Gil_Algarvio
Nimbostratus
Chove com alguma intensidade em Faro. Entretanto acabei por me sintonizar noutro canal: Nave do Barão. A azinheira olhando ao porte deve ter seguramente mais de 100 anos.
Um sobreiro perto da fonte da nave...
Mas que belo post!!!!!
Se poderes acompanha os próximos dias/semanas de inundação e futura drenagem. Pois com a precipitação que ainda vai cair é bem possível que o aquífero carso dê uma boa inundação no Polje. E que eu conheça nunca ninguém acompanhou um período de inundação/drenagem desse polje com registos curtos.
A Nave do Barão é um Polje!! Um Polje é uma depressão (normalmente causada por abatimento tectónico, mas não ha certezas neste caso concreto) em zonas cárcicas, que "sofre" com um regime de drenagem endorreica. As vertentes com alguma inclinação e o fundo aplanado são características obrigatórias dos Poljes. Este é ainda o maior Polje do Algarve de dimensões consideráveis, identificado por Mariano Feio como a “única depressão fechada importante” na região.
Relativamente ao fundo são na realidade Grés de Silves (bastante alterados) intercalados (misturados) com Terra Rossa (resultante da dissolução dos granitos), são terrenos argilosos bastante montmorilonitos, que neste caso concreto ao estarem "misturados" com os Grés de Silves lhes dá uma textura mais Ilítica, sendo mais fáceis de cultivar (quando secos), são bastante férteis.
É bem visível nas fotos e na imagem do google maps que não há vegetação arbórea nem arbustiva na zona inundação, e não é pelas práticas agrícolas ou pastorícias, mas sim pela inundação frequente da zona. Nas zonas de cotas mais elevadas vão aparecendo progressivamente as arbustivas e depois arbóreas.
Outro Polje muito importante, e o maior do país é o de Minde.