Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Tive a ver no windguro e o vento no litoral Centro/sul ronda entre os 60 e os 75km/h vento constante não é rajadas :shocking: isto baseado na run das 12 do GFS Isto é bem mais real

Tive a ver no windguro e o vento no litoral Centro/sul ronda entre os 60 e os 75km/h vento constante não é rajadas :shocking: isto baseado na run das 12 do GFS Isto é bem mais real

Na Costa Sul do Algarve as ondas variam entre os 6 a 7 metros durante o dia de domingo:D, quanto ao vento tens toda a razão Miguel, para aqui a zona Faro/Olhão mete ventos na ordem dos 74 km/h o que faz supor que podemos ter rajadas a rondar os 120 a 130 km/h.

Boa tarde ...
Tudo bem disposto? :D

Bem tenho uma dúvida ... olhando para os modelos surgiu-me uma dúvida !!
O IM preve para Sexta Periodos de chuva passando a aguaceiros por vezes forte a norte do Cabo Carvoeiro para o final do dia...
Olhando á analise de precipitação e ventos ve-se que os modelos até meio da tarde sopram de sul ... virando depois para Noroeste.
Teoricamente a frente passará com os ventos de Sul!!
Mas é quando os ventos viram para Noroeste que vejo alguma ou a maioria da precipitação ...

Ou seja parece-me que a frente trará periodos de chuva fraca e apenas depois de passar quando surgirá a actividade convectiva que chegará o grosso da precipitação isto já com os ventos de Noroeste ....

Fiz a análise mal ??

Olhando para os modelos ... pode-se observar que a chuva practicamente vai cair toda á noite ... o que vai de acordo com aquilo que o meteorologista disse na RTP1 hoje no Bom dia Portugal !!

Além disse parece-me que a maior parte da precipitação vai acontecer no final do dia Sexta e Madrugada de Domingo, sendo que no dia Sábado e a partir da tarde de Domingo essa chuva será muito pouca e convectiva !!

Depois disso ainda está tudo muito incerto !!

Analisei mal ??
Se faz favor se não concordam ... digam, não fiquem irritados e contra argumentem justificando porque não concordam e não ofendam !!:D

Isso já eu tinha alertado ontem :D imagina no norte ?? 100 km/h bem sustentados.

O site freemeteo preve para aqui ... apenas 52 mm até Terça ... o que para mim não é nada de especial mas se considerarmos que em 4 meses choveu cerca de 130 mm, posso considerar que vai chover metade !!

Mas já foi previsto muito mais do que o é agora !!

sóde olhar ara esta imagem fico com medo:(
prc.gif

Olhando para os modelos ... pode-se observar que a chuva practicamente vai cair toda á noite ... o que vai de acordo com aquilo que o meteorologista disse na RTP1 hoje no Bom dia Portugal !!

Além disse parece-me que a maior parte da precipitação vai acontecer no final do dia Sexta e Madrugada de Domingo, sendo que no dia Sábado e a partir da tarde de Domingo essa chuva será muito pouca e convectiva !!

Depois disso ainda está tudo muito incerto !!

Analisei mal ??
Se faz favor se não concordam ... digam, não fiquem irritados e contra argumentem justificando porque não concordam e não ofendam !!:D

Boa análise!:thumbsup:

Mas olha que no dia de sábado está prevista pelas 21 horas bastante precipitação em especial centro e sul:

6hrprecipiy2.png

referes-te ao dia de sábado ou ao sábado de dia?:lmao:

Godzila, para que os leigos como eu, possam entender um pouco melhor a tua observação, posso pedir-te que faças um edit ao teu post e coloques a respectiva legenda ? ;)

Obrigado:thumbsup:

Basicamente quanto mais vermelho, mais chuva prevista !!

Já agora é apenas impressão ou o centro da depressão cada vez está mais a tomar a tendencia para atravessa o Norte de Portugal e o Norte de Espnha em vez de rumar em direcção ao sul de Portugal e Espanha !!:huh:

Pelo menos é o que mostra as cartas das 12h do ECMWF !!

http://www.netweather.tv/index.cgi?action=ecm;sess=

O ECMWF segue a tendencia do GFS e coloca uma depressão a Oeste de Portugal de hoje a 8 dias !!

Domingo trovoada :w00t:...

cape_09020112_2806.gif

... como se pode ver em baixo, o Domingo continua a dar cartas...

prec__panel2__2812.gif

... uma vez mais, Domingo continua a ser o melhor dia. A depressão passados mesmo em cima de dia 1 para dia 2.

slpw__panel2__2812.gif

Precipitação acumulada no dia 1 de Fevereiro. Parece que vou ter festa :w00t::w00t:

ion-iDATADB1AA6B14FAC64C9F7BDB87-9.jpg

Por agora, penso que se pode dizer... a Dina Promete!!