Está forte.
Além disso o Mondego já transbordou em Penacova.
Aqueles 1321m3/s a entrar em Alto Lindoso foi um erro de gráfico.
O caudal até tem vindo a diminuir nas últimas horas. Ronda de momento os 100m3/s.
Tanto Cabril como Alto Lindoso estão ainda a metade, pelo que pode continuar a chover à vontade.
Estava a dar esta manhã a notícia na CMTV que a barragem de Fragilde já está com as comportas abertas, e pelo video, já estava a debitar bem.
Barragem de Fagilde abre comportas depois da seca As comportas da barragem de Fagilde, em Viseu, voltaram esta sexta-feira a abrir-se depois da intensa chuva que caiu nos últimos dias. Recorde-se que esta barragem atingiu mínimos históricos em novembro devido à seca extrema que afeta o País e que foi necessário transportar água da barragem da Aguieira para garantir o abastecimento à população.
Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...-pais-em-quatro-dias-de-chuva-e-ventos-fortes
O ministro tinha falado em desassoreamento de várias barragens, essa era uma das que fazia parte da Lista....Tens razão só agora é que reparei nisso. Como já tinha visto atingir aqueles valores de caudal de entrada em anos anteriores, não suspeitei que pudesse ser um erro.
A albufeira de Fagilde é muito pequena por isso não é de admirar. Na minha opinião os problemas que ocorreram em Novembro não foram só por causa da seca mas também uma má gestão de recursos. Além disso ter uma barragem que no máximo armazena 4 meses de consumo é muito pouco, considerando as possíveis alterações climáticas no futuro eu diria que é imperativo arranjar soluções alternativas ou que complementem a estrutura actual.
A imagem que puseste não está disponível.
Aqueles 1321m3/s a entrar em Alto Lindoso foi um erro de gráfico.
O caudal até tem vindo a diminuir nas últimas horas. Ronda de momento os 100m3/s.
Tanto Cabril como Alto Lindoso estão ainda a metade, pelo que pode continuar a chover à vontade.
Em Espanha, o Tejo, vai ganhando alguma força, mas ainda há muito para recuperar.
Alcantara está com 1514hm3 (o máximo são 3160hm3). É uma albufeira enorme! A titulo de comparação, o Alqueva armazena no máximo 4150hm3.
A montante, as albufeiras do Tejo também ainda estão muito em baixo.
Já ontem, o Rio Alviela já estava ao rubro...
Praia fluvial de Olhos de Água
Eu imagino como estará no fim da semana que vem...