18 e 19 são os dias que marcam a grande diferença entra a EMA e a WU, com mais de 23mm acumulados na WU, enquanto a EMA entupia a zero. Nos dias em que parece não haver registo incorrecto da EMA, a WU em geral concorda, com algumas exceções não significativas, embora sempre maiores na WU. Aqueles 23 mm somados ao acumulado disponível para a EMA colocavam o seu acumulado total perto dos 90 mm. Nesse caso a diferença para os 111mm da WU já não é tão suspeita visto a distância entre as duas estações ser de 1,8 Km.
Boas,
Dia com muitas nuvens, mas sem chuva por aqui. 0.3mm acumulados devido ao orvalho durante a noite.
Algum vento e o sol também deu o ar de sua graça.
Boas,
Por aqui ainda caiu um aguaceiro a meio da tarde, intenso mas curto, 1,3mm hoje.
Talvez amanhã esta série de dias consecutivos de precipitação, seja interrompida.
Realmente não bate certo, mas que confiança tem uma WU em relação a uma EMA? É que normalmente as estações amadoras têm o pluviómetro montado num mastro e é conhecido o problema dos abanões pelo vento produzirem registo fantasma.
Então é assim: a EMA de Alvalade tem 62,7 mm de acumulado no mês até às 18:00 de hoje. Somei os registos diários publicados pelo IPMA, mais os registos horários de hoje e os de dia 20, que não tinha registo diário.
A diferença é abismal, a EMA tem menos de 60% da WU. Penso que isto só se resolve com uma inspeção in loco a ambas. Se pudéssemos ter uma imagem da instalação da WU ajudava, mas não há, obviamente, streetview naquela herdade.
Quanto à EMA, a localização geográfica coloca-a numa provável exploração que parece ser de agro-pecuária. Na imagem de satélite GoogleMaps não é visível sequer um cercado nem parque de instrumentos.
Vou agora comparar os valores diários das duas estações. No entanto, nos dias 18 e 19 os acumulados na EMA não batem certo com a situação meteorológica e valores das outras estações do mapa IPMA. Logo a seguir no dia 20 o registo diário não aparece. Terei que comparar os registos horários com os diários dos dias 18 e 19, mas à partida os valores horários já me parecem claramente insuficientes nesses dias.
Edição: nos registos horários já é visível o provável entupimento da EMA (só zeros enquanto as outras estações acumulavam valores significativos) que só foi resolvido no dia 20 quando alguém foi lá tentar corrigir o problema, cerca das 9h da manhã. Mesmo assim o registo diário não foi publicado, pois os registos das horas anteriores já estavam invalidados.
Se os acumulados durante o período de mais de dois dias de entupimento fossem adicionados àqueles 62,7mm, mesmo assim não chegavam aos 111mm, nem lá perto. E de qualquer modo mantém-se a discrepância actual do último dia, por exemplo.
Devia ir lá alguém mesmo do IPMA verificar a instalação.
Ajudava saber quando foi a última manutenção da(s) EMA(S). Infelizmente, temo que não haja grandes manutenções preventivas, apenas curativas.
Não havendo manutenções preventivas o que acontece é que as conchas do pluviométrico vão acumulando sujidade (poeiras, terra, etc), que se vão fixando às conchas. Isso faz com que com menos água contem mais precipitação. É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Ou seja, o entupimento é fácil perceber. O estar sujo, nem tanto, mas que pode adulterar e muito os registos.
Não havendo manutenções preventivas o que acontece é que as conchas do pluviométrico vão acumulando sujidade (poeiras, terra, etc), que se vão fixando às conchas. Isso faz com que com menos água contem mais precipitação. É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Ou seja, o entupimento é fácil perceber. O estar sujo, nem tanto, mas que pode adulterar e muito os registos.
Aí está algo que eu não sabia, mas realmente faz todo o sentido. Isso tanto pode acontecer com as estações oficiais como com as amadoras. Mas se calhar até é mais fácil quem tem uma estação amadora aperceber-se dessa acumulação e/ou fazer a manutenção mais frequentemente, normalmente a estação está ao pé de casa.
Com as EMA implica a deslocação de um técnico de manutenção. Ou seja, quando se assiste a um acumular de deficiências na rede oficial, é um dos sinais de dificuldades financeiras.
É isso que eu acho que está a acontecer por exemplo em Ponte de Lima (EMA).
Mas as estações meteorológicas oficiais não têm um udómetro de acumulado total para verificação e calibração do pluviógrafo? Ou doutro modo, a báscula do pluviógrafo não despeja para um recipiente onde depois é feita uma leitura manual (ou automática) do nível da água recolhida?
Boas, por aqui, dia de céu nublado com alguma chuva fraca durante a manhã, mas sem acumular.
Máxima: 20.0ºC
mínima: 14.3ºC
Na última semana, apenas subiu 1.6% as albufeiras de Odeleite e Beliche em conjunto, a bacia do Arade subiu 0.01% e a do Barlavento subiu 0.18%, ou seja, é preciso chover muito mais no Algarve.
Novembro e Dezembro serão meses cruciais em relação à seca no Algarve e Baixo Alentejo, embora as previsões não são muito animadoras para estas regiões até meados de Novembro, o que não augura nada de bom e veremos se a torneira não fecha outra vez.
Outubro termina com 79mm de precipitação (191% da média para este mês aqui).
Alguns dados e respectivas anomalias (em 6 anos de dados que tenho):
Tmin: 16.0 (+2.0) / Tmed: 20.1 (+1.4) / Tmax: 25.4 (+0.8) ºC
Hum med: 71% (0.0) / V med: 13.9km/h (+0.8)
Novos extremos mensais de temperatura mais elevada: mínima 20.4ºC / media 26.5ºC / máxima 34.9ºC
Destaque para o número de dias com P>=1mm = 11 dias (em 15 dias de calendário) algo raro por aqui nos últimos tempos.
E a disparidade 1ª quinzena Tmed 24.0ºC vs. 2ª quinzena Tmed 16.4ºC. Hum med 54% vs 87%. Prec 1.4mm vs 77.6mm.
E claro, nova rajada máxima de 117.5km/h no dia 19. Anterior era 107.8km/h.
Parece me que a torneira pode fechar aqui a sul, ou as precipitaçoes serem baixas nas próximas semanas pois a NAO será neutra ou positiva...
Ou seja o norte sobretudo Minho e Douro podem receber muita chuva e o sul pouca.
O Atlântico estara muito activo, e esse desgaste sobre o AA pode causar uma forte zonalidade em especial a norte e centro.
O meu receio é que tal como em outros anos de seca tenhamos um Outubro ou Novembro chuvosos e depois levamos com meses sem chuva!
E acabo de entrar na fronteira de Caia, com ausencia total de chuva, 90% HR e com 18 graus...as 18.40 da noite!
Tudo calmo, sendo que há mais de 150 kms que nao apanho chuva..
Vamos a ver agora no decorrer da A6...
Boas, a segunda metade de outubro bem melhor que a primeira com precipitação abundante.
Destaque para o dia 22 com a rajada mais forte do ano até ao momento: 72km/h.