Parece que o evento já deu o que tinha a dar. Agora só uns "farrapitos" para ir mantendo a estrada molhada.
Poderemos dizer "Até Domingo"?
Chove com intensidade moderada agora por aqui .....
Ali em Tavira chove mais no litoral que na serra quando a frente entra por sudoeste, sul ou sueste... em Faro deve ser igual.
Sim .... a verdade é que muito pouco tem chovido junto ao litoral, aliás os valores no litoral até estão de acordo com o modelado, na Serra e em especial na zona do Caldeirão (não é por acaso que esta região tem de média anual 1100 mm ou pelo menos tinha) é que tem chovido bastante mais e de forma até algo isolado.
Este mês leva 4 x mais do que qualquer outro sitio do Algarve ....
Para no litoral ter-se algo mais decente a precipitação tem que assumir mais forma convectiva que normal surge quando temos situações entre Sudoeste/Sul/Sueste ....
O ano também tem sido muito seco na Andaluzia. Este ano a sinóptica está muito desfavorável para o litoral algarvio, Andaluzia e Norte de Marrocos. Não se passa nada no Golfo de Cádis...
Colega Alentejano, sempre entendi "Farrapitos" aqui na zona (nunca se associa à neve pq aqui não neva aqui só vi nevar uma vez em 21 anos ) como a chamada chuva molha-parvos , ou seja, aguaceiros fracos. Daí a minha expressão "Farrapitos", para dizer que apenas vinha uns aguaceiros insignificantes após as linhas de instabilidade.Farrapitos!!!?
Tu não pronuncies essa palavra quase sagrada em vão que aqui a malta doente da neve entra em modo alerta!! hehehe
Bem passou a segunda linha de instabilidade e apesar de não ser tão intensa, foi mais demorada e rendeu 2mm em cerca de 30 minutos!
Neste momento a temperatura actual é de 9,9ºC e já se nota o fresquinho no ambiente!
Boas, por aqui, dia de céu nublado com aguaceiros.
Máxima: 17.7ºC
mínima: 10.2ºC
actual: 10.2ºC
Precipitação: 4 mm
Almancil teve 9.7 mm, Tavira teve 8.73 mm.
O meu pluviómetro não deve andar muito bem acho que conta menos do que realmente chove e às vezes tem falhas entre o medidor e a consola, às vezes só quando tiro as pilhas da consola e volto a colocar novamente é que a consola regista, o meu pluviómetro deve estar a dar o berro.
Gostei da previsão para o Alentejo para domingo pelo IPMA.
Somos mesmo uns sortudos.