LMMS
Nimbostratus
Odeleite em timelapse, esperar por novas imagens + recentes.
A de 19 de Janeiro se vê bem barrenta.
A de 19 de Janeiro se vê bem barrenta.
Contínua a ser pouco...acredito que a precipitação mais "volumosa" ficou retida no Caldeirão. Por exemplo a ribeira de Quarteira que vem das vertententes sul so Caldeirão, que nasce a norte de Loulé captou bastante água. Entretanto aguardar pelos resultados finais do Funcho ( deve de estar a encaixar água) no qual esperava um maior aumento...Odeleite subiu 4% e Odelouca subiu 3% até ao momento.
Gostava de saber como é que Odeleite subiu 4% nas tuas contas quando ao final do dia 12 apenas subiu cerca de 0,5 metros que é entre 1,5 a 2%...Contínua a ser pouco...acredito que a precipitação mais "volumosa" ficou retida no Caldeirão. Por exemplo a ribeira de Quarteira que vem das vertententes sul so Caldeirão, que nasce a norte de Loulé captou bastante água. Entretanto aguardar pelos resultados finais do Funcho ( deve de estar a encaixar água) no qual espera um maior aumento...
Ainda ontem deram esses valores na reportagem da RTP.Gostava de saber como é que Odeleite subiu 4% nas tuas contas quando ao final do dia 12 apenas subiu cerca de 0,5 metros que é entre 1,5 a 2%...
Não me parece que após isso tenha subido nada por aí além..
A subida foi semanal.Gostava de saber como é que Odeleite subiu 4% nas tuas contas quando ao final do dia 12 apenas subiu cerca de 0,5 metros que é entre 1,5 a 2%...
Não me parece que após isso tenha subido nada por aí além..
Isso da uma subida de 1,5% e não 4% o que está de acordo com o relatório semanal do SNIRH!A subida foi semanal.
Dia 6 tinha 50500 dam3 e dia 13 tinha 52500.
Ora isto dá 4%.
A albufeira perdeu 55% de água desde janeiro 2023 até outubro. Impossível que se consuma isto em menos de um ano numa barragem sem produção eléctrica.
Quem decide anda com palas nos olhos à muito tempo.
Ora isto dá 4%.
Mas essa maneira de fazer contas nem faz sentido é induz em erro quem lê.Bem, não sou muito bom a matemática, e sim em relação ao armazenamento total dá os 2% no boletim semanal.
Mas em termos de subida vai dar 4%, se tinha 50500 Dam3 e passou a 52500, por muitas contas se faça o valor é de 4%.
Sim também não vejo lógica alguma nesse cálculo!( O aumento é sobre o armazenamento total)Mas essa maneira de fazer contas nem faz sentido é induz em erro quem lê.
Para obteres esses supostos 4%, estas a dividir (52500/50500)=1,04 e depois multiplicas por 100 para achares a percentagem. Na prática é o mesmo que dizer que 50500 corresponde a 100% e 52500 corresponde a 104%, daí um aumento de 4%.
Se tivesse 50000 e agora estivesse com 100000 nas tuas contas então o aumento é de 200%, ou melhor nem sequer seria isso seria pior terias que dizer que era um aumento de 100%.
Percebes não tem lógica...
Daí se ter que usar sempre em relação ao capacidade de armazenamento da barragem, no caso de Odeleite e de 130000...
Precipitação orográfica contribui para mais humidade no solo.Sim também não vejo lógica alguma nesse cálculo!( O aumento é sobre o armazenamento total)
Sendo assim 2% de aumento não é nada!
Volto a frisar que algo se passou das maiores elevações do Caldeirão para nordeste, ou seja, nas bacias de Odeleite/ Beliche mas não vou perder muito tempo com isso. As entidades oficiais que percam tempo a analisar.
Em príncipio Odelouca e o Funcho ficariam a ganhar neste evento mas também não tiveram subidas por aí além especialmente Odelouca. Foi um evento assim um bocado estranho e complexo em termos de precipitação e ainda mais com a orografia à mistura.