Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Meteograma para uma freguesia do concelho de VN Gaia

111ou7.jpg

Mais impressionante que aqueles símbolos engraçados para Domingo e Segunda, é as máximas previstas, 5ºC na Segunda-Feira :shocking:

Eu acho que essas máximas estão exageradamente baixas demais na previsão do freemeteo...penso que nesse dia a máxima aqui na zona do Porto e arredores deverá ser da ordem dos 11 graus...vai é haver bastante vento a acentuar a sensação de frio....máximas de 5 graus talvez para a zona de Amarante,Penafiel...

Não me parece Snifa, mesmo hoje com céu limpo vou com menos de 10ºC, bate mais ou menos certo com o meteograma. Acho que temperaturas dessas são bem possíveis com nuvens tendo em conta o frio que aí vem.

E não esquecer que a localidade que coloquei está a cerca de 200m, nesta situação pode fazer alguma diferença ;)

Não me parece Snifa, mesmo hoje com céu limpo vou com menos de 10ºC, bate mais ou menos certo com o meteograma. Acho que temperaturas dessas são bem possíveis com nuvens tendo em conta o frio que aí vem.

E não esquecer que a localidade que coloquei está a cerca de 200m, nesta situação pode fazer alguma diferença ;)

Sim claro,numa situação destas, com depressão fria nada é de descartar ...não tinha reparado nesse pormenor dos 200 m...mesmo assim arrisco máxima de 7/8 graus.... e com boas probabilidades de granizo...o que já é bem bom aqui para o Litoral... :thumbsup:

O IM já assume na sua previsão a ocorrência de trovoadas no litoral Norte e Centro bem como a queda de neve para o distrito de Bragança!:D

Já assumia desde a manhã :)

É a questão da previsão significativa e da descritiva! Leiam sempre a descritiva... é mais pormenorizada e menos sujeita a qualquer erro gráfico ;)

Boa tarde eu vivo numa encosta de região interior centro na zona de Pampilhosa da serra, a precisamente 600 metros de altitude, cota vista no Google earth, gostaria de saber se está mesmo previsto queda de neve para aqui??
A esta hora estão 5.3 graus:cold:.

Godzila, o outro tópico é só para analises. Comentários a análises, perguntas, etc, usa este.

Acho possível, embora difícil no limite. Boa sorte e depois conta como foi.

pronto, para quem estava preocupado com os avisos, o IM já pôs 8 distritos em alerta amarelo.
Queda de neve de 1 a 5 cm (não será pouca:huh:)
os contemplados são Viana do castelo, braga, vila real, bragança, viseu, guarda, coimbra e castelo branco.
a cota "oficial" para amanhã é de 1000 a 900 m, descendo de noite para 800 a 700m

Em relação ao comentário aos modelos apenas digo para aproveitarem bem este episódio em tudo semente ao final de Outubro e que repete novamente agora mas com mais frio, e que até com fim de semana coincide ...
E esta hein !!!

Agora a sério todos os sinais apontam para que no final da próxima semana volte o Anticiclone e frentes atlênticas este ano nem vê-las !!

Estive agora a ver a previsão do meteogalicia e eles colocam um alerta importante para a zona de pontevedra e ourense prevendo a pos??sibilidade de acumulação de neve de 21cm em 24 horas em cotas acima dos 800m,ora eu estando mesmo na fronteira com essas provincias e a 1050m de altitude poderei prever o mesmo? Sendo verdade já é uma quantidade considerável e preocupante ,que faz lembrar velhos e bons tempos.
Terei motivo para preocupação?
Será que as primeiras chuvas da frente já serão em forma de neve.

Bem o frio está a apertar por aqui, agora está uma temperatura de 4 graus.
Mas a cada actualização dos mapas , a precipitação vai diminuindo, quando estivermos no sábado, já nem há-de cair nada lol

não podias tar mais errado...as previsões apontam para bom amounts de chuva e há sempre a hipotese de imprevistos tais como neve a cotas baixas e um pouco mais de chuva q o esperado.
na outra semana teremos uma break na 3ª e 4ª e depois há mais chuva até 6ª devido a uma depressao.