Seguimento Sul - Fevereiro 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Respeito a sua opinião mas sempre registei assim e acho as temperaturas normais para serpa, e mesmo quando o anemómetro estava á sombra as temperaturas eram iguais

É precisamente devido a este tipo de afirmações que alguns, pelo menos por mim falo, desde então nunca mais comentaram ou levaram em consideração os seus dados, na forma como continuam a ser obtidos. Alguma experiência iria ajudá-lo a entender situações de medições erróneas ou menos fiáveis que iria conseguir detectar à distância. Qualquer tipo de sensor exposto a radiação solar directa ou difusa é logicamente afectado pela radiação em forma de calor que deturpa os valores medidos por qualquer tipo de sensor. É precisamente por isso que existem parâmetros de medição e instalação e instrumentos indispensáveis, como os abrigos de radiação. Sem estas condições, qualquer tipo de medição muito pouco tem de representativo.

Respeito a sua opinião mas sempre registei assim e acho as temperaturas normais para serpa, e mesmo quando o anemómetro estava á sombra as temperaturas eram iguais

Pode achar o que entender. Agora posso garantir (e não é a minha opinião, é a realidade) que não estão 28ºC em Serpa e muito menos 29,5ºC. Por todos os motivos já devidamente explicados pelos vários intervenientes deste tópico.

MAS COMO VÊEM A DIFERENÇA ENTRE ESTAR AO SOL OU Á SOMBRA É APENAS 1ºc

Está à sombra mas, a não ser que esteja num abrigo, também sofre a influência da radiação solar difusa e, como tal, acaba por também ter a temperatura inflaccionada.

MAS COMO VÊEM A DIFERENÇA ENTRE ESTAR AO SOL OU Á SOMBRA É APENAS 1ºc

E onde está esse sensor à sombra? E o que é que lhe garante que não está a apanhar radiação difusa? Você pode insistir à vontade, pode argumentar o que entender... Ou pode melhorar as suas condições de aquisição de dados. OU pode continuar a debitar dados errados. A escolha é sua... Obviamente que não conte que alguém acredite nos seus dados perante todas as condições que, pacientemente, foram sendo explanadas pelos intervenientes com a melhor educação e paciência.

Mais não posso dizer nem fazer. Quer acreditar nesses valores... Tudo bem, agora está a enganar-se até a si próprio.

O comparativo, usando dados de radiação solar global da estação do COTR de Serpa. É fácil comprovar os efeitos da radiação nas máximas. Nas mínimas o COTR é mais frio, o que é normal sendo uma estação agrária no campo menos afectada por calor urbano e mais afectada por inversões, etc. Até é provável que os dados do Luis sejam de facto de um local mais quente que o COTR, mas dificilmente tantos graus como tem reportado. Também seria útil cruzar com o vento, pois se estiver algum vento este disfarça parcialmente o efeito da radiação num sensor desprotegido. Há alguns dias com razoável radiação onde as diferenças não foram muitas, e desconfio que terá sido do vento.

serpa.gif

Pois o meu sensor é incorporado no anemómetro por isso essa alternativa não dá.mas obrigado na mesma pela sugestão

Luis Mestre:

O melhor conselho que te posso dar é, com calma e sem pressa (a pressa é inimiga da perfeição), ires dando uma vista de olhos nos diferentes tópicos desta secção:

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/24/

Mesmo para estações como a auriol existem algumas soluções que podem resultar muito bem. Por vezes podem ser sacrificados alguns componentes de uma estação mas podes obter soluções que interessem ao teu caso particular. Por exemplo numa auriol é possível sacrificar o anemómetro, permitindo fiabilidade de temperaturas através de um RS. Soluções ainda mais engenhosas são possíveis. A leitura dos diferentes tópicos poder-te-á dar uma ideia adaptada à tua situação.
Relembro um aspecto. Este fórum é público... Todos os dados são aceites, e mesmo quem não tem estação é convidado a participar. A partilha de dados é uma questão de bom senso... Se forem fiáveis melhor, se não forem tão fiáveis devem ter uma ressalva para as condições de aquisição. Se não forem fiáveis de todo pode-se sempre tentar melhorar. O espaço é publico e de partilha, mas certamente que cada um de nós fica mais feliz se sentir que os seus valores são representativos da realidade onde se inserem.

Espero (e encorajo-te) a tentares uma solução. Serpa ficaria a ganhar com o teu contributo e todos nós teríamos todo o gosto em ter uma estação de referência na localidade :)

máxima - 29,6ºc
actual - 27,8ºc
mínima - 9,3ºc
para já continuar publicar estas temperaturas, quando tiver mais tempo livre vou-me dedicar á adaptação da minha estação

Pois o meu sensor é incorporado no anemómetro por isso essa alternativa não dá.mas obrigado na mesma pela sugestão

Está incorporado num anemómetro? Eu também tenho o sensor incorporado no anemómetro e não foi isso que me impediu de meter mãos à obra e construir o meu RS que tem sido impecável e bastante eficaz. Hoje por exemplo tive uma máxima de 22.1ºC. Não há impossíveis ;)

sdc12727.jpg

sdc12751.jpg