talingas
Nimbostratus
Aguaceiro de pingas grossissimas neste momento! Clarão avistado e respectivo trovão agora mesmo.
Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
Até ouvi um barulhinho a acompanhar o relâmpago antes do trovão. Ou estou alucinar, mas foi muito perto este.Mais uma bomba, estes andam a cair no solo. Chove bem com pingas grossas.
Céu limpo pelos Algarves, um pouco mais quente que nos últimos dias mas ainda bastante agradável. Dia Primaveril!
Agora vai começar o "desconfinamento" dos consumos. Vamos ver o que resta em Setembro.
Sábado passei pela fonte de Paderne para ver com os "próprios olhos" a dita completanente seca! Nunca a vi seca mesmo no final do Verão mas pronto venham abacates que é o que se quer!
Pois a questão não é até agora mas daqui para a frente. Estamos claramente a viver um período dificíl a nível de recursos hídricos. Actualmente nem sei se alguém está atento aos níveis piezométricos nomeadanente em alguns sistemas. Faz-me confusão ter-se falado tanto em 2005 da salinidade dos aquíferos e actualmente nada quando o cenário de 2005 já começa a ser uma criança. A meu ver é apenas devido a Odelouca. Como está garantido o abastecimento público o resto não interessa!As fontes cársicas que alimentam a cascata do Pego do Inferno também têm secado desde que meteram uns furos para laranjeiras na Asseca! Mas como hoje em dia a água é canalizada e vem das barragens ninguém quer saber das fontes naturais ou dos poços públicos. Por exemplo, em Cacela há décadas que a população perdeu acesso aos poços públicos e à água da Fonte Santa, na Ribeira de Cacela-Velha.