Eu partilho da mesma opinião que tu, lembro me perfeitamente á umas semanas darem vagas de 5 metros, no entanto não havia vento, o que me fazia ainda mais espécie, agarrei em mim fui ver, fui ate á serra, e ao cabo, e estava um lindo dia de sol com o mar chão com uma vaga morta de 1 m a 2.. E por causa disso não pus o barco dentro de agua para ir apanhar umas Douradas ao cabo
Ola Nuno, olha eu como surfista estou sempre atento ás ondulacoes, pois dizem-me respeito e entao vou tentar te elucidar de alguns promenores...
O facto de ter dado previsao de ondas na ordem dos 5 metros, e tu teres ido verificar ao cabo e so veres ondas de 1 a 2 metros, nao quer dizer que realmente o swell nao estivesse efectivaente de 5 metros.
O que acontece e muita gente nao sabe, é que muito mais que o tamanho do sweel, o que mais conta é a direccao do mesmo...
Vou dar um exemplo para tentar explicar melhor...
Se for dado uma previsao de ondas de 5 metros para a costa portuguesa (mais propriamente zona centro entre peniche e cabo espichel) e se essa mesma previsao for de ondas de 5 metros mas de swell de noroeste, entao por exmeplo irá dar na praia grande ondas de 3,5 metros e no espichel ondas de 1,5 metros
Mas se o alerta for dado com o mesmo tamanho de onda, 5 metros mas o swell for de Oeste, a coisa muda completamente de figura, e entao veras ondas no espichel com cerca de 4 metros e na praia grande ondas com 2,5 metros.
Conclusao...
A altura de mar conta, mas muito importante, a direccao do swell, pois nao podemos esquecer que a costa portuguesa esta voltada a Oeste/Noroeste e é ai que o swell incide directo.
Só mais um exmplo, em carcavelos de verao na dá ondas... PK ? Simples, porque os swell's de verao sao em 99% dos casos de N/NO e entao como a praia de carcavelos esta voltada a O/SO e ainda por cima protegido pelo cabo raso e da roca, faz com que a onda nao entre em carcavelos.
Esqueci-me de referir de que não é necessario termos ventos fortes nem tempestades em portugal para termos por exemplo ondas de 4 metros, basta para isso que haja uma grande tempestade no mar do norte, que passado uns 2 a 3 dias iremos ver as ondas dessa tempestade a chegar a costa portuguesa, ou ate mesmo em periodo de verao um furacao traçar uma trajectoria procima dos açores, como foi o caso do gordon, que deu ondas passado 2 dias em portugal de 3 metros em pleno setempro com um lindo dia de sol e com 36 graus...
Espero ter ajudado, abraço