Seguimento Sul - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por aqui, foram 22 mm e no total foram 30mm, no ano passado choveu 28 mm. :D Foi uma bela surpresa, ando afastado das previsões dos modelos, mas não vi nada previsto.

Pedras d'el Rei pela consistência dos valores diários e mesmo em períodos de tempo menores talvez esteja correcto. Mas pode dar-se o caso de ambas as estações terem sido calibradas da mesma maneira, pela mesma pessoa, e portanto haver uma incorrecção comum.
O valor da EMA do IPMA de Tavira, para o acumulado total destes mesmos dois dias (28,9 mm), está estranhamente inferior ao de todas as estações nas redondezas, mas ainda falta confirmar a exata posição dessa EMA no mapa.

93,2 mm (50,8 +42,4) Quinta da Bela Vista (Pedras d'el Rei).

91,4 mm (51,6+39,8) Luz de Tavira (Pedras d'el Rei).

66,4 mm (46,0+20,4) Luz (Fundo).

58,4 mm (26,2+32,2) Quinta Omonte (Tavira).

54,1 mm (25,9+28,2) WS1 (Tavira).
,
54,1 mm (35,1+19,0) Quatrim do Sul (Moncarapacho).

53,6 mm (31,6+22,0) MeteoSalinas (Tavira).

51,6 mm (22,1+29,5) Porta Nova (Tavira).

49,8 mm (19,1+30,7) Monte Agudo (Santo Estêvão).

40,9 mm (24,6+16,3) Arroteia de Cima (Luz).

38,8 mm (17,5+21,3) São Marcos (Tavira).

38,1 mm (18,0+20,1) Barroqueira (Estiramantens)/Casa de Iris

37,1 mm (4,6+32,5) Vale d'el Rei (Tavira).

36,6 mm (20,8+15,8) Moncarapacho.

36,3 mm (15,7+20,6) Vale Rosado (Conceição).

31,4 mm (16,7+14,7) Conceição.

31,0 mm (9,1+21,9) Santa Catarina Fonte do Bispo.

Só foram incluídas na lista estações com mais de 30mm. No entanto, dentro da zona delimitada por este conjunto de estações, não há estações com valores menores do que 30mm.
A estação fica no centro de moluscos, junto da Ria Formosa. :D

Última edição:
Esses quase 100 mm em cerca de 12h ou nem isso não será valores demasiados elevados???
Sinceramente muitas estações amadoras levantam sempre muitas dúvidas!
É o que eu penso que pode ser o caso. No entanto como escrevi, são duas estações com valores muito consistentes entre si, mas que não é de excluir ambas terem o mesmo erro porque podem ser mantidas pela mesma entidade.
Aqui o radar era fundamental para tirar a dúvida. :dry:

Por aqui, foram 22 mm e no total foram 30mm, no ano passado choveu 28 mm. :D Foi uma bela surpresa, ando afastado das previsões dos modelos, mas não vi nada previsto.

A estação fica no centro de moluscos, junto da Ria Formosa. :D

Pois é, e estou a pensar que a altitude de apenas 2 metros não permite comparar os seus acumulados com os de estações certamente mais elevadas.
Por outro lado, quando esta estação tem acumulados realmente grandes, então é porque choveu mesmo muito.
Pode-se tentar verificar comparando noutros eventos de Sul as diferenças para todas aquelas estações amadoras nas redondezas.

Estação: Estação Meteorológica de Tavira / Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (883)
Coordenada: Lat. 37º7'12''N / Lon. 7º37'12''E / Elevação: 2 m

Exactamente, praticamente nada esteve previsto e o próprio IPMA só dava possibilidade de aguaceiros.
O IPMA ontem esteve impecável quer no aviso e quer na actualização constante da descritiva, não me recordo de ver a descritiva ser actualizada 2/3 vezes.

O IPMA ontem esteve impecável quer no aviso e quer na actualização constante da descritiva, não me recordo de ver a descritiva ser actualizada 2/3 vezes.
Só o GFS viu tais valores foi o único basicamente...
Por outro lado obviamente algumas estações amadoras levantam sempre muitas dúvidas

Só o GFS viu tais valores foi o único basicamente...
Por outro lado obviamente algumas estações amadoras levantam sempre muitas dúvidas
Não percebo porquê, sabendo a imprevisibilidade elevada destes fenómenos. Em situações cujas células têm um movimento lento e estão em constante desenvolvimento sobre uma determinada zona, como ocorreu neste caso, é bem possível gerar acumulados bastante significativos pontualmente. Ainda por cima havia registos de atividade elétrica, portanto o potencial para serem células fortes estava lá.
Não confirmo os acumulados, pois não sou da zona, mas também não levanto dúvidas dado que na minha localidade já presenciei situações pontuais, mas significativas e que passaram completamente despercebidas. O mesmo acontece noutros locais e nós nem imaginamos.

O engraçado disto tudo é ser novamente nos mesmos locais do último evento.
Entretanto tudo demasiado a litoral e numa faixa estreita. Vale o que vale...
Sorte daqueles que viram/ estão a ver chuva em Dezembro ;)
Mas sinceramente tenho a sensação de que aquela zona tem mais trovoada que as restantes zonas da costa do Algarve. É claro que posso estar a ter memória seletiva para os eventos onde "não choveu nada no meu quintal". :D É pena não termos acesso aos dados passados das DEAs, pois resolviam-se logo estas questões...

Boas,

0.3mm acumulados ontem em Arronches, 1mm mensal. Ou as previsões mudam ou este mês de dezembro tem potencial para ser dos mais secos de sempre.

Depois de 2 anos bons em termos de precipitação, começo a acreditar que estamos a entrar num novo ciclo seco. Aquele anticiclone de 1035/1040hpa às nossas latitudes em constante restabelecimento não permite antever boas perspectivas para os próximos tempos.

1,8ºC de mínima.

Bom dia! Vista panorâmica das células que aparecem no radar a entrarem por Setúbal.
Aqui começou agora a chover. Trovões audíveis ao longe.
IMG_20241213_114607.jpg

Anexos

• Screenshot_2024-12-13-11-48-03-247_pt.ipma.meteo.webp
    Screenshot_2024-12-13-11-48-03-247_pt.ipma.meteo.webp
    40.1 KB · Visto: 3
Mas sinceramente tenho a sensação de que aquela zona tem mais trovoada que as restantes zonas da costa do Algarve. É claro que posso estar a ter memória seletiva para os eventos onde "não choveu nada no meu quintal". :D É pena não termos acesso aos dados passados das DEAs, pois resolviam-se logo estas questões...
Foi só reclamar e formou-se logo uma trovoada a sul sobre o mar, vou ouvindo uns trovões agradáveis. :hehe:

Foi só reclamar e formou-se logo uma trovoada a sul sobre o mar, vou ouvindo uns trovões agradáveis. :hehe:
Quem não chora, não mama. :D

A minha sensação é que Albufeira tem mais trovoada que eu, existem excepções e este ano é a excepção. :D É a variabilidade climática interanual normal, o Barlavento parece que tem menos e o Sotavento tem mais, mas Albufeira está no meio. :D