Seguimento Sul - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,
Chuva fraca mas persistente neste momento e a isto se resumiu este dia a partir do final da manhã, com algumas pausas. Excelente para os terrenos e caso amanhã chova mais pode ser que os cursos de água ganhem alguma vida. Hoje no caminho para Elvas não se viu um único curso de água a correr para além da Ribeira de Algalé (afluente do Rio Caia que desagua no mesmo, já à entrada da barragem) e mesmo assim é muito pouco.

11,5ºC estáveis.

Na sexta feira, poderão cair uns flocos no ponto alto da Serra de São Mamede. O GFS prevê cotas abaixo dos 900m durante a tarde, ainda com precipitação. Infelizmente não tenho possibilidades de lá ir. :hmm:

Chove bem! :rain:

Portalegre leva quase 10mm mas a sul daqui, a estação netatmo tem 1.7mm e a EMA de Elvas, 1.2mm. Durante a tarde, mal choveu por lá. O sudeste do Alto Alentejo dá-se muito mal com entradas de NW mas mesmo assim, aqui em Arronches chove há várias horas. Típica situação em que fico na "fronteira". :D

Boa Noite

Neste momento chove em Portalegre. Nem fraco, nem forte. O ideal para regar os campos que estavam a ficar secos de frio.

Os dias vão-se contando, já desde segunda-feira que ocorrem momentos de precipitação por esta cidade! No primeiro dia começou fraco, entretanto foi aumentando de intensidade até ao dia de hoje!

Faz falta, sim, para acabar com a seca fraca que já existia por estas terras. Que chova com fartura que não é demais.

Aliás, já há várias horas seguidas que chove aqui, embora com diferentes intensidades. Lembro-me que durante a tarde chuviscava, isto porque a humidade tem-se mantido a 100%. Cem por cento já há vários dias! Curioso que estes fenómenos apenas acontecem aqui, provavelmente por se tratar de estar localizada na encosta da serra. Basta descer o resto da encosta e ao entrar na planície o momento começa a ser diferente.

Segundo, o IPMA, o acumulado, até agora, de precipitação, situa-se nos 12,5 mm. Todavia, a estação só começou a marcar a partir das 14h, e eu sei que esteve a chover nas horas anteriores. Posso arriscar que o acumulado durante este dia 30 de Janeiro se ficou nos 15 mm.

Juntando os episódios de precipitação dos dias anteriores, posso já dizer que o acumulado já foi além dos 20 mm. Talvez até mais, mas não me vou alongar.

UPDATE: afinal está a chover bem, agora.

Chove bem! :rain:

Portalegre leva quase 10mm mas a sul daqui, a estação netatmo tem 1.7mm e a EMA de Elvas, 1.2mm. Durante a tarde, mal choveu por lá. O sudeste do Alto Alentejo dá-se muito mal com entradas de NW mas mesmo assim, aqui em Arronches chove há várias horas. Típica situação em que fico na "fronteira". :D

Se vives na "fronteira", estás safo. Boa sorte por essas terras, apesar de perto uma da outra!

Se vives na "fronteira", estás safo. Boa sorte por essas terras, apesar de perto uma da outra!
Sim, é verdade! É muito frequente isto acontecer, aquela zona mais a sul daqui tem grande potencial é em situações convectivas.
É notável a diferença de acumulados entre Portalegre e Elvas.

Bom dia,
Chuva a noite toda acompanhada de vento, as ribeiras já têm um melhor caudal finalmente!

Neste momento por Portalegre, continua a chuva fraca com Nevoeiro e algum vento

Chuva a noite toda acompanhada de vento, as ribeiras já têm um melhor caudal finalmente!

Hoje e amanhã irão ajudar a mitigar a crescente necessidade de água nos solos. Se durante estes dias tivermos cerca de 40/45mm já era bom.
Em Portalegre, desde as 14h de ontem, tinham chovido 22mm até às 9h desta manhã.
Nota: aquele valor em Elvas creio que estará influenciado por alguma situação no pluviometro... Creio que a manutenção, por parte do IPMA, deverá ser parecida à que ocorre nos radares...

Hoje e amanhã irão ajudar a mitigar a crescente necessidade de água nos solos. Se durante estes dias tivermos cerca de 40/45mm já era bom.
Em Portalegre, desde as 14h de ontem, tinham chovido 22mm até às 9h desta manhã.
Nota: aquele valor em Elvas creio que estará influenciado por alguma situação no pluviometro... Creio que a manutenção, por parte do IPMA, deverá ser parecida à que ocorre nos radares...
Talvez se consiga atingir esses valores, vamos ver se a frente de mais logo rende bem. Os modelos previam em grande parte para estes 3 dias entre 30/40mm.
Não sei se será falta de manutenção, ontem estive em Elvas durante a tarde e pouco choveu, o que vai ao encontro daquilo que a EMA registou.
A netatmo localizado a norte da cidade leva 5mm hoje, até agora o total do evento ainda nem aos 10mm chegou naquela zona, tal como já referi é o normal em entradas de NW, a chuva tem sido em grande parte orográfica.

A orografia penso que também explica a diferença entre os acumulados da minha estação e da estação do IPMA. A estação do IPMA está localizada na encosta da serra, enquanto a minha está quase à saída da cidade em terreno muito menos acidentado e bem longe das encostas principais do PNSSM.

Ainda assim, 6.6mm por lá.

A orografia penso que também explica a diferença entre os acumulados da minha estação e da estação do IPMA. A estação do IPMA está localizada na encosta da serra, enquanto a minha está quase à saída da cidade em terreno muito menos acidentado e bem longe das encostas principais do PNSSM.

Sem dúvida alguma @SpiderVV . Por exemplo, na passada terça-feira havia nevoeiro orográfico na área da Santana e do Semeador, onde havia inclusive precipitação, Onde vivo (perto do hospital) era possível ver a Lua. ;)

Neste momento sol em Vila Viçosa :huh:
Vento a intensificar-se na última hora, mas a chuva que foi fraca mas persistente durante a noite e manhã de hoje a dar "tréguas" agora. Boa chuva para regar e manter os niveis de água na parte superior dos solos, mas muito fraquinha para contrariar a tendencia seca deste inverno :dry: Não estava à espera de grandes chuvadas mas estava à espera de um pouco mais aqui para esta zona.. vamos esperar por logo à noite que é quando a chuva deverá ser mais intensa ;)

Ainda assim, 6.6mm por lá.
Então, mas a estação do IPMA de Portalegre, não fica lá em cima no Atalaiao?

Estado
Fechado para novas mensagens.