Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

A Bacia Hidrográfica do Tejo, vai encher e deve ficar nas cotas máximas quase de certeza.
Com as Principais barragens perto dos 90% e com o que choveu e vai chover nos próximos dias....
Captura de ecrã 2024-03-07 132720.webp
Captura de ecrã 2024-03-07 132952.webp
Captura de ecrã 2024-03-07 132941.webp
 
A Barragem do Caia vai fazer novas descargas a partir de amanhã, durante pelo menos 3 dias. Aumentou de 97,72% para 98,02% em relação à cota para descarga hoje.

Os caudais de entrada hoje devem ter sido significativos, não só do Rio Caia, mas dos restantes afluentes dado que a sul de Arronches os acumulados também são generosos.
 
Última edição:
Essa diferença de valores entre o NPA e a cota de descarga é para "não esforçar" a barragem ou ela já tem algum problema estrutural que obrigue a essa redução na capacidade de armazenamento?
Em muitas barragens há outro elemento de referência a que chamamos curva-guia. Não é mais do que uma cota limite (ou % de enchimento em relação ao NPA) até à qual se deixa chegar o nível para um determinado momento do ano. Tipicamente assume valores mais afastados do NPA no início do período chuvoso e mais próximos do NPA antes do período de estiagem. É uma prevenção de segurança para caudais que venham num curto/médio espaço dos dias seguintes.
Pode ser este o caso. Ou um pequeno problema estrutural… caso contrário não faria sentido uma cota de descarga abaixo do NPA. Porque acima do NPA ainda temos a margem para o NMC (nível de máxima cheia). Não sei neste caso específico qual o NMC.
Desconheço que seja por problemas estruturais, embora há uns anos se tenha falado em alguma degradação do paredão da barragem devido a fissuras, mas foi dito que não havia problemas de segurança. Certamente que o estado do paredão é monitorizado com frequência, uma vez que a estrada que passa sobre o mesmo tem algum tráfego, incluindo de camiões.
Pelos dados que estive a ver nos anos mais "recentes" em que a barragem fez descargas, em nenhum chegou realmente aos 100%. O valor mais alto que verifiquei em relação ao NPA foi 97,5% no final de abril de 2014. É o mês em que se registam sempre os valores mais altos de armazenamento, uma vez que tentam armazenar a maior quantidade de água possível antes de se iniciar o período de estiagem, tal como referiu o @meteo_xpepe. No final de março desse ano estava a 93%.
Este ano provavelmente vai acontecer o mesmo. Quando fecharam as comportas no final de fevereiro deram a entender que não se iriam fazer mais descargas, mas hoje o caudal de entrada na barragem deve ter sido significativo e considerando a continuação da precipitação, mais vale prevenir. Aquilo que estão a tentar evitar é descarregar uma grande quantidade de água de uma só vez porque isso implicaria problemas a jusante.

Uma barragem que tem realmente um problema estrutural e que tem estado a fazer descargas constantes devido a isso mesmo é a de Póvoa e Meadas.
 
A Barragem do Caia ultrapassou novamente os 190.000.000m3 de armazenamento. No entanto, de acordo com o caudal do rio na fronteira, começou mesmo a descarregar ontem.
doUEL4Z.png

exsa7Fu.png