Seguimento Sul - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por cá tem estado nublado e com algumas abertas o dia todo, a temperatura também tem estado agradável para um dia de outono, mas agora começou a ficar mais negro e mais fresco.
mJ3aKEx.jpg

rzPpvIe.jpg

kC8nK2O.jpg

:thumbsup: belos registos! Parece-me que aquele cumulus tem por cima uma nuvem pileus ("chapéu") que se forma quando o topo do cumulus penetra numa camada de ar estável e húmida forçando-a a elevar-se e condensar. Não tenho a certeza, podem ser apenas alto-estratus por cima do cumulus.

:thumbsup: belos registos! Parece-me que aquele cumulus tem por cima uma nuvem pileus ("chapéu") que se forma quando o topo do cumulus penetra numa camada de ar estável e húmida forçando-a a elevar-se e condensar. Não tenho a certeza, podem ser apenas alto-estratus por cima do cumulus.

Depois de publicar as fotos saí de casa, mas não tinha nada comigo para poder registar. Essa que dizes ter um "chapéu", depois ficou sozinha e parecia mesmo um cogumelo, porque tinha uma torre e depois tinha o chapéu. Só lamento não ter registado isso, porque as cores e as formas das nuvens estavam mesmo excelentes e acabou por ser um pôr-do-sol interessante. :unsure:

Bom dia! Pessoal do Sul, já viram bem o monstro que aparece no radar? :shocking:

No site do IPMA na previsão descritiva, diz que no Sul vai haver aguaceiros fracos.
No site do IPMA nos avisos meteorológicos, a história é outra:

Avisos Meteorológicos (SAM)
Faro
Precipitação

LaranjaDe Sáb, 11 Outubro 2014 12:00 UTC a Sáb, 11 Outubro 2014 20:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada Baixa probabilidade de ocorrencia de fenomenos extremos de vento
Última atualização: sábado, 11 de outubro de 2014 6:48 UTC

o radar tem uma imagem pujante... no sat temos vários explosões na mancha que aparece a sudoeste em evolução para nordeste.

Última edição:
Bom dia! Pessoal do Sul, já viram bem o monstro que aparece no radar? :shocking:

No site do IPMA na previsão descritiva, diz que no Sul vai haver aguaceiros fracos.
No site do IPMA nos avisos meteorológicos, a história é outra:

Avisos Meteorológicos (SAM)
Faro
Precipitação

LaranjaDe Sáb, 11 Outubro 2014 12:00 UTC a Sáb, 11 Outubro 2014 20:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada Baixa probabilidade de ocorrencia de fenomenos extremos de vento
Última atualização: sábado, 11 de outubro de 2014 6:48 UTC

Se tivesses lido até ao fim dizia que era periodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve, estendo-se ás restantes regiões e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do inicio da tarde.
Embora pareça já estar tão perto eu diria que ainda vai demorar pelo menos 1 hora a chegar aqui, pois está sendo gerada alguma nebulosidade alta também. Na zona mais ativa existe também bastante trovoada.

Se tivesses lido até ao fim dizia que era periodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve, estendo-se ás restantes regiões e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do inicio da tarde.
Embora pareça já estar tão perto eu diria que ainda vai demorar pelo menos 1 hora a chegar aqui, pois está sendo gerada alguma nebulosidade alta também. Na zona mais ativa existe também bastante trovoada.

Sorry! :facepalm:

Na webcam do Martinhal, já se vê bem o céu muito escuro, não deverá faltar muito para começara a chover.

Já se ouvem alguns trovões em Portimão.

No site do IPMA já se registaram mais de meia-dúzia de descargas aí nessa zona.
A de maior intensidade ocorreu no centro de Lagos com uma descarga negativa de -52,6 Amp.