Seguimento Sul - Julho 2011

Eu estou na Praia do Vau, em Portimão.
Só para chatear a estação de Portimão do IM, que até é próxima daqui (embora muito particular pois está um pouco num buraco ali no aeródromo, especialmente para as mínimas..) tem estado há uns bons dias offline.
:angry:

Não sei a distância exacta daqui à estação do Sítio das Fontes.
E sim, claro que está algo abrigado o local, é natural que tenha extremos, nota-se nas mínimas, bem baixas, tendo em conta que está a meia duzia de minutos do mar, e aqui mínimas bem tropicais.
Mas daí a dizer que os dados estão errados com esta facilidade...
Enfim..

Dizer que podem não ser totalmente representativos de uma área mais vasta, tudo bem. Mas daquela zona, e vendo a montagem, são óptimos, mais do que reais penso eu.
E sim, a zona está abrigada da influência marítima, especialmente nas mínimas. Nas máximas também em dias em que a brisa de SW é pouco importante.
Ontem por exemplo foi um desses dias. Aqui junto ao mar, assim a "olhómetro", e depois por medições no carro, estimo que tenha ido algures aos 30º fim da manhã, para depois cair um pouco com a brisa, e ao fim da tarde, com o NW bem marcado, a trazer ar ali de zonas como a onde está a estação referida, estaria certamente perto dos 35º. Um grande bafo, e aqui apesar da influência marítima, com água até bem fresca estes dias.

Já hoje está um pouco mais de brisa de SW, e até na estação do Sítio das Fontes se nota isso um pouco.

Resumindo, parecem-me mais do que verídicos os dados dessas estação como é natural!

A estação do ecobcg não tem falhas. Dou um exemplo, existe em Lagoa no sítio do Canadá, uma estação meteorológica pertencente à Direcção Regional de Agricultura, onde a temperatura máxima registada por essa estação no mês de Junho foi a mesma que a estação no sítio das fontes obteve. Não conheço onde fica essa zona do Canadá em Lagoa, mas o ecobcg deve saber melhor que eu, onde fica essa zona e se a zona é perto do Sítio das Fontes ou é afastado.
A estação que refiro-me é esta: http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43

Boas, por aqui, dia de céu limpo e sigo com 28.2ºC.

Algarvio, a estação da DRA fica aqui bem próximo da cidade de Lagoa, e a uns 4,65km em linha recta da estação do Sitio das Fontes. Podes ver aqui um mapa que fiz:

Uploaded with ImageShack.us

Em anexo coloquei uns ficheiro kmz para o Google earth, com a localização desta estação e a do Sitio das Fontes.

De facto essa estação costuma ter temperaturas similares às do Sitio das Fontes, apesar de ainda estarem separadas por 4km. A da DRA fica situada numa encosta de um pequeno vale. Por acaso ainda nunca comparei as máximas e minimas de um mês completo destas duas estações, para tentar ver se são sempre similares, ou em que condições é que os valores são diferente e quand são iguais. A ver se o faço em breve.

Resta-me agradecer as palavras dos membros que vieram aqui "defender" os valores da minha estação!:D É bom sentir o reconhecimento de um trabalho que se tem vindo a desenvolver e se tem tentado manter sempre em boas condições.

No final deste ano vou preparar um breve estudo sobre os dados dos últimos anos, para tentar fazer uma breve pré-caracterização do "micro-clima" do Sitio das Fontes. 3 anos é pouco tempo, mas dá para ir tendo uma ideia.

Quanto aos valores de hoje, a máxima foi de 35,9ºC e a minima foi de 17,9ºC, neste momento sigo com 35ºC e vento fraco de SSE.

Anexos

Resta-me agradecer as palavras dos membros que vieram aqui "defender" os valores da minha estação!:D É bom sentir o reconhecimento de um trabalho que se tem vindo a desenvolver e se tem tentado manter sempre em boas condições.

No final deste ano vou preparar um breve estudo sobre os dados dos últimos anos, para tentar fazer uma breve pré-caracterização do "micro-clima" do Sitio das Fontes. 3 anos é pouco tempo, mas dá para ir tendo uma ideia.

Vamos a ver uma coisa jamais pus em causa os teus valores, apenas tentei perceber em que condição ou localização estaria colocada a tua estação. Dizer se estava colocada no forno do pão, era obviamente uma metáfora para caraterizar os valores registados na tua estação. Não consegui perceber muito bem a localização em termos de envolvente mas parece-me pelo resto que pode criar esse efeito sim senhor .....
Mas Silves conheço ...e parece-me que poderá ter valores idênticos não ???

É fantastico ver estes micro-climas, mas não gostava de viver lá no Verão :D

PS: Obviamente muito menos colocaria em causa o teu trabalho de vários anos ... simplesmente a tecnologia também pode falhar não ....

O caro membro Aurélio devia ter mais moderação no tipo de acusações e juízos de valor que faz das pessoas. Se é verdade que o MeteoAlentejo abusa bastante na excitação, você também não tem o direito de por em causa a credibilidade e o trabalho de uma pessoa como o ecobcg com provas dadas na qualidade do seu trabalho só porque os resultados não lhe sai-em como você deseja.

Não percebi o que disse na parte final, mas obviamente ninguem pos em causa o trabalho dele, muito longe disso ....nem fiz acusações e muito menos juizos de valor. Simplesmente disse que parecia que a estação dele estava num forno ... dada a grande diferença de temperaturas face a outras estações ... (efeito da localização ????conforme já disse o Vince e Vitamos)
Poucos valores vejo de Silves, mas esse local conheço e sinceramente parece que tem todas as condições para ter valores idênticos aos de Sitio das Fontes ..

Se eu for o maior programador do mundo, isso garante que tudo em que toco ou que todos os meus equipamentos nunca falhem ?????

Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 31.3ºC
mínima: 20.2ºC
atual: 24.4ºC

Estremoz:

Temperatura máxima = 36,7 ºC (16h05) :hehe::hehe:
Temperatura mínima = 19,2 ºC (05h28)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 30,7 ºC
Pressão atmosférica = 1009 hPa

Este mês: Temp. máxima = 36,7 ºC (dia 27); temp. mínima = 11,4 ºC (dia 18).

Aurélio, explica aí em que condições o vento roda de sudoeste para o quadrante norte no litoral do Algarve ... :D
Preciso de fazer contas para o próximo fim de semana.

Estremoz:

Temperatura máxima = 36,7 ºC (16h05) :hehe::hehe:
Temperatura mínima = 19,2 ºC (05h28)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 30,7 ºC
Pressão atmosférica = 1009 hPa

Este mês: Temp. máxima = 36,7 ºC (dia 27); temp. mínima = 11,4 ºC (dia 18).

Aurélio, explica aí em que condições o vento roda de sudoeste para o quadrante norte no litoral do Algarve ... :D
Preciso de fazer contas para o próximo fim de semana.

Não percebi essa .... se estava a falar a sério ou se era uma ironia, mas uma coisa lhe posso responder:
Não são assim tão poucos os dias em que isso acontece !!
A prova disso tem sido a primeira quinzena deste mês aqui no Algarve, dependendo somente da posição do AA !!

Seja como for previr em especial no sotavento se o vento sopra na parte da tarde de Sudoeste ou Norte é quase um martirio... em especial quando o vento não é moderado a forte ....

Não percebi essa .... se estava a falar a sério ou se era uma ironia, mas uma coisa lhe posso responder: Não são assim tão poucos os dias em que isso acontece !! A prova disso tem sido a primeira quinzena deste mês aqui no Algarve, dependendo somente da posição do AA !! Seja como for previr em especial no sotavento se o vento sopra na parte da tarde de Sudoeste ou Norte é quase um martirio... em especial quando o vento não é moderado a forte ....

Claro que falo a sério. Estão aí as apostas para o fim de semana (aqui) e tenho de fazer os cálculos para a máxima no Aeroporto de Faro para o fim de semana.