Seguimento Sul - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
a de Beja não deve durar muito mais tempo pois o mesmo cisalhamento deve estar a chegar lá.

Já é visivel daqui de Carcavelos um abaixamento brutal da altitude do topo, também observável no perfil vertical do eco de radar:
coMcL3B.jpg

Bem feito Vince, eu estive para pedir a alguem que fizesse GIF, porque eu não sei..

É rotação clara nesse updraft base, com o downdraft á esquerda...muito bonita, pena a webcam não ter melhor resolução.

• Gosto
Reactions: StormRic
sim eu sei os concelhos que fazem parte mas acho que não faz sentido, Coruche e Setúbal por exemplo fazem parte do sul e não no centro, outro exemplo, eu estou a norte de ti e faço seguimento no sul e tu no centro.

pois, eu a primeira vez que vi ao forum lembro me de postar no Sul, porque pensava que pertencia ao seguimento do Sul, depois é que reparei que o concelho de Coruche estava no Litoral Centro, eu sou da Fajarda que é a oeste de Coruche, ainda estou um cadito mais perto do Litoral que Coruche, mas talvez fizesse mais sentido estar no Sul, mas pronto não faz mal, está lá o concelho no mapa vou fazendo os seguimentos por lá :p

• Gosto
Reactions: Davidmpb
Por aqui, por volta das 18:00, levantou-se uma ventania incrível! Muito vento mesmo! Depois, em cerca de dez minutos, tudo o que eram estruturas convectivas visíveis daqui, dissipou-se completamente! Agora tudo calmo.

• Gosto
Pode ser ilusão ou coincidência do local apanhar fluxos contrários próximos como às vezes acontece, mas que foi curioso, isso foi, parece haver alguma circulação

1woll9z.gif
Repara na palmeira; muito vento havia e parece realmente ter havido por ali alguma circulação.

• Gosto
17h40 a partir de S. Luís

:w00t: empolgante! Até parece uma foto de caça-tempestades! E afinal, porque não? :D

À esquerda a célula a sul de Beja, Cabeça Gorda; à direita a célula de Almodôvar/Dogueno, Neves-Corvo, Martim Longo. Nesta altura a célula de Cabeça Gorda registava um pico de intensidade do eco de radar e tinha uma extensão na direcção de Serpa.
Esta imagem da célula a sul de Beja é aproximadamente no mesmo momento, vista de Castro Verde, e esta outra é da de Almodôvar.

Hoje pelas 18h e picos fui dar um passeio de bicicleta, pela zona norte de Évora, fui em direcção aos Canaviais e depois segui mais para Norte, até perto da A6 e do Rio Degebe.

Aqui ficam umas fotos para SE, 18h30m:

:thumbsup: bem bonitas estas fotos!

• Gosto
Reactions: vamm
Eishh há ali malta que vai ter problemas com isto...estrutura supercelular evidente a norte de A-Do-Corvo, e um cluster com varios inflow notches/bow segments a leste de Almodovar, há condições favoraveis á ocorrencia de rajadas severas, granizo e precipitação pontualmente superior a 100mm, é uma situação perigosa para as areas afectadas e a severidade é poteciada pelo caracter estacionário e pela abundancia de energia disponivel.

A dimensão das áreas de acumulados horários estimados no topo da escala leva a pensar que pontualmente dentro daquelas áreas se terá atingido valores bem superiores aos 20 mm.
EAXZh6w.jpg

k91ddZq.jpg

1qlHkKg.jpg

Mais uma vez a esparsa rede de estações a registar quase nada:
IPMA:
- Martim Longo: 0,4 mm (0,1 + 0,3)

WU:
- Serpa: 2,5 mm em 20 minutos a terminar às 16:58 utc;
- Herdade da Bemposta: 0,3 mm às 16:48 utc.

Entre Almodôvar e Martim Longo há apenas alguns montes e aldeias muito pequenas. Só mesmo com uma deslocação ao local e falando com os habitantes se poderia saber algo.
Dogueno e Santa Cruz seriam as aldeias mais prováveis. A Ribeira de Vascão terá recebido na sua bacia uma boa parte desta possível precipitação.

A informação do SNIRH é lamentável.:disgust:

Uma RNBF seria muito mais barata e eficaz.... :facepalm:

nota: Rede Nacional de Baldes com Funil

só consigo ver a parte que está a verde... a pluma. O resto está muito lá pra trás na serra. Pensei até que estivesse a chover em Olhão ou assim...

Em Olhão, teve sempre sol, hoje teve foi bruma quase o dia todo.

Bonito bonito é ir acabar Maio com 0 mm. Tenho registos de precipitação desde Outubro de 2007 no blog, e nunca acabei um mês de Maio com 0 mm. Seca extrema, será uma realidade, no final deste mês, nesta zona de Faro/Olhão.