Seguimento Sul - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
18 e 19 são os dias que marcam a grande diferença entra a EMA e a WU, com mais de 23mm acumulados na WU, enquanto a EMA entupia a zero. Nos dias em que parece não haver registo incorrecto da EMA, a WU em geral concorda, com algumas exceções não significativas, embora sempre maiores na WU. Aqueles 23 mm somados ao acumulado disponível para a EMA colocavam o seu acumulado total perto dos 90 mm. Nesse caso a diferença para os 111mm da WU já não é tão suspeita visto a distância entre as duas estações ser de 1,8 Km.

Boas,
Dia com muitas nuvens, mas sem chuva por aqui. 0.3mm acumulados devido ao orvalho durante a noite.
Algum vento e o sol também deu o ar de sua graça.

UEUTX0w.jpg

I2E99TF.jpg

Máx: 17,7ºC
Min: 11,8ºC

Tatual: 13,1ºC

Última edição:
Realmente não bate certo, mas que confiança tem uma WU em relação a uma EMA? É que normalmente as estações amadoras têm o pluviómetro montado num mastro e é conhecido o problema dos abanões pelo vento produzirem registo fantasma.

Então é assim: a EMA de Alvalade tem 62,7 mm de acumulado no mês até às 18:00 de hoje. Somei os registos diários publicados pelo IPMA, mais os registos horários de hoje e os de dia 20, que não tinha registo diário.
A diferença é abismal, a EMA tem menos de 60% da WU. Penso que isto só se resolve com uma inspeção in loco a ambas. Se pudéssemos ter uma imagem da instalação da WU ajudava, mas não há, obviamente, streetview naquela herdade.
Quanto à EMA, a localização geográfica coloca-a numa provável exploração que parece ser de agro-pecuária. Na imagem de satélite GoogleMaps não é visível sequer um cercado nem parque de instrumentos.

Vou agora comparar os valores diários das duas estações. No entanto, nos dias 18 e 19 os acumulados na EMA não batem certo com a situação meteorológica e valores das outras estações do mapa IPMA. Logo a seguir no dia 20 o registo diário não aparece. Terei que comparar os registos horários com os diários dos dias 18 e 19, mas à partida os valores horários já me parecem claramente insuficientes nesses dias.

Edição: nos registos horários já é visível o provável entupimento da EMA (só zeros enquanto as outras estações acumulavam valores significativos) que só foi resolvido no dia 20 quando alguém foi lá tentar corrigir o problema, cerca das 9h da manhã. Mesmo assim o registo diário não foi publicado, pois os registos das horas anteriores já estavam invalidados.

Se os acumulados durante o período de mais de dois dias de entupimento fossem adicionados àqueles 62,7mm, mesmo assim não chegavam aos 111mm, nem lá perto. E de qualquer modo mantém-se a discrepância actual do último dia, por exemplo.

Devia ir lá alguém mesmo do IPMA verificar a instalação.
Ajudava saber quando foi a última manutenção da(s) EMA(S). Infelizmente, temo que não haja grandes manutenções preventivas, apenas curativas.
Não havendo manutenções preventivas o que acontece é que as conchas do pluviométrico vão acumulando sujidade (poeiras, terra, etc), que se vão fixando às conchas. Isso faz com que com menos água contem mais precipitação. É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Ou seja, o entupimento é fácil perceber. O estar sujo, nem tanto, mas que pode adulterar e muito os registos.

Não havendo manutenções preventivas o que acontece é que as conchas do pluviométrico vão acumulando sujidade (poeiras, terra, etc), que se vão fixando às conchas. Isso faz com que com menos água contem mais precipitação. É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Ou seja, o entupimento é fácil perceber. O estar sujo, nem tanto, mas que pode adulterar e muito os registos.

Aí está algo que eu não sabia, mas realmente faz todo o sentido. Isso tanto pode acontecer com as estações oficiais como com as amadoras. Mas se calhar até é mais fácil quem tem uma estação amadora aperceber-se dessa acumulação e/ou fazer a manutenção mais frequentemente, normalmente a estação está ao pé de casa.
Com as EMA implica a deslocação de um técnico de manutenção. Ou seja, quando se assiste a um acumular de deficiências na rede oficial, é um dos sinais de dificuldades financeiras.

É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Mas as estações meteorológicas oficiais não têm um udómetro de acumulado total para verificação e calibração do pluviógrafo? Ou doutro modo, a báscula do pluviógrafo não despeja para um recipiente onde depois é feita uma leitura manual (ou automática) do nível da água recolhida?

Boas, por aqui, dia de céu nublado com alguma chuva fraca durante a manhã, mas sem acumular.

Máxima: 20.0ºC
mínima: 14.3ºC

Na última semana, apenas subiu 1.6% as albufeiras de Odeleite e Beliche em conjunto, a bacia do Arade subiu 0.01% e a do Barlavento subiu 0.18%, ou seja, é preciso chover muito mais no Algarve.

Novembro e Dezembro serão meses cruciais em relação à seca no Algarve e Baixo Alentejo, embora as previsões não são muito animadoras para estas regiões até meados de Novembro, o que não augura nada de bom e veremos se a torneira não fecha outra vez.

Outubro termina com 79mm de precipitação (191% da média para este mês aqui).
Alguns dados e respectivas anomalias (em 6 anos de dados que tenho):
Tmin: 16.0 (+2.0) / Tmed: 20.1 (+1.4) / Tmax: 25.4 (+0.8) ºC
Hum med: 71% (0.0) / V med: 13.9km/h (+0.8)
Novos extremos mensais de temperatura mais elevada: mínima 20.4ºC / media 26.5ºC / máxima 34.9ºC
Destaque para o número de dias com P>=1mm = 11 dias (em 15 dias de calendário) algo raro por aqui nos últimos tempos.
E a disparidade 1ª quinzena Tmed 24.0ºC vs. 2ª quinzena Tmed 16.4ºC. Hum med 54% vs 87%. Prec 1.4mm vs 77.6mm.
E claro, nova rajada máxima de 117.5km/h no dia 19. Anterior era 107.8km/h.

Parece me que a torneira pode fechar aqui a sul, ou as precipitaçoes serem baixas nas próximas semanas pois a NAO será neutra ou positiva...
Ou seja o norte sobretudo Minho e Douro podem receber muita chuva e o sul pouca.
O Atlântico estara muito activo, e esse desgaste sobre o AA pode causar uma forte zonalidade em especial a norte e centro.
O meu receio é que tal como em outros anos de seca tenhamos um Outubro ou Novembro chuvosos e depois levamos com meses sem chuva!

Boas, a segunda metade de outubro bem melhor que a primeira com precipitação abundante.
Destaque para o dia 22 com a rajada mais forte do ano até ao momento: 72km/h.

Dia 14:
1f324.svg
, 19–26℃, 0㎜, 10km/h;
Dia 15:
26c5.svg
, 17–24℃, 0.4㎜, 8km/h;
Dia 16:
2601.svg
, 18–23℃, 0.2㎜, 10km/h;
Dia 17:
1f327.svg
, 19–24℃, 8.0㎜, 20km/h;