Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Com este tipo de circulação atlântica não acredito em cotas tão baixas, vai nevar sim, mas nas terras altas ! Não arrisco cotas, mas tenho practicamente a certeza absoluta que não neva á cota 400 m nem sequer água neve...Agora não é de descartar no ar frio pós frontal uma ou outra célula mais vigorosa que deixe granizo , isso sim acredito!

Em situações normais seria quase impossível nevar a essas cotas com ar frio marítimo tanto tempo sobre o oceano, mas como ainda agora escrevi no tópico de Análise, parece-me que se trata de uma situação um pouco mais rara com uma grande massa de ar bastante frio a ser transportada do Canadá/ Gronelândia (que está com temperaturas muito baixas actualmente) para aqui. Mas é possível que os modelos estejam a sobreavaliar o frio. Por instinto diria 400/600 metros no norte apesar dos modelos apontarem menos, logo veremos pois ainda faltam muitas horas e a conjugação das peças pode perfeitamente mudar.

x-7.gif

Ja tive a ver vários sites e a maioria confirma as baixas cotas de neve para terça feira, pode não nevar a cota 0 mas se for como na sexta feira passada n me importo. é sem duvida o inverno mais frio dos ultimos tempos, espero que seja um bom pressagio para o verão

Bem, a precipitação já não nos a tiram:rain:
Agora tudo depende do frio, que nos poderá neve
a cotas baixas (300 / 400 m no Norte e Centro)
ou os modelos poderao tira-lo todo e só nevará
nos sítios habituais.
Resta-no esperar.

Ja tive a ver vários sites e a maioria confirma as baixas cotas de neve para terça feira, pode não nevar a cota 0 mas se for como na sexta feira passada n me importo. é sem duvida o inverno mais frio dos ultimos tempos, espero que seja um bom pressagio para o verão

Eu espero que venha um Verão moderadamente quente com água a 26ºC no sotavento algarvio e muitos dias de levante (vento de leste), já que o último verão foi péssimo, nortada quase todos os dias e água fria... e que depois venha um Outono à moda antiga, quente e com muita chuva e trovoada...

Vince,

Com essa quantidade de precipitação, frio e claro se o modelos se confirmarem será uma situação de extremo perigo?

Todos vimos o que aconteceu quando nevou asemana passada. A Protecção Civil viu-se grega, mas a precitação não foi tanta assim. Foi só um dia e não houve vento.

Quero saber o quanto é catastrófico esse evento que se aproxima, confirmando-se os modelos.

:(

Dadas as informações que os modelos nos transmitem, na minha opinião vamos ter uma situação muito parecida à da semana passada, mas com uma ou outra diferença, que neste caso será o vento.

------

Desculpem o Off-Topic, mas à medida que vou lendo este tópico, todos os dias, e vejo que a situação não é "normal" e que podem a vir ocorrer alguns fenómenos em sítios menos habituais (neve e isso) fico com BASTANTE pena de não ter estação para registar esses dados todos... :sad:

A questão é que se se confirmar todo o frio e as cotas andarem tão baixas então devido á quantidade de precipitação prevista iremos ver grandes nevões ( muito mais do que na passada entrada fria de 5/11 Janeiro, pois existe muito mais precipitação) grandes acumulações, bloqueio de estradas e Aldeias/Vilas e com o caos instalado.Mas não me parece que seja algo " catastrófico"..... de qualquer modo convém lembrar que a natureza é imprevisível e a real dimensão do evento só se poderá saber através do acompanhamento da situação á medida que ela vai ocorrendo...

Sendo assima proteção civil já deveria disponibilizar limpa neves ao menos para as cidades com 300m de altitude. Pelo menos a partir de segunda-feira.

Vince,

Com essa quantidade de precipitação, frio e claro se o modelos se confirmarem será uma situação de extremo perigo?

Todos vimos o que aconteceu quando nevou asemana passada. A Protecção Civil viu-se grega, mas a precitação não foi tanta assim. Foi só um dia e não houve vento.

Quero saber o quanto é catastrófico esse evento que se aproxima, confirmando-se os modelos.

A questão é que se se confirmar todo o frio e as cotas andarem tão baixas então devido á quantidade de precipitação prevista iremos ver grandes nevões ( muito mais do que na passada entrada fria de 5/11 Janeiro, pois existe muito mais precipitação) grandes acumulações, bloqueio de estradas e Aldeias/Vilas e com o caos instalado.Mas não me parece que seja algo " catastrófico"..... de qualquer modo convém lembrar que a natureza é imprevisível e a real dimensão do evento só se poderá saber através do acompanhamento da situação á medida que ela vai ocorrendo...

Sendo assima proteção civil já deveria disponibilizar limpa neves ao menos para as cidades com 300m de altitude. Pelo menos a partir de segunda-feira.

OFF topic:

Pois é mas neste País é tudo feito á ultima da hora...prefere-se remediar na altura do que prevenir com antecedência, veja-se o que aconteceu no IP4 com os automobilistas retidos e chegou-se ao cúmulo de um limpa neves ter que vir de Espanha...:disgust: Investe-se em tanta coisa desnecessária e nas coisas importante quase nada....:disgust:

Se virem o GFS, o frio só chegaria depois de uma frente na 2ªfeira onde poderia cair bastante precipitação acima dos 1000m com a frente, pelo que o maior frio não coincide com a altura de maior precipitação mas sim com o pós frontal com cotas bastante baixas. A diferença em relação a outras situações é que parece haver alguma precipitação generalizada mesmo com o frio mas as quantidades parecem ser baixas.

gfs_pi_prec_078.png

gfs_pi_t2mv_078.png

Na 5ªfeira chegaria outra frente e aí já não haveria frio nenhum. Não vejo nada de catastrófico na situação, apenas as precauções do costume, quer das entidades, w também das pessoas. Penso que situações como a anterior de frio instalado durante muitos dias e formação de gelo é pior do que isto para as populações.

isto pode ser anormal por nevar a cotas tão baixas, mas todos os anos o ip4 tem neve e é sempre o caos e não é so lá a serra da estrela só tem 1994 metros e se neva mais a estrada é cortada, mas por essa europa fora há estâncias mais altas e raramente ficam bloqueadas