trovoadas
Cumulonimbus
Por Portimão já caíu um aguaceiro forte à pouco mas entretanto está um sol bem quente!
Parece-me ser uma situação de precipitação distribuída de forma irregular o que não é uma boa forma de encher barragens. Além disso, há que ter em consideração o facto dos solos não estarem saturados, nem lá perto.Pelo radar tem estado a cair bem na zona de Tavira e interior. É desta que a barragem de Odeleite enche?
Esses 70 mm na Luz de Tavira, pelo vídeo que vi publicado no Facebook Grupo Operações Stop Algarve em que a EN125 virou uma ribeira dentro da Luz de Tavira devem estar correctos.32,3mm na EMA de Tavira, apenas 13,6mm na de Olhão.
Algumas estações WU com mais de 40mm, distribuição irregular como se esperava, há quem tenha o quintal inundado, há quem o tenha a seco.
Ver anexo 15820
Não é só uma estação e isso dá mais relevo a situação... Em termos de fiabilidade..Esses 70 mm na Luz de Tavira, pelo vídeo que vi publicado no Facebook Grupo Operações Stop Algarve em que a EN125 virou uma ribeira dentro da Luz de Tavira devem estar correctos.
Algarve colocado sob aviso laranja até amanhã às 12 horas.
Por aqui, levo 16 mm, a situação não é favorável a Olhão, quando está SW é raro acontecer grandes chuvadas, a linha da costa determina isso.![]()
Bom pelo mapa das estações do wunderground os registos de realce restringem se unicamente a zona a leste da Fuzeta até Tavira...Se os registos perto de Beliche e Odeleite e nos afluentes forem similares aos que estão a ser registados a sul das Albufeiras, vai dar ali uma ajuda, mas nada de muito significativo.
Acho inadmissível como é que não existe pelo menos uma estação em zona crucial ali.Bom pelo mapa das estações do wunderground os registos de realce restringem se unicamente a zona a leste da Fuzeta até Tavira...
Resta saber se chegou no mínimo a zona de Odeleite ou não...
Na zona do Caldeirão... Pela nascença da ribeira a precipitacao é quase nula...
Infelizmente falta estações na zona...
Mas se tomarmos em atenção que Odeleite está a somente 18 km a norte de Castro Marim...
O radar há mais de uma hora que tem bons ecos nessa zona. Como saber se rende algo ou não só fazendo uma extrapolação entre Martin longo, Tavira e Castro Marim!Acho inadmissível como é que não existe pelo menos uma estação em zona crucial ali.
As águas do Algarve pelo que me parece não tem, pelo menos publica.