trovoadas
Cumulonimbus
O que vale é a humidade/ausência de radiação solar. Por Albufeira mal molhou o chão. Ainda vai caíndo um pingo aqui outro acolá...Em Faro vai chovendo fraco!
O que vale é a humidade/ausência de radiação solar. Por Albufeira mal molhou o chão. Ainda vai caíndo um pingo aqui outro acolá...Em Faro vai chovendo fraco!
Em Faro vai chovendo fraco!
Por aqui, chove desde das 13h, sempre fraco, já acumulei 1 mm e devo ir a caminho do 2º mm, a EMA de Olhão segue com 1.6 mm.
Fevereiro já não acaba com 0 mm.
Dia de Primavera, as estrangeiras já andam de decote e pernas à mostra.
Só agora entendo os estrangeiros que diziam, quando eu era miúdo, que o Algarve tinha uma luz única no Inverno.
Ver anexo 1090Ver anexo 1091Ver anexo 1092
Aqui é mais forte que no Alentejo e Lisboa, e também é mais forte que na Costa Vicentina.Tem a luz do Mediterrâneo, embora banhado pelo Atlântico, mas essa luz não é exclusiva do Algarve, é comum ao sul do país, e a Lisboa também.
A luz e a sua interpretação é uma propriedade um bocado subjetiva. O mapa mostra energia por m2, ou radiação global, obviamente relacionada com a quantidade que chega à superfície. Nada tem a ver com a sua qualidade, como referes no post. Este mapa pode ser muito útil na questão energética, e.g: se todos os telhados no Algarve tivessem painéis solares, a região podia muito provavelmente ser autossustentável, com as baterias adequadas para a noite.Aqui é mais forte que no Alentejo e Lisboa, e também é mais forte que na Costa Vicentina.
Entendo o que queres dizer. Recordo quando era miúdo que o tema era às vezes abordado nos jornais locais. Falava-se que a luz do Algarve era única dada a exposição em anfiteatro voltado a Sul, a latitude, o clima. E que deveríamos aproveitar isso para ter estúdios de cinema vocacionados para o mercado nacional e Europeu, mas a ideia nunca deu em nada. Quem tem os estúdios são os italianos. Eu aqui noto a diferença entre Faro e Aljezur...A luz e a sua interpretação é uma propriedade um bocado subjetiva. O mapa mostra energia por m2, ou radiação global, obviamente relacionada com a quantidade que chega à superfície. Nada tem a ver com a sua qualidade, como referes no post.