Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início


Nessa imagem a o valor de armazenamento da Aguieira já está desactualizado. Neste momento está nos 83,9% o que quer dizer que também está acima da média para esta altura do ano.
A precipitação acumulada destas últimas três semanas foi sem duvida a salvação de um ano que poderia ser trágico.
 
Nessa imagem a o valor de armazenamento da Aguieira já está desactualizado. Neste momento está nos 83,9% o que quer dizer que também está acima da média para esta altura do ano.
A precipitação acumulada destas últimas três semanas foi sem duvida a salvação de um ano que poderia ser trágico.

Nesse mapa só consta desde o dia 1 até ao dia 15 de Março, sem dúvida que esta precipitaçãom foi óptima para todo o nosso país que estava a atravessar um período de seca,

A barragem do fratel também está a descarregar bem, pois está mesmo no limite.

albuf.php
 
INVESTIGADOR APONTA NECESSIDADE DE PREPARAR RIOS PARA CHEIAS OU SECA

O especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, afirma que as alterações climáticas vão tornar eventos como a seca e as cheias “cada vez mais extremos e frequentes”, devendo os cursos de água ser preparados para essas situações.

“Temos de preparar os nossos rios já não somente para um funcionamento e caudal normais, mas dar-lhes força e capacidade de resistir aos impactos” provocados pelas secas e cheias, frisou, em entrevista à Lusa, o investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.

Segundo Pedro Teiga, a utilização humana destes recursos naturais originou episódios de pressão, cortes da vegetação ribeirinha, descargas de poluição e construções em cima dos seus leitos, tendo estes perdido a capacidade de se autorregenerarem e de responderem aos efeitos das alterações climáticas.

No entanto, ressalvou, todo este sistema poderá trabalhar de forma positiva se agora se fizer o trabalho contrário, “criando células e processos de reabilitação a médio e longo prazo”, dotando “os rios de espaços para inundação” e “recargas juntos às cabeceiras e ao longo das margens, com a vegetação ribeirinha a funcionar como corredor ecológico, e “potenciando a fixação de água e evitando evapotranspiração”.

“Normalmente, quando os rios estão em situação de cheia ou de seca, aparecem como os maus da fita, mas a culpa não é do rio, por si só. O rio está dentro de um sistema, que é de leis naturais, do qual nós, como seres vivos, fazemos parte. Temos de entender as leis naturais e respeitá-las”, disse.

De acordo com o engenheiro ambiental, enquanto seres vivos, os cidadãos fazem parte das transformações despoletadas pelas alterações climáticas, sendo responsáveis por decisões que influenciam, entre outros aspetos, a qualidade da água dos rios e dos produtos e bens que dependem da mesma, como é o caso dos alimentos.

http://www.mediotejo.net/investigador-aponta-necessidade-de-preparar-rios-para-cheias-ou-seca/

 


A Barragem do Abrilongo terminou fevereiro com 13,9%.
 
Ribeira dos Marmeleiros(Pisão), Alcabideche -Cascais

Muito bom caudal,finalmente.
A 26 de Fevereiro esta linha de água não corria uma gota, agora apresenta um caudal consistente fruto da água que vem de dois pontos da serra de Sintra, Lagoa Azul e Barragem do Rio da Mula.


 
Última edição:


"Sons da Água 2018 - Feche os olhos e desfrute

O JORNAL DE LEIRIA visitou e captou imagens e som das exsurgências dos rios Lis e Lena, da cascata da Fórnea e do Polge de Minde"

Facebook do Jornal de Leiria

Simplesmente lindo! Esta é a minha zona. Paisagem deslumbrante e natureza ainda bem preservada! Obrigado! :thumbsup: