Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Mais 24,57hm3/s na última hora em Alcantara! Enchia o Arade numa hora. Enchia todas as barragens do Algarve (Beliche, Odeleite, Odelouca, Funcho e Arade) em pouco mais de 13h!
Com o nevão que houve na Serra de Gredos esta manhã é de esperar que as barragens no Tejo subam bastante com este evento nos próximos dias. Deve estar bonito em La Covatilla hoje, com 50 a 60 mm nas estações meteorológicas em redor e temperaturas em cotas reduzidas (inferiores a 1000 m) à volta dos 1 a 2°C. :D

O rio Tejo está ou estará em modo cheia, normal que equipamentos que estejam no leito normal possam levar a estragos. Um caudal de 1500 m3/s causar esses estragos em Alvega já é que é estranho, estamos a falar de um rio que galga as margens geralmente à volta dos 3000 m3/s. Isso parece-me má execução de obras, qualquer tipo de infraestrutura em leito de cheia tem que estar preparado para a mesma. Olhe-se para o cais em Peso da Régua, por exemplo.

Cedillo está a encher também, deverão descarregar a qualquer hora.

Se o Tejo está assim quase na nascente imagine-se o caudal violento a jusante...

Última edição:
Na última actualização 22hm³ numa hora.
6000m³/s...

O rio salor leva 1028m³.. o caudal do tejo português advém dele
Alcantara é capaz mesmo de passar os 2700/2800 m3 na próxima semana,
E eu a dizer que ia demorar mais dias para chegar aos 2700 hm3... chegou agora :lol:

Espanha tem uma responsabilidade gigante nas mãos, decisões erradas podem levar a cheias desastrosas do nosso lado. A montante, Valdecanas nos 81% e continua a subir.

Última edição:
O rio Tejo está ou estará em modo cheia, normal que equipamentos que estejam no leito normal possam levar a estragos. Um caudal de 1500 m3/s causar esses estragos em Alvega já é que é estranho, estamos a falar de um rio que galga as margens geralmente à volta dos 3000 m3/s. Isso parece-me má execução de obras, qualquer tipo de infraestrutura em leito de cheia tem que estar preparado para a mesma. Olhe-se para o cais em Peso da Régua, por exemplo.

Cedillo está a encher também, deverão descarregar a qualquer hora.

Se o Tejo está assim quase na nascente imagine-se o caudal violento a montante...

1500m3/s em Alvega não é nada.
Imagine-se:
6000m3/s a ficar em Alcantara + 1400m3/s que estão a ficar em Cedilho + 1500m3/s que estão a chegar ao Fratel = ~9000m3/s. Fora o que não chega a Alcantara porque fica retido nas barragens a montante.

Cedilho deve estar prestes a descarregar. Devem só estar a dar tempo que os afluentes do Tejo português estabilizem.

Entretanto:

tejo.webp

Última edição:
Ribeira de Odeleite (esta tarde)

Guadiana, em Badajoz, esta manhã:

A barragem do Caia já deve estar na casa dos 90%.

Ver anexo 9424

Guadiana à saída de Mérida com 700 m3/s :w00t:
Gévora junta-se em Badajoz com 400 m3/s
Mais o caudal do Caia na fronteira que ninguém sabe como está.

Monte da Rocha vai a caminho dos 1000 m3/s possivelmente.

1705687903165.png

Pelo Tejo, rio Salor já a jusante de Alcantara com um caudal de 1000 m3/s!!! Cedillo está a 96%.

1705688524221.png

Tudo à porta do Tejo rumo aos 90/100%. Alcantara continua a receber acima de 4000 m3/s. :confused:
Já começa a preocupar seriamente.

1705688661895.png

Última edição:
Ribeira do Beliche:

Pena, se chovesse mais 2 semanitas e era uma maravilha para encaixarem água, o problema é saber quando voltará a chover novamente, as previsões do ECM não está nada famosa para Fevereiro.

E eu a dizer que ia demorar mais dias para chegar aos 2700 hm3... chegou agora :lol:

Espanha tem uma responsabilidade gigante nas mãos, decisões erradas podem levar a cheias desastrosas do nosso lado. A montante, Valdecanas nos 81% e continua a subir.

Entretanto já passou os 2800..
532hm³ em 72 horas...
Gabriel e Galan na serra da Gata também já encaixou 100hm³ em 72 horas..
As gigantescas barragens do Guadiana espanhol também a receber alguma água

Acho que o encaixe vai ser superior aquilo aquilo que se pensa aqui no Algarve.
Acho que a Bravura vai subir uns 20%, ODELEITE, Funcho e Arade uns 15% e Odeleite e Beliche tb...
É o milagre a acontecer!
Não me parece que dê para tanto mas veremos...fiquei com a ideia que o Sotavento ficou a ganhar agora com este último evento e com a convecção associada daí as imagens que vamos vendo de Odeleite e Beliche. Ainda assim creio que Odeleite não chegará aos 10% de incremento. A Barlavento não faço a miníma do que choveu especialmente na última noite. Temos de aguardar pelos resultados...

Barragem do Monte Novo (Évora) a descarregar. No dia 15 estava a 63%.

Rio Ayuela perto de Cáceres, antes de desaguar ao Rio Salor, um afluente do Tejo:

Rio Albarregas, afluente do Guadiana, em Mérida:

Barragem do Fratel:

Última edição: