Eu explico :Ministro do Ambiente diz que prioridade no rio Tejo não é encontrar culpados
João Pedro Matos Fernandes deixou críticas a quem prefere "encontrar um culpado e flagelá-lo", em vez de procurar resolver o problema da poluição no Tejo.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, defendeu, esta sexta-feira, que a prioridade é resolver o problema da poluição no rio Tejo e não apontar culpados.
O Bloco de Esquerda sugeriu a demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), caso se confirme que o organismo tem responsabilidades na emissão da licença que permitiu à Celtejo triplicar as descargas de efluentes no Tejo. Mas o ministro do Ambiente respondeu que, quando existe um problema, a prioridade é resolvê-lo.
João Pedro Matos Fernandes deixou críticas a quem tem "outros métodos de gestão" e prefere "encontrar um culpado e flagelá-lo". "Não há nenhuma rocha Tarpeia no meu ministério", declarou o ministro do Ambiente.
Apesar de tudo, o ministro admitiu que a licença emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente à Celtejo, em 2016, foi "um mau sinal", ainda que as descargas de matéria orgânica para o rio Tejo tenham diminuído.
"A carga orgânica, em 2013, que chegava ao Tejo ali, no caso da Celtejo, ultrapassava as mil toneladas, a cada ano. Chegou ao final de 2016 abaixo das 400 toneladas", referiu Matos Fernandes. "Sendo, em minha opinião, a licença da APA um mau sinal, é uma hipocrisia fazer qualquer relação a existência de mais carga orgânica e a variação da licença", defendeu.
Fonte: TSF
____
Porque será que o ministro pensa assim? Porque será que não lhe interessa encontrar o culpado de estar a matar toda a biodiversidade de um rio?
Se para um ministro de um ambiente a prioridade é a economia, bem pode sair deste cargo. É por causa destas e por outras que não se vai para a frente.
Nem mais! De certeza, que o sr. ministro sabe até demais quem é o culpado, mas não o diz. Precisávamos de gente competente em vez desta gente triste em que os interesses estão sempre em primeiro lugar.Eu explico :
Falta de sensibilidade, de sabedoria ambiental...só ganância, escrúpulo , estupidez, falta de sensatez !
O Ministro deve ter uma negociata com essas empresas, são todos amigos e compadrios!
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
A industria da pasta de papel é muito poderosa...Nem mais! De certeza, que o sr. ministro sabe até demais quem é o culpado, mas não o diz. Precisávamos de gente competente em vez desta gente triste em que os interesses estão sempre em primeiro lugar.
RTP
Barragem do Caia está a 20% da capacidade total
A barragem do Caia está a 20 por cento da capacidade total, o que significa que está em risco a próxima campanha de regadio na zona de Elvas e Campo Maior.
Estão em causa pomares e olivais e falta também a água para os animais.
Como não há previsões de chuva para os próximos dias, pode falar-se mesmo em desespero entre os agricultores.
Vídeo aqui
O estado da barragem é chocante, já para não falar dos terrenos que mais parece que estamos em Agosto, hoje andei a regar e era pó por todo o lado. Todos estamos à espera de um grande milagre, não haja dúvidas!
Sim, é verdade! O Rio Caia por aqui está mesmo nas últimas. Nunca, mesmo em anos anteriores de seca o tinha visto assim, nesta altura. Mesmo as pessoas que têm as suas hortas e que possam ser regadas através do Rio ou de furos e poços não estão a contar plantar alguma coisa devido ao risco de se ficar sem água. É esperar para ver como será, se vem chuva suficiente ou não para aguentar as nascentes.Pois é, eu também tive de regar no fim de semana, pois os alhos franceses, e os alhos normais já estavam a ficar amarelos, devido á sede, e o solo, até já tem brechas tal como no verão, em certos locais até já se ve a erva a começar a secar.
Se a nossa "rica" chuvinha vier, como apontam os modelos, será muito bom, pois até ao final da semana tenho 40 árvores de fruto para plantar, mais de 150 estacas de marmeleiro e estava a ver que tinha de ligar a bomba, e até é bom muita chuva e humidade para enraizar os marmeleiros.
Até ao inicio do próximo mes, estimo plantar mais 200 plantas, muitas delas, da nossa flora autóctone, em que as vou regar o menos possível, é só nos 2 primeiros anos.
Sim, é verdade! O Rio Caia por aqui está mesmo nas últimas. Nunca, mesmo em anos anteriores de seca o tinha visto assim, nesta altura. Mesmo as pessoas que têm as suas hortas e que possam ser regadas através do Rio ou de furos e poços não estão a contar plantar alguma coisa devido ao risco de se ficar sem água. É esperar para ver como será, se vem chuva suficiente ou não para aguentar as nascentes.
Acho muito boa a tua iniciativa mas antes de o fazeres, espera para ver se chove o suficiente para que tenhas água para as poderes regar pois não convém ter-se prejuízos e também ver o nosso trabalho a ir por água abaixo. No meu quintal gosto também de ter plantações mas caso isto não melhor, este ano não vou poder ter nada.
Já agora, o texto feito pela pessoa cujas fotos publicaste no post anterior ao meu, está fantástico! Todos devíamos pôr os olhos nisso.
Isso não me parece nada verdadeiro...Ontem falei com um expert em matéria de água em Portugal e ele disse me que a maior parte da agua dos nossos aquiferos vinha do norte da Europa. Alguem tinha conhecimento? Será verdade?
Ontem falei com um expert em matéria de água em Portugal e ele disse me que a maior parte da agua dos nossos aquiferos vinha do norte da Europa. Alguem tinha conhecimento? Será verdade?