Seguimento Sul - Maio 2024

Ontem 31/Maio teve máxima aqui de 36.1°C, é um novo máximo para o mês de Maio. Anterior extremo era de 35.4°C de 2019.

Eu ontem estive na praia fluvial do Alqueva. Estava um calor tipicamente alentejano, com o carro a registar 40ºC à chegada à praia por volta das quatro da tarde. No entanto o que mais me surpreendeu foram as enormes bigornas bem visíveis a leste, tendo em conta que não havia qualquer previsão de trovoada para ontem em nenhum modelo (que eu saiba). :unsure:

Hoje fui consultar as imagens de satélite do IPMA e lá estavam os cúmulos de trovoada, em território espanhol. :trovao:
SAFgJQAh.png

7rZEkJSh.png

Também são visíveis nas imagens do radar de Loulé de ontem à tarde. Quase no limite mas ainda assim abrangidas pelo radar:
IUurCQah.png

Bastante longe no entanto, a mais de 200 km de distância em linha reta, e mesmo assim era possível vê-los relativamente bem. Impressionante. :surprise:
DW5Dx8uh.png

Boas,
Mais um dia quente, mas não tanto como nos dias anteriores. No entanto, a noite foi tropical devido à persistência do vento de leste. À semelhança de ontem, durante a tarde surgiram alguns cumulus aqui pela zona e ao longe, já em Espanha, eram visíveis algumas bigornas de células.

Máx: 34,0ºC
Min: 21,8ºC

29,4ºC
atuais.

Boas,
Mais um dia quente, mas não tanto como nos dias anteriores. No entanto, a noite foi tropical devido à persistência do vento de leste. À semelhança de ontem, durante a tarde surgiram alguns cumulus aqui pela zona e ao longe, já em Espanha, eram visíveis algumas bigornas de células.

Máx: 34,0ºC
Min: 21,8ºC

29,4ºC
atuais.
Estamos em junho! Tópico errado! ;)

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial