Seguimento - Setembro 2005

É possível uma mínima de 5 ou 6ºC para amanhã (9,4º neste momento).

Esta noite não está tão fria como a anterior, excepto na região do Minho, no litoral centro e no sul. Algumas temperaturas ás 5h:

Aljezur: 4.3ºC :eek:
Alvega: 4.3ºC
Leiria: 4.5ºC
Alcobaça: 4.6ºC
Lamas de Mouro: 5.2ºC
Coruche: 5.3ºC
Montalegre: 5.3ºC
Sabugal: 5.3ºC
Miranda do Douro: 6.2ºC
Rio Maior: 6.2ºC
Alvalade: 6.4ºC
Vila Nova de Cerveira: 6.4ºC
Braga: 6.7ºC
Bragança: 6.8ºC
Figueira da Foz: 6.9ºC :eek:
Cabeceiras de Basto: 7.0ºC
Chaves: 7.1ºC
Figueira de Castelo Rodrigo: 7.1ºC
Mogadouro: 7.1ºC
Ponte de Lima: 7.4ºC
Moimenta da Beira: 7.5ºC
Macedo de Cavaleiros: 7.7ºC
Carrazêda de Ansiães: 8.1ºC

De todas essas localidades, só se vai conhecer a minima de Bragança. Uma pena que o Instituto de Meteorologia não disponibilize os extremos diários para todas as localidades onde possui estação... :disgust:

PS: Villardeciervos (864m), em Espanha mas muito próxima a Bragança, quase colada á fronteira com Portugal, estava com -0.8ºC as 6h.

Boas,

estive de férias e ago0ra regrressei à labuta! :)
De facto estes dias as minimas estiveram baixas, sobretudo em altitude, na Campeã estiveram 4,8 na noite de sábado p/ domingo..., avizinha-se um Outono Fresco, mas chuva nem vê-la só para Outubro.... ;)

A mínima aqui em casa hoje ficou nos 6,2ºC e na estação meteorológica 6,1ºC.

Este mês levo, até ao dia de hoje, uma média das mínimas de 11,6ºC contra 11,4ºC da estação meteorológica.

Última edição:
Seringador disse:
Boas,

Dan, tens dados comparativos com o ano passado ou outros dados? Era bom para se tirarem algumas ilações. Visto que no ano passado as temperaturas estiveram acima da média até início de outubro e parece que este ano Setembro está mais fresquito :confused:

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/tn08575_1yr.gif

tenho dados de Setembro para os anos 2003 e 2004:

Setembro 2004/2005
11,8ºC 26,0ºC 18,9ºC

Setembro 2003/2004
12,3ºC 26,6ºC 19,5ºC

Este ano o mês de Setembro vai mais fresco mas deve acabar com anomalia positiva se as previsões se confirmarem.

Última edição:
Fil disse:
Aljezur: 4.3ºC :eek:

Tenho reparado nos valores particularmente baixos apresentados por esta estação, tendo em conta a sua localização.
Este mês de Janeiro, por exemplo, apresentou muitos dias com valores negativos e alguns deles da ordem dos -7ºC.
Também reparei que o Instituto de Meteorologia não leva estes dados muito a sério, pois nunca vi alguma referência a eles e, no mapa de distribuição da temperatura mínima para o mês de Janeiro de 2005, a área de Aljezur aparece com uma temperatura de 4ºC. Isto não poderia ser possível se fossem considerados válidos os dados desta estação meteorológica.

Última edição:
Os valores serão capazes de subirem de facto sobretudo a partir de 23/24, contudo as noites irão ser mais frescas, pq as horas de energia solar já são menores. A partir deste fim de semana vamos ver se a grande mudança acontece, eu estou crente que sim.... :( :wacko:

Dan disse:
tenho dados de Setembro para os anos 2003 e 2004:

Setembro 2004/2005
11,8ºC 26,0ºC 18,9ºC

Setembro 2003/2004
12,3ºC 26,6ºC 19,5ºC

Este ano o mês de Setembro vai mais fresco mas deve acabar com anomalia positiva se as previsões se confirmarem.

Tenho também os dados de Setembro de 2001 e 2002.

(2001) 11,1ºC / 25,5ºC / 18,2ºC

(2002) 11,4ºC / 23,2ºC / 17,3ºC

Última edição:
O de 2001 foi o mais frio dos exemplos e tb 2001 foi um inverno com muita neve a Norte, mas a chuva nesse ano foi demais...

Seringador disse:
O de 2001 foi o mais frio dos exemplos e tb 2001 foi um inverno com muita neve a Norte, mas a chuva nesse ano foi demais...

Novembro e Dezembro de 2001 foram bastante frios. O mês de Dezembro ainda é o mês mais frio deste século (ainda só leva 5 anos :)) Foi nesse mês que os rios gelaram com vários dias a registar mínimas de -6ºC /-8ºC e até -10ºC na noite de Natal.

Última edição:
O Setembro vai ser seco e com alguma precipitação inicial em Outubro, contudo ainda veremos alguns dias soalheiros, esperando um Outono com precipitação abaixo da média de início e as temperaturas na média, depois para Novembro com um NAO negativo o anticiclone dos Açores desloca-se para Sul permitindo o fluxo das frentes mais a sul ajudadas pelo jetstream polar mais a sul mas, este Inverno vai ser violento e tormentoso ;)

Segue o Verão :disgust:
Hoje a temperatura variou entre 8,4ºC e 27,0ºC aqui em casa e na estação meteorologia a máxima ainda foi mais elevada.