É rarissimo o tempo estar normal...as médias climatológicas não revelam a frequencia dos estados do tempo, apenas são uma médias bruta das temperaturas, precpitação ou insolação..
No caso da Precipitação, o nosso clima é pródigo em não respeitar as normais...podemos ter verões que não chove e outros em que 3 trovoadas largam 100mm.
E no Inverno muitos anos podemos ter bloqueios anticiclónicos e noutros bloqueios depressionários, e as quantidades de chuva são totalmente diferentes.
Portanto a normalidade reflecte apenas a média de todas as situações anormais.
Quanto a esta situação especifica,tivemos uma cut-off bastante forte para a época...mas são coisas que acontecem especialmente na estação de transição.
Em Maio/Junho o jet subtropical está normalmente a latitudes proximas á nossa, pelo que podemos ser afectados quer por situações em que a dorsal avança trazendo calor, quer por eventos mais frescos em que temos ar das latitudes temperadas a afectar-nos.
O mesmo sucede depois a partir de Outubro, quando o jet volta a descer..
O ano passado até foi mais estranho,houve aquela onda de calor em julho a que se seguiram varios dias em que tivemos uma perturbação em altura que deu fortes trovoadas no nordeste e tempo nublado e fresco no resto do pais..