Boa Noite
Neste momento chove em Portalegre. Nem fraco, nem forte. O ideal para regar os campos que estavam a ficar secos de frio.
Os dias vão-se contando, já desde segunda-feira que ocorrem momentos de precipitação por esta cidade! No primeiro dia começou fraco, entretanto foi aumentando de intensidade até ao dia de hoje!
Faz falta, sim, para acabar com a seca fraca que já existia por estas terras. Que chova com fartura que não é demais.
Aliás, já há várias horas seguidas que chove aqui, embora com diferentes intensidades. Lembro-me que durante a tarde chuviscava, isto porque a humidade tem-se mantido
a 100%. Cem por cento já há vários dias! Curioso que estes fenómenos apenas acontecem aqui, provavelmente por se tratar de estar localizada na encosta da serra. Basta descer o resto da encosta e ao entrar na planície o momento começa a ser diferente.
Segundo, o IPMA, o acumulado, até agora, de precipitação, situa-se nos
12,5 mm. Todavia, a estação só começou a marcar a partir das 14h, e eu sei que esteve a chover nas horas anteriores. Posso arriscar que o acumulado durante este dia 30 de Janeiro se ficou nos 15 mm.
Juntando os episódios de precipitação dos dias anteriores, posso já dizer que o acumulado já foi além dos 20 mm. Talvez até mais, mas não me vou alongar.
UPDATE: afinal está a chover bem, agora.
Chove bem!
Portalegre leva quase 10mm mas a sul daqui, a estação netatmo tem
1.7mm e a EMA de Elvas, 1.2mm. Durante a tarde, mal choveu por lá. O sudeste do Alto Alentejo dá-se muito mal com entradas de NW mas mesmo assim, aqui em Arronches chove há várias horas. Típica situação em que fico na "fronteira".
Se vives na "fronteira", estás safo. Boa sorte por essas terras, apesar de perto uma da outra!