Boas Tardes, muito provavelmente já muitos de voçes viram esta noticia, no entanto, aqui vai:
""Tenho a convicção de que a Madeira pode voltar a sofrer algo muito semelhante [ao aluvião], entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado", explica ao telefone o meteorologista Anthímio de Azevedo. Isto porque, explica, há uma mancha nebulosa a caminho da Madeira. O fenómeno atmosférico, composto por nuvens denominadas cúmulos-nimbos que carregam água e podem ter até 12 quilómetros de altura, tem características parecidas às do temporal que atingiu o arquipélago no fim-de-semana passado.
"Pelas imagens de satélite que estou a observar, posso dizer que já se formou um sistema nebuloso idêntico ao do sábado passado", acrescenta. O campo de nuvens é mais pequeno mas tem "cerca de três quartos" do tamanho do que provocou o temporal que atingiu a ilha atlântica, provocando a morte a pelo menos 42 pessoas e causando numerosos estragos.
Mesmo assim, a área ocupada pela mancha é "muito maior" que a superfície ocupada pela Madeira. Ainda faltam mais de 72 horas, mas Anthímio de Azevedo, decano das previsões meteorológicas na RTP, afirma que "o razoável, nesta altura, é dizer que pode acontecer. Outra coisa é dizer que vai acontecer. Ninguém pode garantir isso".
Para fazer as suas previsões, o profissional do tempo - já reformado - recorre a informações de cinco satélites geostacionários disponibilizadas pela Universidade de Dundee (Escócia). Também estuda os dados dos NOAA 17 e NOAA 19, dois satélites de baixa resolução norte-americanos. "A fiabilidade dos geoestacionários é grande, mas a nitidez dos NOAA é quase violenta", garante. O cientista admite que a mancha pode desviar-se, mas a probabilidade de que atinja o arquipélago é, no melhor dos cenários, "relativamente grande". O alerta partiu do Instituto de Meteorologia (IM), e por isso o antigo colaborador da RTP assume que "está levantado o alerta vermelho".
A realidade é outra. Humberto Gomes, da Protecção Civil da Madeira, confirma ao i que não receberam "qualquer aviso" nesse sentido e que não estão a adoptar precauções suplementares. O site do IM prognostica chuva moderada para sexta-feira e aguaceiros para sábado, mas uma funcionária do instituto traça um cenário algo mais negro para dia 26: "Muito nublado, com chuvas ou aguaceiros e ventos fortes acompanhados de trovoadas".
O meteorologista Manuel Costa Alves reconhece que há "campos de precipitação com chuva significativa" a caminho da Madeira, mas aconselha prudência. A perturbação pode mudar de direcção, passar a 100 ou 200 quilómetros da ilha, e considera "prematuro" fazer uma avaliação, porque ainda deverá ser afinada "nas próximas horas".
O ex-director do IM evita divergir das previsões oficiais e pede para não "criar alarme". Por outro lado, concorda em que o risco de chuva forte "é grande" e diz que seria imprudente "afastar qualquer hipótese". A avaliação definitiva será feita amanhã, ou seja, 24 horas antes da chegada prevista do "campo de precipitações". "
in ionline - (http://www.ionline.pt/conteudo/4818...algo-muito-semelhante-daqui-dois-dias---video)