guisilva5000
Super Célula
Cabril atingiu pela 2a vez o NPA (cota 294m).
A cascata do Zêzere dura há mais de um mês.
A cascata do Zêzere dura há mais de um mês.
Incrível. Com estes dias mais frios o consumo elétrico atingiu um pico de quase 9000MWh às 19h30. As barragens são uma autentica bateria, e uma grande ajuda para satisfazer o consumo nacional nestes dias com pouco vento e consumos muito elevados, senão estaríamos a consumir gás natural.Às 17h45, segundo os dados da REN, a produção hídrica estava nos 6882MWh. O anterior recorde era de 6531MWh às 17h30 no passado dia 4 de Janeiro.
Não sei se te estás a referir ao pessoal do fórum ou se estás simplesmente a generalizar.... Daquilo que aqui li(de mim e mais 1 ou 2 pessoas) até entendemos que não esteja na cota máxima, mas vazia como está não faz sentido algum. Aliás, Fagilde esteve durante 2022 várias vezes com mais água do que aquela que estava recentemente.Se a barragem enchesse e rebentasse diziam que não tinha manutenção...
E a EDP já começou a gerir ao pormenor as albufeiras de armazenamento, nota-se nos gráficos do Castelo de Bode, Raiva e Alto Lindoso, Qouts parecem autênticas montanhas-russas. Como Cabril ainda está acima da cota 294m ainda não se fechou a torneira. Não deve chover durante semanas, tem que ser tudo contado ao litro.
Os fios de água são mais dificeis de gerir, Espanha larga consoante o que quer no Tejo e no Douro. Ainda este fim-de-semana, o Tejo estava sem caudal, agora Fratel a receber quase 1500 m3/s brutos nas horas de ponta espanholas, que chega com 1-2 horas depois ao Fratel. Mas tem sido recorrente, o embalse de Alcantara tem sido abusado durante a semana, durante o fds acumula, a Iberdrola sabe o que faz (quando lhe convém). É um bocado triste ver que Fratel+Belver só conseguem aproveitar 210MW no total, quando uma só turbina (das 4) de Alcantara dá 230MW... claro que a queda de água lá é maior, mas põe um bocado em questão o subaproveitamento do Tejo do nosso lado, quando a potência nestas barragens podia provavelmente ser melhorada.
Como assim? Os mapas topográficos do OpenTopoMap (com uma resolução relativamente baixa, admito) sugerem que Belver já está quase nos 40 m acima do nível do mar e Fratel nos 60 mÉ um bocado difícil aproveitar melhor o Tejo quando o rio em Belver tem 15 metros acima do nivel do mar e 45 em Fratel.
A única hipótese seria apenas uma barragem e mais alta..
Mas isso iria submergir todos os núcleos urbanos na margens.
Mas leste os vários links que coloquei aqui?Não sei se te estás a referir ao pessoal do fórum ou se estás simplesmente a generalizar.... Daquilo que aqui li(de mim e mais 1 ou 2 pessoas) até entendemos que não esteja na cota máxima, mas vazia como está não faz sentido algum. Aliás, Fagilde esteve durante 2022 várias vezes com mais água do que aquela que estava recentemente.
Desde 2017 que Fagilde está constantemente sem água e já antes disso que se fala numa obra e numa nova barragem. Estamos em 2013 e nada. Em 2017 tiveram que andar a transportar água da Aguieira para Fagilde e nem assim fizeram sequer um desassoreamento.
Provavelmente vamos chegar a meio da primavera e estamos novamente com problemas de água.
O Ruas, Presidente da CM Viseu, até já anda a negociar a adesão às Águas do Douro e Paiva!!!
Como assim? Os mapas topográficos do OpenTopoMap (com uma resolução relativamente baixa, admito) sugerem que Belver já está quase nos 40 m acima do nível do mar e Fratel nos 60 m
Como assim? Eu também estou a falar do rio, a água da barragem está a uma altitude maior, a montante da barragem de Fratel passa dos 70 m acima do nível do marReferi cotas do rio e não das barragens.
Cota da barragem menos a altura...
E fratel tem 40 metros de altura...Como assim? Eu também estou a falar do rio, a água da barragem está a uma altitude maior, a montante da barragem de Fratel passa dos 70 m acima do nível do mar
A EDP já baixou o preço do kWh este mêsQuando é que isto se refletira em nós povo? Daqui a 6 meses?
Li que o estudo a que já deveria estar pronto no final do ano, afinal só estará(se estiver) pronto no final deste trimestre.Mas leste os vários links que coloquei aqui?
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2023.10950/pagina-12#post-884750
Está finalmente em curso o estudo sobre as soluções para a barragem, deverá estar concluído até ao final deste trimestre.
.
Se não enchem mais é porque por alguma razão não podem. Ou é porque lhes apetece ? Até pode ser por causa do próprio estudo, de testes e medições que estejam a fazer na estrutura.
O estudo concluirá se se intervém na barragem ou avança para construção de nova barragem umas centenas de metros a jusante.
Acredito que depois do estudo o projecto seja rapidamente lançado.