StormRic
Furacão
tempestades para a malta do sul

tempestades para a malta do sul
Em faro (cidade) desde as 7h já caíram 8,0mm, vai chovendo não muito forte mas persistentemente.
Pode ser chato eu estar quase sempre a falar do mesmo, mas só quem vê como isto está todos os dias é que sabe e pensa o quão mau vai ser o próximo verão senão chover como deve de ser, já falei com um familiar meu que é agricultor sobre esta situação e o que ele disse foi que se isto continuar assim chegamos a março e o rio já não tem uma pinga de água, a barragem já está nos 49%, no verão baixa para menos de 30% de certeza, as árvores no verão já estavam a começar a secar mas depois veio outubro e salvou tudo, nada disto é normal e nem as pessoas mais velhas se lembram de ver isto assim em pleno final de dezembro, até em 2012 havia mais água...durante os próximos 3 meses tinha de chover o suficiente para o rio encher pelo menos 5 ou 6 vezes e assim é que o nivel da barragem normalizava mais, o que duvido que aconteça...A ribeira do Beliche está com um caudal de Abril ou início de Maio.
Até Abril terá de vir um mês com 100 e tal mm. E os outros terão de ficar acima dos 50 mm. De outra forma será mais um ano seco com sobreiros e azinheiras a morrer, fontes secas, barragens a ficar sem água e ecossistemas a morrer.
Depende de onde estiveres a falar penso que Portalegre tem uma média anual de 850 e tal mm, na zona da serra ainda será mais, Elvas, Avis, campo Maior e por aí fora é que estão dentro desses valores que referisteBoas,
A chuva de dia 28 e de ontem foi boa para a rega mas ainda não é suficiente para caudais, está tudo na mesma, duvido que isto normalize até março pelo menos, não é fácil, sem ser as duas ribeiras mais nada corre e mesmo assim estão ao nível normal de maio, nem sequer tem força para chegar á barragem...
2015 está a chegar ao fim e as estações aqui da zona nem aos 400mm anuais chegam, o normal penso que é entre 500-600mm, ano para esquecer portanto...
Não sabia que era assim tanto...no máximo pensava que seria 700mmDepende de onde estiveres a falar penso que Portalegre tem uma média anual de 850 e tal mm, na zona da serra ainda será mais, Elvas, Avis, campo Maior e por aí fora é que estão dentro desses valores que referiste![]()
Basta ires ao site do ipma e em baixo encontras as normais climatológicas e depois é só fazeres as contas:Não sabia que era assim tanto...no máximo pensava que seria 700mm
ah sim, enganei.me então, eu sabia que era mais que aqui mas não sabia que era assim tantoBasta ires ao site do ipma e em baixo encontras as normais climatológicas e depois é só fazeres as contas:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade/?localID=12&cidadeID=15