Estremoz: Um corredor de trovoadas de alinhamento oeste-este estende-se desde a Península de Setúbal/Grande Lisboa até à Espanha. Por aqui trovoadas frequentes e dispersas entre as 18h00 e as 19h00, com aguaceiros moderados.
Forte aguaceiro durante a meia-tarde de hoje. De resto apenas o vento marcou presença entre os cúmulos que corriam velozmente pelos céus entre os 20ºC de temperatura. A dar um cheirinho de primavera ...
Entretanto aqui fica o meu contributo para aquilo a que eu chamaria:
Colecção de Rios e Ribeiras do Algarve (2009/2010) - O Rio Vascão
![]()
![]()
![]()
Termino apenas para dizer que apesar da ponte permitir o atravessamento a pé, as guardas estão podres e qualquer carro a faz abanar. Não me parece que do plano original de estradas de 1946 para cá tenha tido muitas obras de conservação. O novo IC27 termina em Alcoutim...![]()
Quanto ao seguimento, passei o dia em Faro onde cairam alguns aguaceiros esporádicos com o céu parcialmente nublado....o célebre mija-mija.
Por cá abateram-se várias trovoadas com intensidade moderada.
Ainda chegou a haver granizada e tudo! Não foi de grande intensidade, mas aqui fica o registo do fenómeno.
Imagem de radar do momento:
![]()
A temperatura desceu dos cerca de 12ºC para os 9ºC e o vento soprou forte a muito forte com algumas rajadas de respeito.
Estou à espera da actualização das 20H do IM para ver quanto caiu, mas penso que uns bons 8 ou 9mm. Em Estremoz, às 19h, foi um abuso! 12,5mm
![]()
A actividade eléctrica foi grande, mas só pude ir fotografar já no fim do episódio, que ainda durou mais de uma hora.
Aqui ficam 2 fotos:
Uma apenas com o clarão:
![]()
E esta sim com um raio nuvem-nuvem:
![]()
PS- Estava a passar em rodapé no Telejornal da RTP1 que um homem morreu com a queda de um raio em Portel!Sabes alguma coisa David?
![]()
Um homem, de 41 anos, morreu, esta terça-feira, ao ser atingido por um raio, durante uma trovoada, quando trabalhava num olival numa herdade na freguesia de Monte do Trigo, no concelho de Portel (Évora), revelaram os bombeiros.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou à Agência Lusa que o alerta para a ocorrência foi recebido, às 15:48, pela corporação de bombeiros de Portel. «Outras pessoas que estavam a trabalhar no mesmo olival (¿) é que avisaram os bombeiros», disse a mesma fonte.
O homem, de acordo com o CDOS, «andava a limpar oliveiras», tendo-se resguardado «da chuva e da trovoada por baixo de uma» das árvores.
Para o local, foram mobilizados cinco bombeiros da corporação de Portel, auxiliados por duas viaturas. O olival onde se deu o acidente situa-se no Monte dos Hospitais, na freguesia de Monte do Trigo.
Estou em Lisboa, só soube agora. O único familiar meu que lá está é a minha mãe, que também não sabe de nada, mas nós moramos numa aldeia perto de Portel, não no centro da vila.
Foi no Monte do Trigo, freguesia 10 km a norte do Portel. Eu moro uns km a sul de Portel, de qualquer modo é de lamentar mais uma morte por condições meteorológicas adversas. Mas também foi falta de prudência estar debaixo de uma árvore aquando de uma trovoada.
Foi mija-mija foi, por volta das 17h20m se tivesses na zona da Penha na rua, logo vias o que era o célebre mija-mija.
Caiu um aguaceiro forte que durou cerca de 3 minutos, mesmo com o limpa-vidros no máximo, não se via nada à frente, tanto que o trânsito momentaneamente andava a uns 10 km/h acompanhada por um vento fortissimo.
Por aqui, em Olhão caíram 3 aguaceiros fortes ao longo do dia, um de manhã, e outro ao almoço e outro às 17h30m.
Máxima: 18.6ºC
mínima: 13.4ºC
Precipitação: 5 mm