Seguimento Sul - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Aquilo que passou na zona de Sagres se não tinha tornados pouco faltava.
Isto a entrar às 7h com aviso verde é mesmo para rir se não pudesse ser trágico:
ptuaeAt.jpg

O pessoal do barlavento e litoral alentejano ainda está todo a dormir. Era bom uns reportes :)

Tens razão...fiquei um pouco surpreendido ao abrir a porta às 07h20 e ver um céu tempestuoso! Não estava à espera que entrasse tanto em terra...
Resultado, chuva torrencial, que rendeu 16,4mm no Sítio das Fontes (rain rate máximo de 101,0mm/h) e 14,4mm em Carvoeiro (rain rate máximo de 74,8mm/h).

A linha trazia muita instabilidade, com fortes "updrafts" visíveis e com alguma trovoada à mistura. No mar o espectáculo deve ter sido engraçado!
Ainda coloquei a câmara (GP) a filmar na rua. A ver se apanhou alguma coisa, mesmo com a chuva a cair-lhe em cima :D

Por aqui parece noite. Entrou uma faixa negra com muito vento, rajadas agressivas. E agora está assim, nuvens altas para um lado, nuvens médias para outro e nuvens baixas para outro. O céu a alisar com bastante vento e a começarem a cair pingas grossas.
hNTGO1L.jpg

Boa tarde

Leio o este forum há vários anos, apesar de quase não participar (ainda cheguei a criar um registo há uns anos e a participar meia dúzia de vezes, mas como perdi os dados agora tive de fazer um novo registo).

Registei-me agora porque ontem andavam a pedir informações visuais sobre o estado do tempo no Barlavento Algarvio e como eu estou aqui (apesar de não ser nenhuma perita) lembrei-me que podia ajudar.

--------------------------------------------
Aqui em Lagos agora não chove, mas continua bem tapadinho. De manhã cedinho choveu e bem.

As névoas e neblinas de Caldeirão e Espinhaço de Cão:
9f2be29fc82e0c8ecb981c4ae5c9e9c1.jpg

Não há Ribeiro que não leve água acastanhada ou amarelada

Tudo bem que o radar de Loulé pode ter uma tendência para o exagero... mas está de meter um respeito que faz favor!
330142d064cb77ffd60b8930362787b5.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: vamm
Parece que entramos agora na fase em que a depressão vai lentamente afastar-se para sudoeste pelo que as possibilidades de entrada de alguma célula mais forte são reduzidas, isto de acordo com os modelos que já nem metem quase precipitação para esta tarde. Aquela linha forte de instabilidade visível no radar tem por isso tendência a afastar-se e não chegar a terra no entanto há que estar atento ainda ao sudoeste e litoral Oeste que poderá ainda apanhar qualquer coisa.
Espera-se que lá para o fim de semana o Sotavento tenha melhores chances mas a tendência parece sempre de retirar precipitação nesta zona.
Por exemplo, Fonte de Apra só acumulou cerca de 10mm em 3 dias ainda assim já vai acima dos 100mm este mês o que não é mau.