actioman
Cumulonimbus
Mas não sei qual será o efeito, a vila nem está numa zona elevada, pelo contrário, normalmente quando aqui o vento é forte em Portalegre também tem de ser, não me lembro de uma situação deste tipo.
As rajadas de certeza que têm estado na ordem dos 70-80km/h
Agora está ligeiramente mais calmo.
Li num post teu que este ano irias montar uma estação completa, aguardamos com ansiedade, pois essa vila parece ser cheia de surpresas meteorológicas!
Grandes registos vão advir de ai certamente,
Rajadas dessa ordem são obra sim senhor, mas baseadas apenas em observação empírica... Calcular a velocidade do vento pela mera observação pode levar a grandes desvios da realidade. Em todo caso impossível não seria.
Eu passei ai uma boa parte da minha infância, aliás até ai nasci à moda antiga, em casa e com parteira! , tinha ai os meus avós e estava principalmente no Verão. Claro falo dos anos 70 e princípios dos 80. Não me interessava propriamente pela meteorologia ainda, por isso não tinha ideia de tão grandes diferenças com Elvas. Só o numero de geadas é incrível sim senhor. Grande Arronches!
É claro que a proximidade com a serra justificará em parte as diferenças.
Por cá o vento voltou a soprar novamente, mas nada de especial, de destaque foi como já anteriormente reportei, entre as 20h30 e as 21h30 aproximadamente.
Agora já está de Oeste e vai paulatinamente rodando até chegar a NW.
No gráfico da EMA do IPMA é bem visível o período da estranha acalmia que referi:
A temperatura actual ronda os 12ºC a 13ºC e vai descendo . O céu varia entre o pouco nublado e o nublado com nebulosidade baixa a passar a grande velocidade.
Abraço e bom descanso.