Sou novo nisto mas gosto muito de meteorologia e quero aprender mais com todos vocês que sabem mais do que eu.
digam-me uma coisa: O anticiclone quando está perto de nós, favorece a entrada de ar frio e vagas de frio ou não tem nada a ver ??
Os anticiclones são grandes transportadores de calor (atenção em termodinâmica, calor é o mesmo que frio, frio por definição é uma sensação, não uma propriedade).
As depressões são, regra geral menores em dimensão, mas trazem consigo inestabilidade.
Não se pode afirmar que quando o anticiclone está perto de nós, que logicamente só poderá haver frio, e que no Verão significaria calor. Tudo é relativo, mas neste caso até nos podemos resumir a factos concretos, de forma que, para responder à pergunta temos de falar de circulação de massas de ar, a sua origem e características.
Nos anticiclones, a circulação do ar faz-se no sentido dos ponteiros do relógio, para sabermos a proveniência das massas de ar temos de imaginar estas percorrendo as isolinhas (isóbaras), desta forma sabemos a sua origem, a sua orientação e da maior ou menor proximidade das isobaras (gradiente de pressão), sabemos a intensidade média do vento (abstraindo-nos de fenómenos locais). Nas depressões o sentido de deslocação do ar é contrário ao sentido dos ponteiros do relógio.
Mas regra geral, se a massa de ar provém do continente é seca, se vem do oceano é humida, se vem da latitudes mais a norte é mais fria. No Inverno, a massa de ar continental é fria e a oceanica é amena, enquanto que no Verão a massa continental é quente (mais quente ainda se vier do interior da peninsula ou do norte de África), e se vier do oceano será refrescante e causadora de alguma inestabilidade (se houver condições).