Seguimento Sul - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ainda de sábado dia 3, efeitos dos 100% de humidade do ar na Costa Vicentina...

dscf2644e.jpg

Aguaceiros forte aproximando-se do Algarve...

far121105121030.jpg

Boas...

Era isso que estava a verificar, tanto no radar como no Sat! No sat parece que algumas celulas estão a querer nascer mais junto á costa. Em relação á direcção da precipitação/celulas deverá se assim acontecer passar mais a sotavento que a barlavento.

Nota-se porem que isto se deve ao choque de massas de ar. A sensação termica por estas bandas está algo fria e desconfortavel.

Caso a chuva aqui chegar de forma moderada a forte, era algo que não estava dentro das previsões mas sim se chegar fraca ai sim dentro das mesmas...

Ora bem, os 2 ultimos dias por aqui foram marcados por aguaceiros por vezes fortes (autenticos diluvios) a ponto de dar muito trabalho á protecção civil local com algumas inundações, e alguns detritos de arvores que iriam parar ao meio das estradas devido algum vento local mais forte que passasse.
Tambem foi marcado pela forte humidade e temperatura a rondar os 19/20ºC tanto de dia como de noite.

Para já:

Ceu muito nublado, sem chuva, sensação termica desagradavel e temp_min de 11.8ºC.

Por agora de olho no radar/sat enquanto posso pois mais logo á que bulir!!

Já chove há uns 20 minutos, muito fraco, 0.5mm

Fui dar uma volta pela ribeira de alportel, levava bastante água e não lamacenta.

Como ardeu tudo por aqueles lados as ribeiras agora estão todas muito limpas e até vi algumas ribeiras que nem sabia que existiam :lol:

Notei muitas árvores já a brotar na base do tronco e nas pontas das ramas.

Boa noite

De fato a noite em Évora foi bem agitada mas só o comprovei quando sai de casa por volta das 13horas. Água quase nenhuma mas montes de areia pelas ruas era o que mais havia. No centro de emprego era bem visível que a água tinha entrado e à porta estava um grande monte de areia.
Moro a mais ou menos 300metros do largo Luís de Camões e deveria estar a dormir que nem uma pedra. não senti nada. Só de manha reparei numa coisa um pouco anormal... Estava alguma água ao pé do fogão, só depois de ter saído à rua é que associei. quando vi as imagens de radar do im é tomei consciência da noite que me tinha passado ao lado.
Boas vizinho.

Tenho a dizer que tens um sono bastante pesado, não sei como é que não acordaste com aqueles trovões fortíssimos, houve um que dei um salto enorme, e os vizinhos na rua idem, ninguém estava à espera de tal trovão e de tal tempestade... Foi muito forte mesmo.
Inclusivé mandei SMS aos meus amigos (que é tudo malta nova e que muitos tinham ido sair à noite e deitado-se há menos de 1h :lol:) e estava tudo acordadinho com o temporal...

Foi uma noite diferente... Pena mesmo quem viu as suas habitações a ficarem danificadas com a chuvada.

Felizmente, o meu caso, foi apenas o carro com água pelas portas, não entrou água quase nenhuma para o interior, mas ainda cheira a humidade que tresanda. :mad:

Aurélio... Iman, quando muito azougue... :D

Agreste temos que colocar um azougue aqui na costa, para ver se elas não fogem. :lmao:

Boas, por aqui, dia de céu nublado e tarde com alguma chuva.

Máxima: 17.7ºC
mínima: 11.4ºC
actual: 12.3ºC

Precipitação: 1 mm

Até agora tem sido um excelente Outono! Demorou mas chegou finalmente, bastante chuva, dias nublados, muita humidade e algum frio. Rapidamente a paisagem vai mudando e ficando verde. Impressionante a transformação desde à 2 semanas.

Deixo aqui algumas fotos do meu pequeno passeio de hoje pelo Monte da Ribeira(Cahopo). Quando tiver tempo coloco mais fotos da serra no tópico Natureza e Viagens.
As fotos abaixo são da ribeira de Odeleite e de um dos seus afluentes.
Como podem ver a barragem de Odeleite já está literalmente a "meter água":thumbsup:

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Expectativas elevadas para amanhã... pelos modelos teremos nova carga de água aqui no sul com uma orientação mesmo à maneira para muita chuva e sendo assim ultrapassaremos a média mensal na 1ª semana de novembro. :eek:

Aí está o aviso do IM:

Instituto de Meteorologia - Avisos Faro

Amarelo Precipitação Chuva por vezes forte e com rajadas
Válido entre 2012-11-07 03:00:00 e 2012-11-08 17:59:59 (hora UTC)
Amarelo Agitação Marítima Na costa Sul ondas de sueste com 2 metros aumentando para 3 metros
Válido entre 2012-11-07 06:00:00 e 2012-11-08 05:59:59 (hora UTC)

Esta tarde: céu limpo, 17º a esta hora mas com sensação térmica inferior!