Seguimento Sul - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
POr cá tenho pouco mais de 1,6mm, ou seja nada de chuva de jeito. E fazia falta aguinha.

A temperatura é de 6,5ºC e lá vai anoitecendo.

Pressão nos 994hPa e o vento tem vindo a intensificar-se, quase sempre do quadrante N.

Assunto para discussão, não tenho bem a certeza se é assim. Um exemplo é o pós frontal de uma frente fria, com temperaturas a 850 hpa negativas, e onde muitas vezes ocorrem trovoadas. As condições necessárias para conveccão, entre outras, é a existência de grandes diferenças de temperatura entre os vários níveis da atmosfera. E isso consegue-se com um par +20, -15 no Verão, mas temos a mesma diferença com 0, -35. Uma das causas pode ser a falta de ar suficientemente frio a 500 hpa. Mas visto os valores de CAPE e de LI não serem muito maus, acho que a principal causa para o apagão das células ao entrarem em terra pode-se dever ao diferente sentido dos ventos nos diferentes níveis da atmosfera, temos lestes perto da superfície e sudoeste em níveis mais altos, o que pode acabar por desorganizar e destruir as torres.

Está muito frio em terra David, CAPE só no mar[/URL],

gfspicape003.png

em Terra a atmosfera está muito estável com estas temperaturas, na água estão uns 16 ou 17 e em terra cai para os 7 ou 8ºC. Dá uma olhadela nos mapas do Lightining Wizard. O vento que referes até poderia era beneficiar a convecção ajudando a manter as células mais tempo. Para compensar este frio em terra só tendo mesmo muito frio nos níveis altos, mas esta depressão é um tanto ou quanto estranha com calor nos níveis médios, não é daquelas clássicas depressões isoladas de sudoeste. Uma ou outra célula resistirá mas não por muito tempo.

Boas, por aqui, dia de céu nublado, chuva fraca e frio.

Máxima: 11.3ºC
mínima: 8.3ºC
actual: 9.3ºC

Precipitação: 10 mm

Qual é o mal de ter 100 mm num dia, a Madeira teve este mês, o Norte volta e maia tem, Lisboa não há muito tempo que teve, só o Algarve é que não tem porquê? Gostava de registar no meu pluviómetro 100 mm.:D Não se preocupem para chover 100 mm no Algarve só com gotas frias e eu não vejo nenhuma, se chovesse 100 mm o Algarve não ficava afogado, mais depressa o mar afoga o Algarve do que os 100 mm.:lol::D

Realmente, hoje a previsão um bocado estranha, chuva forte não vi, trovoadas essas há muito que desapareceram e vento só moderado.:unsure: Chover forte no Algarve com vento de norte nunca na vida, nem hoje nem nunca.:lol: Domingo também não vejo precipitação por aí além aqui no Algarve, se chover uns 20 mm já será bom, vento esse sim vai soprar forte e a ondulação vai causar mais estragos na costa Algarvia.

David, seguindo a tua analogia de gradientes verticais, neste momento temos bom gradiente no mar, com uns 15º a -20º, mas em terra nem perto, gradiente insuficiente. Só se aos 500hPa tivessemos uns -30º ou menos, mas isso não temos, neste momento a temperatura aos 500hPa é mesmo próxima dos -20º, com uma temperatura nos níveis baixos a rondar uns 5º (portanto apenas cerca de 15º de diferença, muito pouco..). Aliás, o sítio ideal para veres isso é como disse o Vince os mapas do Lightning Wizard do Estofex, e veres os "lapse rates" em que vez tons vermelhos no mar e azuis logo em terra. Isso explica basicamente tudo que falaste!
:)

Mas sim, penso que também os ventos contrários naturalmente matam toda a organização das células formadas no mar. Isso sem dúvida! Mas atenção, isto não será talvez causa directa, mas sim este "wind-shear assassino" de células na verdade é já por si também em grande parte uma consequência dos gradientes térmicos terra-mar.

Penso que a persistência de ventos de E/NE normalmente acima do esperado pelos modelos em situações como temos visto este Inverno, será em boa parte explicado por brisas de terra constantes, devido à península estar muito mais fria que o mar, na verdade como que o "oposto" da Nortada no Verão, e neste caso não totalmente apanhado pelos modelos..

Bom, pelas várias explicações dadas, compreende-se o facto de o evento de hoje ter ficado um pouco aquém do esperado. Houve algumas variáveis com comportamento diferente do modelado pelos vários modelos!

Para já, fiquei com um acumulado de 10mm:rain: no Sitio das Fontes. A temperatura máxima foi de 11,1ºC e a minima de 6,3ºC. Neste momento estão 9.8ºC. A pressão atmosférica já está a subir, registando-se neste momento 993,5hPa. O vento esteve moderado, com uma rajada máxima de 46,7km/h.

Agora serão dois dias mais calmos, e Domingo se verá o que irá ocorrer! É acompanhar os modelos até lá...e depois ver se estes acertam ou não!;)

Fazer apenas um parêntesis para trazer a excelente fotoreportagem do expresso sobre as "demolições" na ilha da Fuzeta...

http://clix.expresso.pt/grafico-animado-veja-o-que-o-mar-destruiu-na-ilha-da-fuzeta=f565734

Não sei se será um erro meu mas escreve-se Fuzeta ou Fuseta... será o mesmo caso de Almancil e Almansil?

Uns escrevem Fuzeta, outros Fuseta, até no site da Câmara Municipal de Olhão está nas duas maneiras:

Freguesia da Fuseta
2007-3-20
A Fuzeta, segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572...

http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/menu_turista/concelho/freguesias/fuseta/

Por isso, essa também é a minha dúvida Agreste.:huh:

Parabéns ao Expresso pela magnífica foto-reportagem da ilha da Fuzeta:thumbsup:

Fazer apenas um parêntesis para trazer a excelente fotoreportagem do expresso sobre as "demolições" na ilha da Fuzeta...

http://clix.expresso.pt/grafico-animado-veja-o-que-o-mar-destruiu-na-ilha-da-fuzeta=f565734

Não sei se será um erro meu mas escreve-se Fuzeta ou Fuseta... será o mesmo caso de Almancil e Almansil?

Eu julgo que o correcto será "Fuzeta"! Mas já vi escrito das duas formas em vários locais. No site da Câmara de Olhão, aparece Fuzeta!
(PS: Não reparei que no site da Câmara estava das duas maneiras!!).

E será também "Almancil"!:D

Bom dia,

Depois de uma noite sem chuva, o dia amanheceu com um aguaceiro que me acompanhou desde Silves até Lagoa. No Sitio das Fontes rendeu 0,8mm:rain:, aqui por Lagoa pareceu-me que a intensidade da precipitação terá sido um pouco maior.

A temperatura minima foi de 9,6ºC registados às 0h39, e neste momento marca novamente os mesmos 9,6ºC! Às 4h56 marcava 11,0ºC!

O vento está fraco e a pressão atmosférica está nos 1008,4hPa e a subir.

Boas, por aqui, céu pouco nublado temporiamente nublado e aguaceiros.

Máxima: 15.6ºC
mínima: 7.3ºC

Precipitação: 2 mm

Boas noites,

Fotos do unico aguaceiro que me surpreendeu-me entre 14:15 e as 14:40 +- quando saia para o trabalho...

img1403d.jpg

img1404y.jpg

Depois quando passou o ceu manteve-se parcialmente nublado limpando para o fim do dia...

Neste momento noite fria com 9.4ºC e céu limpo...:cold:

Esta noite é olhos postos na Madeira :eek: (outra vez)