Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

GFS RUN 2009-01-18 12Z

Output do meteopt.com de alguns locais. Isto está cada vez melhor :p

tempif1.jpg

parece que temos cotas de neve de menos de 300 metros por bastantes horas em Braga - por aqui será similar.:w00t:

Pessoal o IM acabou de actualizar os alertas para amanhã. Quando forem ao site, não se esqueçam de clicar no separador "Amanhã", por cima de "Avisos". ;)

Cota 600m nos avisos? Não me digam que vão cometer novamente o mesmo erro :disgust:

Erro erro é cotas de 200 metros com esta situação/circulação marítima ....600 metros já me parece mais razoável....

Erro erro é cotas de 200 metros com esta situação/circulação marítima ....600 metros já me parece mais razoável....

Tenho algumas dúvidas em cota de 200m, mas não é impossível lá por ser marítima..
Não vás por aí.. ;)
Lembra-te de 1 Dezembro que nevou em cotas certamente abaixo dos 600m.. Aliás, nesse dia até pus aqui as imagens de alguma neve que apanhei a cair na Serra de Sintra, aqui bem mais a Sul.. e nem a 500m.. E era uma entrada bem marítima como esta, e ainda nem no Inverno estávamos..
Portanto, apesar de também ser cauteloso com cotas tão baixas, também acho que não devias descartar assim logo à partida só por ser entrada marítima..
:)

Os avisos vão sendo actualizados, mas mais uma vez existe um discordância entre os avisos e a previsão descritiva...:unsure:

"Previsão para 3ª Feira, 20 de Janeiro de 2009

Períodos de céu muito nublado.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando temporariamente
forte (35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas.
Aguaceiros, que serão de neve acima dos 400 metros, subindo a cota
para 700 metros ao longo do dia.
Possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Descida acentuada de temperatura.

Fonte : IM

Vão lá dizer aos da protecção civil que é só acima dos 600m que depois vemos o drama que vai ser...depois já vão ter essa desculpa não estavam preparados porque tinham a informação que não nevaria abaixo dos 600m :disgust: sempre a mesma historia :angry: 200m sem qualquer dificuldade ;) pode é não acumular devido a essa entrada ser marítima mas se acumular eu é que não me vou surpreender :)

GFS RUN 2009-01-18 12Z

Output do meteopt.com de alguns locais. Isto está cada vez melhor :p

tempif1.jpg

Eu já sei que te explicaste em relação aos locais dos outputs meteopt.com , mas vê-lá se consegues esticar um bocadito mais o esforço e acrescentas ai alguma cidade do interior alentejano, Portalegre ou mesmo Elvas! :D :thumbsup: