Em Coimbra, Rio Mondego perto de galgar as margens na zona do parque verde. Caudal do Mondego e do Ceira juntos já deve ser superior a 1200m3/s.
No dia 17 de janeiro ainda não. O satélite desde aí só mostra nuvensA ver a “ilha” da barragem do Caia, lembrei-me da mítica ilha do Ermal. Será que está inundada?
Estava à procura de informações sobre a barragem de Fagilde, Mas não encontrei nada em concreto. Só esta noticia com um ano.
https://www.estacaodiariajornal.com/municipio-viseu-avanca-obras-na-barragem-fagilde/
Alguém sabe como está a sua cota neste momento e se realmente foi feita alguma obra.
Será que foi feita alguma coisa para melhorar a capacidade desde aquela situação de seca grave que atravessou.
Santa Luzia também
Segundo a CM Coimbra:
Que eu saiba nada foi feito. Estava previsto fazer qualquer coisa do descarregador para aumentar a capacidade de armazenamento mas acho que nem isso foi feito.
O caudal do Mondego está aumentar rapidamente.
Na Agueira ás 21h estavam a entrar 970 m3/s e a sair uns normais 450 m3/s. No entanto em Penacova o caudal do rio Mondego depois da foz do Alva já ia com ~629m3/s, em conjunto com o Ceira em Coimbra pode haver alguns transtornos.
![]()
![]()
Por caso este verão, não perdeu tanta água como em anos anteriores porque devem ter tentado poupar mais. Este ano, como já está mais cheia e garante a campanha de rega normal, deve ser só desperdiçar água novamente.Sim quanto às ultimas descargas acho que estás certo... Há uns tempos também me dei ao trabalho de andar a ver disso no SNIRH. Sem dúvida já temos aqui muita água! Se este Verão ela se aguentar "tão bem" como no anterior, pode ser que pelo menos para o ano seja quase certo que atinja o NPA. Eu julgo ter fotos dela em pleno armazenamento algures nos confins de um telemóvel velho, tenho de ver. Mas lembro-me de há uns bons atrás anos se ir com alguma, ou pelo menos mais frequência, ver a "Barragem de Campo Maior", "que já estava a deitar pra fora"...![]()
Crestuma aproxima-se dos 5000m3/s.
Webcam no Porto, onde se vê o rio Douro com um grande caudal.
Tabuaço nos 99,7%, deve estar quase a começar a descarregar.
Varosa, chegou a descarregar 300m3s.
Ribeiradio, no Vouga, também já descarrega. 191m3/s. Ainda tem espaço, mas deve ser para ganhar alguma margem para as próximas chuvas.
Aguieira a aguentar bem os 800m3/s a montante. Caudal de saída constante nos 500m3/s e ainda com bastante espaço. (77,4%)
O mesmo com Fronhas. Estão a cumprir bem a sua função de proteção de cheias.
Pracana (89,1%) e Cabril (84,9%) também aguentaram sem descarregar.