Em parte as imagem de radar do IPMA, pelo menos aqui a de Loulé (Cavalos), FALHARAM QUASE POR COMPLETO dado uma ilusão errada do estado actual da situação...
De resto deu para regar a relva...
Nestes dias passava/passa a sul um significativo fluxo de humidade, um autêntico "rio" invisível de água em altura, que quando ocorre convecção de forma eficiente pode transformar-se numa máquina bestial (ou besta) a transformar essa humidade em precipitação. Daí o risco destas situações.
São situações em que toda essa humidade nos níveis médios e altos depois são arrastados no fluxo dos níveis altos (que pode não ser o mesmo do storm-track). Numa qualquer trovoada isso também acontece, vemos as nuvens da bigorna a estender-se bastante longe. Numa situação como ontem e hoje, em que a atmosfera nessas zonas altas está encharcada de humidade alta, isto acontece numa escala muito maior, nuvens altas geradas por convecção aí no Algarve podem até chegar aqui a Braga.
E nos radares, sobretudo a grande distância, o feixe do radar quando atravessa essas autênticas paredes de humidade alta gera reflectividade que não corresponde de facto a precipitação. Esse efeito é mais notório no radar de Loulé que no de Coruche, pois teve que ser instalado a maior altura, com certas limitações. O futuro radar no norte também deve ter distorções desse género, tal como o da Madeira. Raramente dá para instalar um radar em condições perfeitas.
O evento em Évora pouco rendeu, aguaceiros fracos e dispersos. Tempo "enfadonho".
Vamm, ainda estou a tentar decifrar de que zona da cidade reportas... Aquele edíficio ali não é estranho, mas tem sido um desafio e tanto... Visto que nasci em Évora e vivi cá a FullTime até aos meus 17 anos.
Grande Vince, sem duvida um dos maiores "gurus" da meteorologia em Portugal...Obg pela explicação, já estava com saudades das tuas analises (em 2007 quando me registei, ainda me lembro bem das famosas analises à Vince), bem como postura aqui no forum...
De resto aqui na zona do Barrocal Algarvio a chuva voltou em força....com algumas nuvens a descarregarem bem...