Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

Realmente muito estranho, ECM e GFS continuam inalteráveis, cada um na sua, ou seja uma divergência completa a apenas 4 dias de distância, não é normal... o ECM continua a prever que a depressão de sexta prossiga para leste, associando a sua circulação à do anticiclone a norte e promovendo a chegada da entrada fria de leste/nordeste ao fim do dia de Domingo; no caso do GFS a dita depressão nem sequer chega a entrar na PI , desvanecendo-se no sábado junto à costa, mas ainda causando precipitação ao longo do FS. Bem, mas ambos prevêem alguma precipitação, especialmente sábado... ainda espero ver nevar qualquer coisa na Estrela...

Realmente muito estranho, ECM e GFS continuam inalteráveis, cada um na sua, ou seja uma divergência completa a apenas 4 dias de distância, não é normal... o ECM continua a prever que a depressão de sexta prossiga para leste, associando a sua circulação à do anticiclone a norte e promovendo a chegada da entrada fria de leste/nordeste ao fim do dia de Domingo; no caso do GFS a dita depressão nem sequer chega a entrar na PI , desvanecendo-se no sábado junto à costa, mas ainda causando precipitação ao longo do FS. Bem, mas ambos prevêem alguma precipitação, especialmente sábado... ainda espero ver nevar qualquer coisa na Estrela...

O GFS anda aos saltos entre o 8 e 80..

Mas dá-me ideia que hoje o ECMWF recuou um nadinha, não muito, mantém a entrada, mas menos intensa.. Parece-me.. E outros modelos também me parece que recuaram ligeiramente.

Parece-me que no fim será o esperado, entrada fria e seca, mas não tão fria como prevista inicialmente..

Bom dia ... tem sido dificil arranjar tempo para isto :mad:

Bem em relação aos modelos ambos indica-nos que a temporadas dos dias de chuva quase consecutiva deverá terminar agora no proximo fim de semana ... e talvez ainda um cheirinho na Terça findando nessa altura o fim do Inverno no que ás suas caracteristicas diz respeito.

Assim a partir do meio da proxima semana espera-se que tenhamos estabilidade e subida da temperatura de forma gradual ... isto no que diz respeito á observação dos modelos e depois logo se verá !!

beijinhos ás miudas do Forum e um abraço aos rapazes,
Fiquem bem ....

Mas dá-me ideia que hoje o ECMWF recuou um nadinha, não muito, mantém a entrada, mas menos intensa.. Parece-me.. E outros modelos também me parece que recuaram ligeiramente.

Parece-me que no fim será o esperado, entrada fria e seca, mas não tão fria como prevista inicialmente..

O ECMWF pode ter recuado, muito pouco, colocou a depressão em altitude uns km para leste. Mas o único recuo é esse, em consequência tira precipitação, o frio matém-se, dado que nos mantemos do lado oeste da mesma depressão a levar com nordestes. Mantém-se a -6 a 850 hpa durante umas horas, e a iso 0 em todo o país, agora é mantida até ao fim da modelação (240h).

O GFS mantém-se na sua. Continua a hipótese de acertar, a diferença não é a depressão de Sexta, que modela igual ao ECMWF, mas a depressão da Terra Nova que empurra a dorsal açoriana para uma posição demasiado próxima.

EDIT:O GFS mantém-se na sua. Continua a hipótese de acertar, a diferença não é a depressão de Sexta, que modela igual ao ECMWF, mas depois desaparece estranhamente no Sábado, mas também a depressão da Terra Nova que empurra a dorsal açoriana para uma posição demasiado próxima.

Cito algo que disse em Novembro,

Pois eu estou optimista. Neste tipo de situações, mais atípicas e com alguma convectividade, os modelos costumam prever menos precipitação do que aquela que acaba por ocorrer. A run operacional do GFS continua muito instável, alternando no Alentejo entre quase nada, 5 mm, e o bem bom, mais de 50 mm. Como eu dizia ontem, e hoje mantém-se, a run paralela, que teoricamente é mais evoluída que a operacional, tem estado muito coerente, com boas quantidades para o vale do Tejo e Alentejo, e mesmo o Algarve poderia ter alguma coisa. Depois, já muito para a frente, é possível a formação de uma cut-off, que pode afectar a Madeira e o continente, mas ainda falta muito tempo.

aqui

http://www.meteopt.com/forum/seguim...delos-novembro-2009-a-3867-18.html#post174245

Quando ainda havia seca no sul, foi modelada uma depressão que deixaria cerca de 50 mm por onde passasse. Os modelos quase todos deixavam o Alentejo e o Algarve de fora. Havia um, a run paralela do GFS que não, punha a precipitação em força no Alentejo, até mais que no norte. Falhou, e muito. Contra todos. Conclusão, a run paralela não é fiável. Dias depois a run paralela foi promovida a run operacional e o GFS deixou de funcionar. Erra em quase tudo, está instável, e cometeu o erro histórico de 48h antes, meter a Xynthia a entrar por Lisboa com 990 mb, depois de a ter modelado durante vários dias razoavelmente bem.

Agora foram os ensembles. Há já cerca de 3 meses que tem havido um diagrama de ensembles operacional e outro paralelo. O operacional, como nós conhecíamos, um bom modo de verificar a fiabilidade da previsão; o paralelo, uma desgraça, só havia duas opções, ou seguia a principal ou era plano até ao fim. Há 2 semanas o ensemble paralelo foi promovido a operacional. Já não serve para nada, mais vale ver os do GEM.

Não quero com isto dizer que o GFS falhará e os outros acertarão. Neste momento vejo, principalmente o UKMO a hesitar, adiou mais umas horas. Mas mantém-se a muito maior probabilidade da entrada fria face ao nada que o GFS põe.

Finalmente uma entrada de NE que pode ajudar a quem gosta de ir para o mar treinar um surf ;). Mesmo que seja "molhada", sempre é melhor que entradas de W/SW, que deixam o mar todo "partido" e revolto... Pelo menos Sábado e Domingo, o frio ainda não deverá ser muito... Quanto à semana que vem, realmente parece que o AA aos poucos regressa a casa... E que grandes férias ele tirou este ano :).

Possibilidade de trovoada pelo embate de massa quente vindo de sul e o ar frio da depressão dos azores que se vai dirigindo para leste.
Chuva e vento moderados (devido ao subir ligeiramente da pressão atmosférica), a partir das 15h do dia 04 tendo o seu pico pelas 20 às 21h.
Chuva fraca e vento moderado durante o dia de Sexta para a Madeira.
10030421_0300.gif

Estar Atento

Boa tarde.

Pelo o que se vai discutindo aqui e analisando, vejo que a neve ja ERA. :angry: Fico com pena pois gostava de ver pela ultima vez ou não, o elemento branco a cair do ceú. Alguns sites meteorologicos apontavam neve ontem para o fim de semana, hoje ja passa a chuva ou granizo fraco... ;) Não podemos exigir muito nesta altura do ano, pois as temperaturas estão mais altas e ja se sente aquele cheirinho primaveril no Ar. Mas caso viesse neve não seria a primeira vez, ja em Marços Passados e em Anos transactos que isso aconteceu, ja aconteceu pela pascoa ver os montes cobertos de neve. Para este fim de semana, podera haver frio mas seco, contudo nao nego que haja :rain: pois ando um pouco as voltas com os modelos :hehe:, o qual nao sou o unico... :p

Aguardemos...

sAUDAÇÕES

Finalmente voltou o offshore( leste) e o mar mais calmo.

Para nos surfistas é o que mais queremos...

Sempre ouvi dizer... depois da tempestade vem a bonança :D

PAra a semana que vem irá continuar com a corrente de leste? oxalá que sim... há que aproveitar os ultimos tempos de bom surf este ano... qdo xegar primavera e verão levamos com a famosa nortada! :rolleyes:

O ECMWF pode ter recuado, muito pouco, colocou a depressão em altitude uns km para leste. Mas o único recuo é esse, em consequência tira precipitação, o frio matém-se, dado que nos mantemos do lado oeste da mesma depressão a levar com nordestes. Mantém-se a -6 a 850 hpa durante umas horas, e a iso 0 em todo o país, agora é mantida até ao fim da modelação (240h).

Eu também ando a reparar nisso e nada como esta animação com suas 3 últimas saídas das 0h, para confirmar as suspeitas infelizmente :disgust:.

ecm8mar10.gif

Já não seria a primeira vez que sucederia uma solução intermédia em que ambos (EMC e GFS) acertam em parte.

Em todo o caso esta entrada a ser uma realidade era algo invulgar ou não :confused:, é que uma entrada fria destas e com humidade não é todos os dias.

Possibilidade de trovoada pelo embate de massa quente vindo de sul e o ar frio da depressão dos azores que se vai dirigindo para leste.
Chuva e vento moderados (devido ao subir ligeiramente da pressão atmosférica), a partir das 15h do dia 04 tendo o seu pico pelas 20 às 21h.
Chuva fraca e vento moderado durante o dia de Sexta para a Madeira.
10030421_0300.gif

Estar Atento

Estive a ver este site WeatherOnline e não levem a mal eu por este post off topic mas é bastante bom.

Obrigado :thumbsup:

definitivamente o GFS anda às "aranhas":confused: voltou a aproximar a entrada fria e curiosamente faz sempre isso na RUN12z.:lol:

E lá volta o GFS a meter frio... Continua a pôr a depressão em altitude muito a leste, pois manda a depressão de Sexta rapidamente para Itália, só que desta vez mantém o cavado na península que permite a entrada fria. Quando este modelo modelar a depressão de Sexta como deve ser, lá vem o frio mais para oeste.

Boas tardes:)
Como já disse anteriormente, não há uma definição ou constância que torne previsões a mais de 100h fidedignas.
Um exemplo disto é a inconstância do tira e põe de uma entrada fria algures no inicio da próxima semana...ora colocam uma entrada poderosíssima e inverosímil ora colocam pântanos e mais pântanos barométricos.

Analisando apenas as próximas 72h, destaca-se um padrão de bloqueio no atlântico norte, com o jet a desviar para sul e para norte de um anticiclone estável, que em superfície pode vir a estender-se sobre a Europa ás 72-96h em diante.
Dado este padrão aliado a um cavado na europa e mediterraneo e um aticiclone no canadá, espera-se um jet stream de intensidade moderada a bifurcar no atlantico, passando um ramo á latitude 35º-40ºN e outro a aproximar-se da islandia.
destacam-se dois nucleos depressionarios, um a leste da america do norte e outro na europa central/mediterraneo, entre estes nucleos são previstas ciclogeneses a avançar para leste sobre o ramo sul e para NE sobre o ramo norte do jet.
as depressões a deslocarem-se abaixo do omega tendem a envolver-se em massas de ar tépido e humido com theta-e elevado ou moderado e, associados a um cold core, CAPE/LI modestos.
esperam-se, portanto, em todo o territorio e ilhas, excepto talvez o interior norte e centro, condições de instabilidade, por vezes assinalavel, embora dispersa no tempo e dependendo das investidas de frentes/linhas de instabilidade.

mais no medio e longo prazo, suponho que com a intensificação do jet, que ja tinha referido antes, os cenarios de longas cristas e apofise com os anticiclones termicos ( os AT´s até já manifestam uma tendencia regressiva), tende a desaparecer, apenas ocorrendo algumas simples formações em omega....continuo a achar que abril vai ser um mês de grandes mudanças para um periodo estival quente, com alguma convecção e com o AA a leste/NE dos açores...e talvez as desejadas cut-off vindas de N/NE/NW...

é incrivel o "aparvalhamento" do GFS das 12z, após as 72-96h....se até lá coloca cenarios normais com o anticiclone em omega no atl. norte, depressões centradas na europa e atl.ocidental, e dois ramos do jet onde se deslocarão perturbações...após as 96h simplesmente fica quase imovel...os centros de acção quase estacionam e ficam ali a "cozer" até ficar tudo num pantano....incrivel:lol:

na minha opinião o cenario mais provavel após as 72h-96h é a ocorrencia de uma ciclogenese na area dos açores, ligada a um complexo de baixas no atlantico, enquanto o anticiclone se desloca para leste morrendo ou ligando-se ao termico siberiano lá na zona do mar caspio-mar negro-europa de leste.
isto levaria a um padrão de fluxo de SW na europa ocidental e a um fluxo zonal no medio prazo sobre o continente...digo desde já que a entrada fria é muito pouco solida..na melhor das hipoteses o anticiclone, ás 96h, estabilizaria na area das ilhas britanicas e o ar frio poderia então descer um pouco...neste cenario dois vales depressionarios, um na europa central e de sul/SE e outro no atlantico dsariam origem a um padrão estavel de circulação com uma crista na PI-grã bretanha que lentamente se dissiparia...talvez reestablecendo a zonal, pelo menos até vir outra perturbação de oeste..
a ver vamos:)