Seguimento Sul - Julho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Também ouvi esse trovão maior e vi um ou dois raios a Oeste mas foi só... Pelo radar não parece chegar com grande intensidade, apenas chuva.
Sim, também não acredito em nada de significativo... Mas veremos, choveu uns 2 minutos agora, ficou um cheiro a terra molhada...

O meu contributo sobre a trovoada do passado domingo à noite nas Minas de São Domingos, em Mértola. Foi uma noite incrível de trovoada com alguns aguaceiros fortes. Temperatura até depois da meia noite sempre a rondar os 30ºC.

PltOXCn.png

C0RSQaN.png

moDZFTB.png

O meu contributo sobre a trovoada do passado domingo à noite nas Minas de São Domingos, em Mértola. Foi uma noite incrível de trovoada com alguns aguaceiros fortes. Temperatura até depois da meia noite sempre a rondar os 30ºC.

PltOXCn.png

C0RSQaN.png

moDZFTB.png
No domingo estive em Santana de Cambas, cerca de 10km da Mina de S. Domingos (fui tocar na procissão da festa de Santa Ana... sou músico filarmónico :D) e assisti ao início da trovoada. Chegámos a Santana de Cambas às 17h30m sob um calor sufocante de 39ºC. Fizemos uma arruada, onde tocámos três marchas de rua e foi terrível... Depois estivemos à espera do início da procissão (iniciou às 19h) e foi o que nos valeu. A essa hora já começava a haver nebulosidade e muita poeira, que velava o sol e a temperatura era, por isso, mais suportável. Também soprava vento que ajudava a refrescar. A procissão, relativamente curta, foi suportável (para quem é músico filarmónico e toca na rua, sabe bem o que custa tocar um instrumento de sopro - clarinete, no meu caso - nestas condições...). Após a procissão tivemos um pequeno lanche e quando saímos, cerca das 21h, já se avistavam bastantes relâmpagos para S/SW. Chegámos a Moura às 22h30m sem qualquer vestígio de instabilidade e com um calor tropical horrível... só pela manhã de segunda-feira tivemos alguma trovoada e chuva de lama, ficando o ambiente ainda mais tropical...

cerca das 21h, já se avistavam bastantes relâmpagos para S/SW
Obrigado pelo relato! :thumbsup:

meu contributo sobre a trovoada do passado domingo à noite nas Minas de São Domingos, em Mértola.
Boas fotos.

Foi a primeira trovoada que entrou por VRSA e seguiu pelo vale do Guadiana.

Já entraram células:

Radar dessas primeiras células do Sotavento/Sueste Alentejano, até à meia-noite de dia 28.

No domingo estive em Santana de Cambas, cerca de 10km da Mina de S. Domingos (fui tocar na procissão da festa de Santa Ana... sou músico filarmónico :D) e assisti ao início da trovoada. Chegámos a Santana de Cambas às 17h30m sob um calor sufocante de 39ºC. Fizemos uma arruada, onde tocámos três marchas de rua e foi terrível... Depois estivemos à espera do início da procissão (iniciou às 19h) e foi o que nos valeu. A essa hora já começava a haver nebulosidade e muita poeira, que velava o sol e a temperatura era, por isso, mais suportável. Também soprava vento que ajudava a refrescar. A procissão, relativamente curta, foi suportável (para quem é músico filarmónico e toca na rua, sabe bem o que custa tocar um instrumento de sopro - clarinete, no meu caso - nestas condições...). Após a procissão tivemos um pequeno lanche e quando saímos, cerca das 21h, já se avistavam bastantes relâmpagos para S/SW. Chegámos a Moura às 22h30m sem qualquer vestígio de instabilidade e com um calor tropical horrível... só pela manhã de segunda-feira tivemos alguma trovoada e chuva de lama, ficando o ambiente ainda mais tropical...
Sempre tive o sonho de aprender a tocar clarinete :sad: fui para a banda filarmónica de Moncarapacho com esse objectivo mas como eu sou um gajo com muita sorte e como existia clarinetes em excesso, colocaram-me na caixa mas eu era tão bom na caixa que não dava uma para a caixa, as baquetas e eu não éramos muito amigos e andava sempre descoordenado. :D Acabei na trompa era uma maravilha em procissões com o calor soprar naquilo, andei uns bons anos depois o tempo foi escasseando não dava para esticar também muitos da minha altura foram saindo e aquilo mais parecia ser uma creche com putos de 6 ou 7 anos e não tinha paciência nenhuma para aturá-los. Para tirar uma nota mais alta na trompa, jasus e às vezes não saía o problema era da trompa. :D

Temperaturas máximas absolutas em Julho:

Martim Longo 2024: 43.7ºC
Martim Longo 2023: 40.8ºC

Deve ter sido batido o recorde da estação para Julho e ficou a 0.1ºC da máxima mais alta registada que foi em Agosto de 2021 com 43.8ºC.

Fóia 2024: 34.3ºC
Fóia 2023: 32.2ºC

Julho acaba e Agosto começa com aviso amarelo no Algarve. :calor:

Temperaturas máximas absolutas em Julho:

Martim Longo 2024: 43.7ºC
Martim Longo 2023: 40.8ºC

Deve ter sido batido o recorde da estação para Julho e ficou a 0.1ºC da máxima mais alta registada que foi em Agosto de 2021 com 43.8ºC.

Fóia 2024: 34.3ºC
Fóia 2023: 32.2ºC

Julho acaba e Agosto começa com aviso amarelo no Algarve. :calor:
Não deixa de ser engraçado baterem-se records num ano em que o Verão até está bastante "normal" .... dá que pensar... será apenas um questão sorte e estaremos a passar por entre os pingos da chuva?...
Dá a entender que o potencial está cá, apenas não se concretiza...