De manhã, em Évora, estava o céu completamente nublado e caía aquela chuvinha fraca. Aos poucos foi abrindo, mas por volta das 14h estavam a aparecer umas nuvens muito carregadas.
Passei por Panóias (Ourique) pelas 16h e a visão era esta
Mais à frente, a caminho de Odemira, em Santa Luzia (Ourique), olhei para o espelho lateral e decidi que não era tarde nem cedo e que tinha de apanhar aquela nuvem (16h20 +/-):
E o pôr-do-sol de hoje foi assim (as fotos estão uma miséria, acho que foi do cansaço ) e deu para ver a mesma nuvem às 17h30:
Bem tentei que a edição corresse bem, mas acho que tens razão, as condições não foram as melhores. Mesmo usando o raw, foi muito dificil abrir as sombras um bocado, coisa que das outras vezes me correm tão bem.Todas bem bonitas!
Claridade perfeita na primeira sob aqueles mantos de estratocumulus, e aquele cobertor espesso com margem bem definida foi bem apanhado. Estas nuvens têm a particularidade de parecerem ameaçadoramente escuras mas são uma simples camada compacta, especialistas em bloquear bem o sol.
Paz alentejana com ovelhinha e tudo...
Poente com aquele horizonte de sonho e uma nuvem de cara feia, bela composição.
Se achaste que a nitidez e as cores não ficaram como esperavas pode dever-se à humidade, notei o mesmo nas minhas fotos de hoje, algo difusas, é normal mas é o retrato da realidade (não é nenhuma miséria). Tenho experimentado sobre-expôr ligeiramente ao tirar a foto e depois ao editar escurecer de modo a repôr o ambiente pretendido. A medição da luz com o histograma ajuda (se calhar já fazes isso) de modo a cobrir toda a gama de luminosidade que o sensor permite registar.
Até que enfim... Alguma "acção" por aqui... Fartinho da Primavera já.Chuva fraca mas vento moderado a forte com rajadas. Rajada máxima de 53 km/h.
Até que enfim... Alguma "acção" por aqui... Fartinho da Primavera já.
À espera dela!