Seguimento - Setembro de 2007

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Esta noite parece que vai ser quentinha por aqui, apesar do IM prever 11ºC de mínima. A esta hora a temperatura ainda vai em 20,0ºC, e o ritmo de descida é de apenas -0,3ºC/hr.

Em boa parte do interior centro e sul poderão registar-se mínimas tropicais, como por exmeplo na cidade mais alta de Portugal, a Guarda.

DANIEL_VILÃO: Porque afirmas que "Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)" ?

Eu também reparei que Estremoz regista temperaturas estranhamente muito mais baixas que Elvas, mas isso pode-se dever á própia localização da estação.

ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima - 20,8 ºC (07h12); Temperatura máxima - 33,6 ºC (14h53); Temperatura actual - 27,6 ºC; Pressão atmosférica - 1011 hPa.

DANIEL_VILÃO: Porque afirmas que "Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)" ?

Olá a todos !
Primeiro que tudo, desconfio um pouco das mínimas dessa estação porque acho que são muito divergentes das registadas nas regiões circundantes e, segundo porque confio nos teus registos de Estremoz.
A partir dos teus dados, podem ver-se algumas diferenças algo significativas em termos de registos de temperatura relativos à EMA de Estremoz, nomeadamente no que toca às temperaturas mínimas.
De qualquer forma, essa EMA até nem é a que mais me parece falhar nos registo das mínimas.
Que o diga as estações de Alcobaça, Figueira da Foz e Almada, que são as que me parecem ser mais flagrantes e absurdas.

Máximas 02/SET (Lisboa):

Alhos-Vedros 33,2
LX-Gago 32,7
Moita 32,7
Oeiras 32,2
Portela Sacavem 31,8
Montijo 31,6
LX-Geofisico 31,5
Almada 31,4
Queluz 28,9
Sintra/Granja 27,0

Amadora N/D
Moscavide N/D

Mínimas 03/SET (Lisboa):

Sintra/Granja 16,2
Queluz 16,5
Moita 17,7
Montijo 17,8
Oeiras 18,4
Portela Sacavem 18,6
Alhos-Vedros 18,8
Almada 19,0
LX-Geofisico 19,1
LX-Gago 20,0

Amadora N/D
Moscavide N/D

Fontes:
ogimet.com * meteoclimatic.com * wunderground.com * Daniel_Vilao * Páginas Pessoais

Bem, acho que é melhor o meio termo, isto porque a minha estação é amadora e porque também está localizada a cerca de 5 metros acima do solo. Quanto aos valores da estação do IM, acho que apresenta as temperaturas mínimas relativamente baixas (sobretudo nos dias mais frios) porque talvez esteja demasiado abrigada; também nos dias demasiado quentes apresenta valores máximos superiores à da minha estação.
Conclusão: eu penso que, pelo facto da estação do IM estar mais perto do solo, apresenta sempre maiores valores de amplitude térmica; mas isso não implica erros de dados, pelo que terá sempre de se utilizar o meio termo na interpretação dos dados.
O exemplo de hoje é bastante claro: às 7h00 estavam 15,7 ºC na estação meteorológica do IM, enquanto que a minha estação marcou uma mínima de 20,9 ºC às 6h27 (daí eu sempre referir que os dados que forneço são da minha estação e não da estação do IM).
Penso que este facto ocorre igualmente em outros sítios do país; daí a necessidade de ponderar sempre a leitura de dados.

Olá a todos !
Primeiro que tudo, desconfio um pouco das mínimas dessa estação porque acho que são muito divergentes das registadas nas regiões circundantes e, segundo porque confio nos teus registos de Estremoz.
A partir dos teus dados, podem ver-se algumas diferenças algo significativas em termos de registos de temperatura relativos à EMA de Estremoz, nomeadamente no que toca às temperaturas mínimas.
De qualquer forma, essa EMA até nem é a que mais me parece falhar nos registo das mínimas.
Que o diga as estações de Alcobaça, Figueira da Foz e Almada, que são as que me parecem ser mais flagrantes e absurdas.

Máximas 03/SET (Lisboa):

Moscavide 33,7
Alhos-Vedros 32,3
LX-Gago 31,9
Moita 31,7
Portela Sacavem 31,2
Montijo 30,6
Oeiras 30,3
LX-Geofisico 29,1
Almada 28,9
Queluz 28,9
Sintra/Granja 27,0

Amadora N/D

Fontes:
ogimet.com * meteoclimatic.com * wunderground.com * Daniel_Vilao * Páginas Pessoais

Última edição:
Boas, por aqui, céu com algumas nuvens durante todo o dia e registei as seguintes temperaturas:

Temperatura Máxima: 25.5ºC
Temperatura mínima: 19.2ºC
Temperatura actual: 24.3ºC

Olá a todos !
Por cá, o dia foi quente, tendo-se registado uma temperatura máxima de 33,7 ºC.
Saí de casa por volta as 15:30h, com 33,0 ºC em Moscavide.
Junto às estações de serviço de Alcochete, reparei que estavam 25,5 ºC.
Cerca de meia-hora depois, já em Setúbal, o carro marcava 26,0 ºC.
Estava uma brisa fresca e agradável naquela cidade.

Neste momento está uma noite agradável, com 24,1 ºC.