Boa dica... fui agora espreitar e também vejo os clarões aqui de Silves, estão a SE. São de uma célula que está a passar a S de Faro, com um rumo para NNE.
O limite oeste da célula consegue-se avistar daqui, está mesmo aqui por cima, de um lado praticamente céu limpo, de outro tudo fechado e observam-se muitos clarões a sueste.
A principal parte da célula passou a Este daqui, e por cima de Silves ainda apanhei com um dos bordos da mesma. Cairam uns pingos bem grossos, mas não contabilizou nada em Silves. No Sitio das Fontes deu 0,6mm acumulados. O grosso da precipitação parece-me que caiu aqui mesmo a E de Silves, e a N do Sitio das Fontes, pois mesmo de noite consegui-se vislumbrar uma forte cortina de precipitação.
Fiz um video interessante, depois de o editar coloco-o aqui.
Alandroal: Chuva moderada e trovoada relativamente forte. Neste momento já cruzou o Alandroal e segue lentamente em direcção norte (Vila Viçosa/Borba). O céu apresenta-se quase limpo a sul e sudoeste.
Depois de um primeiro "round", acordei por volta das 05h com nova trovoada aqui por cima de Silves. Ainda caiu um aguaceiro que rendeu 1,5mm aqui em Silves. A trovoada durou cerca de 40 minutos e rendeu mais alguns raios filmados.
Neste momento o céu está parcialmente nublado, com 23,2ºC no sitio das Fontes e vento fraco de Sul.
Esta noite, quando cheguei a casa quase à 1 h da manhã, que pelos raios eu vi , até ouvi aos rugidos. Pena não ter caído nadinha. Passa tudo ao lado. Será que resulta, da última vez resultou.
Por volta da 1 h da manhã tinha 23ºC um verdadeiro caldo.
Sigo com céu nublado com abertas e 23.7ºC.
Acordei hoje, por volta das 8:30, ao som de trovões, com uma cadência impressionante. Choveu durante uns minutos.
Depois limpou e tivemos uma manhã de sol e bastante quente e abafada.
Agora começam a explodir células a oeste, já se ouvem trovoadas e já há manchas vermelhas no radar de precipitação, na zona de Ferreira do Alentejo, Grândola. A ver no que isto dá.