Seguimento Sul - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Não é tão espetacular (nem tão desagradável) como no verão mas quando o vento de leste nos abandonar, aqui o sotavento do Algarve vai pegar fogo.
A praia também não está grande coisa por causa da ondulação, mas a água está bem boa.

Aljezur continua bem lançada, segundo o ultimo registo(13H locais) 31,4ºC
A t.máxima de ontem(31,1ºC) já foi batida.

Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado, completamente de cor amarela quando vim almoçar às 13 h.

Máxima: 28.1ºC
mínima: 21.1ºC
actual: 22.7ºC

• Gosto
Reactions: StormRic
Na viagem a caminho de Évora tirei algumas fotografias com o telemóvel às amigas poeiras (parecem nevoeiro ou fumo nas fotos):

Panóias - 17h30
Já era possível ver que o sol estava encoberto por uma mancha enorme amarelada.
CkiXLBu.jpg

Ferreira do Alentejo - 18h05
Tal como se pode ver aqui, a mancha mantinha-se.
aJaC7Sf.jpg

Alvito - 18h35
As cores falam por si.
6bv38Hn.jpg

À chegada a Évora, deparei-me com uma praga enorme de mosquitos (daqueles pequenos da fruta e super irritantes) tanto no quintal, como dentro de casa (não moro sozinha!). Imensos espalhados por todo o lado.

Última edição:
Normalmente coloco a máquina a captar de 5 em 5 segundos, num total de 500/600 frames, que dá cerca de 40/50 minutos. O primeiro que fiz tinha 900 (acho eu) e teve a duração de 1 hora (captação), mas todos os vídeos estão com 24 frames por segundo.
Tentei fazer com mais, mas torna as coisas meio "deficientes", digamos assim. De 5 em 5 segundos já dá bem para ter a noção das coisas como se fosse em tempo real.

:thumbsup: obrigado! Portanto 5x24=120 vezes acelerado, não admira que quando olhamos o real tenhamos que ficar pasmados a detectar alguma evolução :)

• Gosto
Reactions: vamm
À chegada a Évora, deparei-me com uma praga enorme de mosquitos (daqueles pequenos da fruta e super irritantes) tanto no quintal, como dentro de casa (não moro sozinha!). Imensos espalhados por todo o lado.

Muda-te aqui para o sotavento que tens pragas dessas durante todo o verão por causa das noites tropicais. :D

Não há modo de saber se os 31,9ºC de Aljezur são recorde de outubro mas certamente que o nosso IPMA terá de reportar muitos valores à Organização Meteorológica Mundial.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Não há modo de saber se os 31,9ºC de Aljezur são recorde de outubro mas certamente que o nosso IPMA terá de reportar muitos valores à Organização Meteorológica Mundial.

A maxima terá sido superior.
O IPMA mete para amanhã,em Aljezur, uma máxima de 35ºC, valor impressionante.

• Gosto
Vá lá que a inversão desta noite está melhor que a anterior, que o vento se mantenha nulo, e continue a refrescar aquela enorme varzea.
14,9ºC (23horas locais).

• Gosto
23,9ºC e 30% HR, bastou uma pequena brisa de leste. Na cidade mais acima deu-se o comportamento contrário, o vento deu uma guinada para NW e a temperatura baixou um pouco.

A título de curiosidade, a EMA do IPMA aqui está com o valor de humidade relativa mais baixo da rede de estações, com 25%.

• Gosto