Joaopaulo
Cumulonimbus
Instalaram uma EMA em Mértola
Parece que o trabalho foi feito pelo Meteo Alentejo
É uma Watson
Parece que o trabalho foi feito pelo Meteo Alentejo
É uma Watson
Instalaram uma EMA em Mértola
Parece que o trabalho foi feito pelo Meteo Alentejo
Sim, e o anemómetro acho que podia subir mais , pelo menos parece que sim olhando para o tubo ..Boa iniciativa! Esses fios é que podiam ser melhor arranjados Suponho que foi instalada à pressa para a foto
Sim, e o anemómetro acho que podia subir mais , pelo menos parece que sim olhando para o tubo ..
Sim, e o anemómetro acho que podia subir mais , pelo menos parece que sim olhando para o tubo ..
E o RS também podia ser melhorado, a mim parece-me que a distância entre os pratos não é igual, tem mais abertura de uns lados que outros.. e isto irá prejudicar a ventilação no interior, parece uma montagem feita um pouco "à pressa".
A estação não está a 10 metros de altitude, alias nem 11 metros como diz no wunderground, segundo a carta militar, junto ao edificio onde está instalada a estação passa uma curva de nivel de 50 metros, somando a altura a que está do solo, a estação talvez esteja a 60 metros/70 metros de altitude.
Ps: Partindo do pressuposto que o local da estação está bem georreferenciado mas com altitude errada.
Os 10 metros de altitude existem, mas junto às margens do Guadiana.
Aquilo fica numa subida, mesmo no centro de Mértola e nunca num vale, só se tivesse junto ao rio, a ponte que se vê na imagem é a ponte da estrada que liga Mértola a Serpa deve andar à volta duns 80 metros está situada quase no cimo de uma colina. Mértola tem locais bem mais interessantes, para colocar a estação como junto ao rio, tanto da estrada que vai para Serpa, como na entrada de Mértola que vem para o Algarve, onde existe umas hortas comunitárias e fica mais num vale.
O anenómetro parece-me muito baixo e quase junto ao pluviómetro, quando chover a água do anenómetro pode cair no pluviómetro e influenciar a precipitação.
Stormric , eu penso que em termos de temperaturas acima da media e geral em todo o pais .
Sera que caminhamos para o maio mais quente de sempre ?
A situação de temperaturas acima da média durou pouco tempo e houve regiões do litoral que pouco sentiram, de resto sim, foram generalizadas, mas o comentário é sobre a influência no agravamento da seca onde ela já existe nesta altura. No litoral norte e parte do centro a seca terá sido aliviada pelas chuvas caídas no início do mês. Sublinho novamente que no agravamento me refiro ao sul abaixo da latitude do Cabo Carvoeiro e do vale do Tejo e uma faixa mais a leste no interior norte e centro.
Mesmo agora que as temperaturas já estão normais ou mesmo abaixo da média, tivemos em sua substituição como factor de agravamento da seca, o vento e a insolação a potenciarem uma maior evaporação.
Mas globalmente não acho que seja um Maio dos mais quentes, teve foi extremos de temperatura máxima mas de curta duração.