Temos que começar a pensar fazer transvases como os espanhóis...
No norte estamos a "mandar" água fora, no sul temos barragens abaixo dos 25%...
Penso constantemente nisso ao ver as barragens do norte em descargas. Ou os rios e ribeiras que correm livremente sem se poder aproveitar toda aquela água. Será exequível a construção de transvases até às albufeiras mais a sul do país?
Outra vez feijão com arroz? Eu já nem sei quantas vezes é que falei neste assunto aqui neste tópico. Mas cá vai novamente...
Os transvases em Espanha têm uma longa história e, ao contrário do que se pensa, não ligam todo o país, ligam as bacias do Tejo, Guadiana e Segura aos enormes campos de cultivo no Levante. Aquela zona de Espanha é diferente do que temos em Portugal, porque há literalmente serras com neve e gelo em grande parte do inverno, a lançar metros e metros cúbicos de água para vários dos maiores rios da Península, ao lado de zonas áridas, relativamente planas e com um clima ameno, capazes de acolher grandes culturas se tiverem água. Então, um dos grandes projetos de Franco para desenvolver todo o Levante foi exatamente fazendo esses transvases. Hoje em dia, os transvases não são só uma mania deles: são literalmente o motor de desenvolvimento do país. Se não fossem os transvases, grande parte da agricultura que eles têm desaparecia, cidades como Múrcia, que estão um pouco longe da costa, ficariam sem água potável, e muito do turismo na região poderia ser incrivelmente afetado (e estamos a falar da região onde está Benidorm, por exemplo, bem como de 3.391.139 habitantes, 7% da população espanhola).
Em Portugal, a situação é muito distinta. O Alentejo não tem grandes serras ao lado com neve e que abastecem rios grandes, nem o Algarve é uma região árida. Ambas as regiões são muito mais agrestes ao nível da meteorologia e os solos são muito menos férteis. Para além disso, o Rio Tejo em Portugal, como já foi falado aqui, é um rio muito plano e muito urbanizado, sendo impossível construir uma barragem deste lado da fronteira no rio, e existe uma enormíssima barreira na região Centro, a Cordilheira Central, mais conhecida por cá de Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela. Em Espanha também existe essa cordilheira, só que os transvases foram todos construídos a sul dela: regiões como a Galiza ou Castela não têm quaisquer transvases, mas também não necessitam.
Em suma, construir um sistema de transvases por cá seria algo monstruosamente caro e nem vale a pena pensar no assunto...
![Roll Eyes (Sarcastic) :rolleyes: :rolleyes:](/forum/styles/meteopt/smilies/rolleyes.gif)