Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Tenho estado calado .. mas tenho reparado que o padrão atmosférico ou o comportamento atmosférico parece estar a querer mudar colocando depressões em altitude ou não ... proximo da costa provocando uma corrente de Oeste e consequente diminuição das temperaturas.
Em termos de precipitação dependerá de que forma estará proximo da nossa costa e se a sua expressão em terra será á superficie ou em altitude.

Tal comportamento está exactamente de acordo com as previsões sazonais de todos os modelos que tenho consultado que apontam Julho e Agosto mais fresco e mais chuvoso do que é normal !!

... provocando uma corrente de Oeste e consequente diminuição das temperaturas...

Tal comportamento está exactamente de acordo com as previsões sazonais de todos os modelos que tenho consultado que apontam Julho e Agosto mais fresco e mais chuvoso do que é normal !!

Ao olhar para os vários modelos de previsão para a Europa
para os próximos dias ,
há uma coisa que salta desde logo à vista desarmada:
-Um super A em toda a Escandinávia ( centrado a norte desta)
que provocará um imenso e consistente Leste , de Moscovo a Londres.
Tanto Leste naquelas regiões tão sententrionais ,
tem que ser compensado , reposto .
Ou seja : tem que haver Oestes em latitudes mais a sul .
Será concerteza mais fácil modelar o A escandinavo do que as consequências deste anormal comportamento atmosférico em latitudes tão elevadas , nesta altura do ano para as regiões mais a sul.

Daí as discrepâncias para tão poucas horas entre o ECMWF

ecmc.png
[/URL][/IMG]

e o

gfs.png
[/URL][/IMG]

O próximo fim de semana continua a ser uma incógnita...
O GFS carrega-nos com precipitações quase generalizadas.
O Europeu indica de novo algum Verão consistente.
Amanhã , já amanhã tudo pode mudar...

E oh Aurélio, precisamente por que amanhã tudo já pode ser algo diferente,
é que acredito pouco nessa coisa do sazonal.
São feitios...

As discrepâncias existem,

55405430.gif

mas partindo do actual bloqueio em Ómega os modelos convergem para a formação de uma depressão nos Açores daqui a uns dias, que é cavada com alguma intensidade algures a oeste/noroeste de Portugal.

GFS

20803936.gif

Comparativo Modelos (72-144 horas)

Em termos gerais a coisa é mais ou menos esta e há semelhanças entre todos, depois o diabo está nos pormenores, intensidade e de quanto próxima vai estar de nós, com o GFS a trazer-nos uma frente no Domingo, nos outros parece tudo demasiado afastado, demasiado a noroeste.

72.gif

96-1.gif

120.gif

144.gif

As discrepâncias existem,

55405430.gif

mas partindo do actual bloqueio em Ómega os modelos convergem para a formação de uma depressão nos Açores daqui a uns dias, que é cavada com alguma intensidade algures a oeste/noroeste de Portugal.

GFS

20803936.gif

Comparativo Modelos (72-144 horas)

Em termos gerais a coisa é mais ou menos esta e há semelhanças entre todos, depois o diabo está nos pormenores, intensidade e de quanto próxima vai estar de nós, com o GFS a trazer-nos uma frente no Domingo, nos outros parece tudo demasiado afastado, demasiado a noroeste.

72.gif

96-1.gif

120.gif

144.gif

A persistência de um Anticiclone na Região Gronelândia/ Islândia, é uma indicação que, apesar de estarmos em finais de Junho, princípio de Julho e em pleno Verão, possamos ter superfícies frontais a afectar Portugal Continental...embora, dum modo geral, com fraca actividade, devido à época do ano.

Pronto o resto dos dias de Junho vão ser amenos com alguma precipitação nos últimos dias...depois o inicio de Julho está com uma tendência para ser muito quente a partir do dia 4 mas veremos porque falta muito tempo ainda.

Precisamente ... mas a mim e de acordo com aquilo que costuma acontecer nesta altura do ano ... essas depressões geralmente ficam a Noroeste, afectando o Norte e Centro com precipitações fracas no litoral !!

Este facto é perfeitamente natural, mais do que se pensa nesta altura do ano !! ;)

Pronto o resto dos dias de Junho vão amenos com alguma precipitação nos últimos dias...depois o inicio de Julho está com uma tendência para ser muito quente a partir do dia 4 mas veremos porque falta muito tempo ainda.

Pois Miguel:), mas com estas ultimas saidas das 12, o fresco no litoral oeste se vai manter:D:D:p.

... essas depressões geralmente ficam a Noroeste, afectando o Norte e Centro com precipitações fracas no litoral !!

Concordo. Ou temos uma depressão bem isolada mais a sul capaz de fazer grande estardalhaço com os contrastes térmicos, ou temos estas demasiado a noroeste que acabam por ser insossas. Mas aguardemos pelas saídas dos próximos dias, embora a coisa pareça não querer fugir muito disto.

Concordo. Ou temos uma depressão bem isolada mais a sul capaz de fazer grande estardalhaço com os contrastes térmicos, ou temos estas demasiado a noroeste que acabam por ser insossas. Mas aguardemos pelas saídas dos próximos dias, embora a coisa pareça não querer fugir muito disto.

Insossas - tenho que juntar essa palavra ao meu dicionário !!!:lmao::lmao::huh:

PS: Desculpem o Off-Topic

Os modelos do GFS para amanhã às 8:00h, referentes à precipitação e temperatura:
_precipitação:
gfs218.png

Precipitação apenas a afectar a zona de Chaves, que nem sequer chega a Vila Real.
A chuva não quer nada comigo:disgust:, o que me vale é que para Quinta a chuvita já cá canta!;)

_temperatura:
gfs118.png

Temperaturas em geral amenas no Sul:hehe:, mas mais fresquitas no Minho, Litoral e Interior Norte e Centro.

11i0d48.jpg

A previsão do IM parece-me demasiado optimista em relação à precipitação para amanhã! Conhecendo Trás os Montes como conheço e sabendo do bloqueio do sistema Galaico-Duriense, mais me parece que não caírá uma única pinga! :)
O costume!:lmao: