será a 48h, nem a 24h, será só quando acontecer que vamos ter a confirmação da severidade do acontecimento.
 
O que tenho notado é que a precipitação mais intensa passa cada vez mais afastada de Portugal e da Madeira, e a unica coisa que poderá ser mais preocupante no Sábado é o vento e ondulação que aí poderá ser severa, porque em relação a chuva será pouca a que nos atingirá e no sul duvido que chova no Sábado !!
 
Nova actualização GFS , a situação continua preocupante...sobertudo ao nivel de ventos... mas que "bicho"....:shocking:


airpressure.png


Já não sei o que diga, não me lembro de algo semelhante num passado recente...:huh:

vamos aguardar calmamente pelas actualizações de outros modelos, ainda nada está completamente definido..:unsure: Embora faltem apenas 3 dias....
 
Mas nesta run o GFS dominuiu a precipitação no seu núcleo e bem como os ventos associados !!

Na minha opinião identica a outras tempestades que já tivemos este ano e esta até terá muito menos precipitação ....

Mau Mau ... era se o seu centro atingisse Portugal dado que esta tem caracteristicas algo tropicais com a p+recipitação muito proxima do núcleo e como o núcleo passa a alguns 200 km de Portugal não existe qualquer problema ...

Um dia normal de Inverno com ondulação e vento particularmente intensos mas de curta duração !!
 
Quanto à Madeira, os ventos fortes não vêm ajudar em nada nesta fase de reconstrução e limpeza. Se a precipitação pode felizmente não ser muita, o vento poderá ser muito intenso.

Deixo novamente uma nota, isto é uma previsão ainda a muitas horas, mas é uma tendência que se tem mantido e é seguida pelos principais modelos. Chegou a altura de alguma forma alertar os Madeirenses e não só.

Vento médio a 10 metros:

gfspiv10m069.png


Vento médio a 1300 metros:

gfspiv850069.png