Olá a todos,
Estamos com dias alucinantes em termos meteorológicos e eu sem tempo para os modelos
.
Mas bem, esta tem sido uma semana interessantissima, meteorológicamente falando, com chuva, vento, trovoada e outros eventos ainda por confirmar, caso dos possíveis tornados. Já repararam na quantidade de ocorrências de supostos tornados relatadas esta semana? Uma coisa é certa, se não chegou à categoria de tornado, estes épisodios criaram, no mínimo, estragos consideráveis nos locais relatados.
Esta foi uma introdução apenas para lembrar que esta tem sido uma semana difícil para Portugal, começando com a tragédia na Madeira e estendendo-se ao continente ao longo da semana (para os amantes da meteorologia seria algo extraordinário não fossem as vítimas e os estragos, mas essa questão já foi cá debatida no fórum).
Muitas das situações foram surpresas para mim, pois como disse não tenho tido possibilidade de acompanhar os modelos e a sua evolução.
Por não ter acompanhado a evolução dos modelos fico sem grandes possibilidades de comentar o que virá (o que associado aos meus parcos conhecimentos seria desastroso). Porém, as agências meteorológicas espanholas não conseguem esconder um certo "nervosismo" com a possibilidade de acontecer algo que venha a provocar danos.
De uma forma rápida as temperaturas farão toda a diferença, reparem que a iso 0 e a +8 vão estar muito próximas, em especial frente à costa portuguesa. Esta depressão parece ser ainda alimentada pelas temperaturas altas a serem empurradas de África. Não parece ser uma situação muito comum esta, em especial nesta altura do ano, mas a memória meteorológica prega-nos muitas partidas.
Dentro em breve começa o nowcasting. Vamos lá ver de que forma fecha esta semana...