Seguimento Sul - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A EMA de Portalegre acumulou 17.8mm na última hora.
Em Portalegre chovia bem às 8.15 h, mas creio que nem metade daquilo que chovia no caminho... Vamos ver se o @Davidmpb tem alguns dados para nós.
Quase que aposto que o Rio Caia irá correr no final do dia, dadas as características da sua bacia hidrográfica (caudais intermitentes ou de cheia)

Em Olhão, ainda não foi desta que testou o túnel com as suas novas bombas. :D

Deviam transformar Faro numa barragem, tanta água deitada fora. :lol:

Estou em modo, quem não chora não mama!
Eu choro e quem mama é Faro. :D

O episódio foi localizado, esta chuvada devia ter caído na zona da Bravura que fazia a diferença, pelo menos, dava uma rega nos pobres agricultores daquela zona.

Última edição:
Situação de ventos fortes em Choça Queimada, em Odeleite, com 13 operacionais desde das 9h26 deve ter sido a mesma célula que passou em Faro.

Situação de ventos fortes em Choça Queimada, em Odeleite, com 13 operacionais desde das 9h26 deve ter sido a mesma célula que passou em Faro.
Pelas fotos da situação, aparenta ter sido um tornado (o mais provável) ou downburst muito intenso.

Pelas fotos da situação, aparenta ter sido um tornado (o mais provável) ou downburst muito intenso.
Deu em directo na RTP1, os estragos provocados.

Yep, e tem ar de tornado mesmo.

Sim, depois de ver este vídeo, fiquei sem dúvidas.
Rasto de destruição com diâmetro muito pequeno, afectou uma casa e a outra ao lado não, o poste de electricidade destruído, as persianas todas perfuradas por detritos... Tornado, sem dúvida.
EF1 possivelmente. E não sei se não toca ali nos limites inferiores de EF2.

Pessoal do Algarve, nuvens à vista :D

1697549921302.png

@algarvio1980 não te lembres de passar pelo túnel... :inocente::D

Sim, depois de ver este vídeo, fiquei sem dúvidas.
Rasto de destruição com diâmetro muito pequeno, afectou uma casa e a outra ao lado não, o poste de electricidade destruído, as persianas todas perfuradas por detritos... Tornado, sem dúvida.
EF1 possivelmente. E não sei se não toca ali nos limites inferiores de EF2.
Havia condições para isso. Muito shear nos níveis baixos, quer de intensidade quer de rotação, alguma instabilidade, topos das nuvens baixos e ambiente saturado à superfície... claro que isso muitas vezes não chega e os astros têm de se alinhar para acontecer, mas não é de todo estranho nesta situação.