Seguimento - Setembro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O pluviometro de Santana deve estar entupido.:hehe:

Cheira-me a problemas de electricidade e/ou comunicações, não é raro no norte da Madeira numa situação destas. A ver o que o Rog diz.

r78g1800.gif

anim-93.gif

(24-09-2008)

T.máx: 26.4ºC:hehe:
T.min: 15.3ºC:cold:

Cheira-me a problemas de electricidade e/ou comunicações, não é raro no norte da Madeira numa situação destas. A ver o que o Rog diz.

Agora na actualização das 18h UTC, a estação de Santana voltou a registar 0,0mm de precipitação.

Fui então ver o histórico da estação de Santana, e deparei-me com estes valores:
santana-1.jpg

De notar que o Rog registou 27,7mm entre os dias 17 e 22.

Os valores de temperatura da estação de Santana parecem-me "normais".
Logo a única explicação que vejo é que alguém se esqueceu de dar um verdadeiro banho ao pluviometro.:p

Durante a tarde lá tive as tão aguardadas trovoadas, não foi possível fazer registo visto serem tão dispersas no tempo.. quase uma em cada cinco minutos.. depois coloco algumas fotos de algumas nuvens
registei 12,1mm
pelo lado sul da ilha a precipitação foi mais intensa
16,4ºC
94%HR
1016hpa

min 15,5ºC
max 23,8ºC
prec 12,1mm

Agora na actualização das 18h UTC, a estação de Santana voltou a registar 0,0mm de precipitação.

(...)

Logo a única explicação que vejo é que alguém se esqueceu de dar um verdadeiro banho ao pluviometro.:p

Sim, eu sei que é muito fácil criticar, mas não posso deixar passar isto.
Realmente é inadmissível esta falta de cuidado por parte de uma instituição pública.
Revela falta de cuidado e rigor com os dados recolhidos e apresentados, resultante da falta de observação e vigilância dos instrumentos meteorológicos.

Já a algum tempo tenho verificado isso, a estação de Santana, (que curiosamente fica em São Jorge no Farol), não regista os valores de precipitação. Deve ter algum problema no pluviometro, o local não é de fácil acesso se não já la tinha ido ver o que se passa.

Neste momento tenho 17,6ºC... talvez ainda hoje tenha uma nóva mínima do dia...:D

Humidade a 94%
Pressão a 1016 hPa
Vento a 8,0 km/h de O (270º)
Ponto de Orvalho nos 16,6ºC